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Um prestigiado professor universitário descobre que o "tempero musical" pode melhorar o sabor dos alimentos de todo o mundo

Comunicado de imprensa   •   Jun 01, 2015 11:01 WEST

O flamenco melhora o sabor da paella, os Kraftwerk melhoram o sabor da típica salsicha alemã e uma pitada de Puccini pode tornar o sabor da massa italiana mais genuíno


  • Outras descobertas resultantes das experiências do Multi-Room Sonic Wonderland da Sony apuraram que os sons agudos melhoram a perceção dos alimentos doces e que os sons graves tornam o sabor dos alimentos mais amargo
  • A investigação concluiu também que a reprodução de música clássica ou de ópera durante a ingestão de vinho leva a que as pessoas acreditem que este líquido é mais caro e sabe melhor
  • Já a reprodução de música mais lenta durante a ingestão de alimentos causa sensações de paladar mais duradouras, enquanto a reprodução de música mais rápida resulta numa redução acelerada dos sabores no palato

Ao invés de temperar os seus alimentos apenas com sal e pimenta para realçar o seu sabor, o professor Charles Spence da Universidade de Oxford, um psicólogo experimental pioneiro, sugere que os pratos estrangeiros sejam "musicalmente temperados". Recomenda que uma pitada de ópera, um fio de flamenco, ou mesmo uma salsicha Wurst ao som de música techno alemã pode melhorar a perceção do seu sabor.

Foram realizados testes sensoriais a 50 pessoas, provenientes de seis países europeus diferentes, no Multi-Room Sonic Wonderland da Sony. Estes visaram testar a ideia de alimentos "musicalmente temperados" com música típica de cada país. Ao degustarem um prato típico francês, os participantes revelaram que o mesmo soube melhor acompanhado de uma música com acordeão francês, enquanto uma composição de Puccini melhorou o sabor de um prato de massa italiano. O mesmo se verificou com pratos de origem alemã, espanhola e grega.

Charles sublinha que, "graças às novas tecnologias, como a tecnologia de áudio multidivisões da Sony, é possível desfrutar de uma experiência gastronómica verdadeiramente multissensorial - independentemente do espaço onde nos encontramos, a música pode ser introduzida para ajudar a realçar o melhor de qualquer alimento. Ao possibilitar a reprodução de músicas diferentes em espaços diferentes ou a reprodução da mesma música em múltiplos espaços, a tecnologia de áudio multidivisões da Sony permite que as pessoas levem os seus alimentos e bebidas consigo de divisão em divisão para experienciar como esta mudança de ambiente, juntamente com a música, pode alterar realmente o sabor."

"Saboreamos com os nossos sentidos e não com a boca - as nossas línguas não saboreiam os alimentos, é o nosso cérebro que prepara a boca para as experiências de sabor. O som que nos rodeia tem um efeito substancial na nossa experiência gastronómica - a música tem a capacidade de purificar o palato, influenciar e alterar o sabor, bem como de intensificar a nossa experiência. Simples alterações podem resultar numa experiência gastronómica superior."

Os testes realizados concluíram ainda que:

Ouvir música clássica pode fazer com que o vinho e outras bebidas pareçam mais caras.

A música lenta pode levar a que os sabores se prolonguem durante mais tempo na boca; por outro lado, a música mais rápida acelera a duração dos sabores na boca.

Quanto mais gostarmos da música reproduzida, mais gostaremos dos alimentos que estamos a degustar - este é um exemplo de um fenómeno conhecido como transferência de sensações. A ideia é que transferimos o que sentimos por uma determinada música, para o que pensamos sobre os alimentos e bebidas.

É importante combinar a música certa com os alimentos certos - existem evidências que sugerem que o som do piano é ótimo para acompanhar frutas, tais como amoras, damascos e framboesas, provavelmente por serem doces.

O simples som resultante de "fatores externos" pode influenciar a nossa experiência gastronómica - no sentido mais básico, pense apenas no som que ouve quando trinca ou mastiga alguns alimentos. Vejamos, por exemplo, o som de um alimento crocante ao ser mastigado que, se aumentado, pode intensificar radicalmente a sua experiência em termos de perceção de frescura e textura estaladiça de um alimento. Charles comenta que "na verdade, muitas das nossas experiências sensoriais favoritas relacionadas com os alimentos e bebidas têm um grande efeito sobre nós, basta pensarmos nos alimentos estaladiços, crocantes e cremosos ou nas sensações gaseificadas que todos conhecemos e de que tanto gostamos. Todos estão dependentes, na sua maioria, de sons associados e, muitas vezes, característicos."

A Sony lançou recentemente a sua tecnologia de áudio multidivisões, o que significa que o utilizador pode criar o ambiente que desejar e ouvir música em em qualquer divisão da casa e a qualquer altura - quer esteja a jantar com amigos ou, simplesmente, a desfrutar de uma noite tranquila. Basta ligar os seus dispositivos compatíveis e desfrutar de música multidivisões em qualquer espaço da casa.

A Sony dispõe de uma vasta oferta de produtos e opções compatíveis com a tecnologia multidivisões. Desde uma elegante gama de colunas sem fios, a SRS-X77 portátil, as SRS-X88 e SRS-X99 compatíveis com Áudio de Alta Resolução, até aos recetores AV STR-DN860 e STR-DN1080, às barras de som HT-NT3 e HT-ST9, ao sistema Hi-Fi CMT-SX7 e à coluna de base para televisor HT-XT3, existem inúmeras opções e produtos ideais para cada utilizador e casa. Através da aplicação Google Cast, pode reproduzir facilmente a sua música nas colunas de áudio a partir do seu smartphone ou tablet, ou, em alternativa, através de Bluetooth ou NFC com um só toque.

Acerca de Sony:

Com a oferta de uma experiência de entretenimento integrado, através dos seus produtos de eletrónica, mobilidade, música, imagem e jogos, bem como através da Sony Entertainment Network, a Sony está numa posição única para se afirmar como uma das marcas de consumo líderes no mundo. A Sony é reconhecida pelos seus produtos multimédia nos mercados para consumidores e profissionais, tais como o televisor LCD BRAVIA™ de alta definição (HD), a câmara digital Cyber-shot™, a câmara de vídeo Handycam®, a câmara digital SLR "α" (Alpha), o Tablet Xperia™ e o leitor de MP3 Walkman®, bem como os seus computadores portáteis VAIO™ e o equipamento profissional de transmissão HD 3D. Para mais informações sobre a Sony em Portugal, visite www.sony.pt, Sony Europe visite www.sony-europe.com. Para mais informações sobre a Sony Corporation, visite www.sony.net "Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "Xperia" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.

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