Seguir Sony Portugal

Treze imagens incríveis vencedoras nas categorias dos concursos ‘Aberto’ e ‘Juventude’ dos Sony World Photography Awards 2016

Comunicado de imprensa   •   Mar 29, 2016 00:01 WEST

  • Selecionadas entre um número recorde de 230 103 imagens oriundas de mais de 186 países
  • As melhores fotografias individuais de todo o mundo em 10 categorias do concurso Aberto e 3 do concurso Juventude
  • O grande vencedor do prémio de Fotógrafo do Ano dos Concursos Aberto e Juventude será anunciado a 21 de abril
  • As imagens vencedoras serão expostas na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio
  • Imagens disponíveis para publicação em press.worldphoto.org

"A qualidade das fotografias foi excelente... Avaliar estas fotografias espetaculares foi uma tarefa maravilhosa, ainda que quase impossível. Espero que gostem do trabalho do vencedor tanto quanto eu gostei.” Jael Marschner, Presidente do Concurso Aberto

Londres, 29 de março: Foram hoje anunciados os vencedores dos concursos Aberto e Juventude dos Sony World Photography Awards 2016, o maior concurso de fotografia do mundo criado pela World Photography Organisation.

Foi registado um número recorde de candidaturas nas três categorias da competição (Profissional, Aberto e Juventude), tendo sido recebidas 230 103 fotografias de mais de 186 países. Os vencedores das 10 categorias do concurso Aberto e das 3 categorias do concurso Juventude foram selecionados de entre um total de 103 005 imagens apresentadas a concurso. Cada imagem vencedora foi selecionada como melhor fotografia individual da sua categoria e avaliada por um painel de especialistas presidido por Jael Marschner, ex-editor de imagem da Time Out London e da Sunday Times Travel.

Fotógrafos de todos os níveis de experiência podem participar nas 10 categorias do concurso Aberto e os jovens fotógrafos, com idades entre os 12 e os 19, podem participar nas três categorias do concurso Jovem.

A concorrência encontrada pelos 13 vencedores foi incrível, mais ainda porque muitos dos vencedores são apenas entusiastas da fotografia e não profissionais da indústria fotográfica. Os vencedores são oriundos dos cinco cantos do globo e o vencedor mais novo tem apenas 12 anos.

Os vencedores são:

CONCURSO ABERTO

Arquitetura - Filip Wolak, Polónia

Artes e Cultura - Swee Choo Oh, Malásia

Melhorada- Pedro Díaz Molins, Espanha

Baixa Luminosidade - Kei Nomiyama, Japão

Natureza e Vida Selvagem - Michaela Šmídová, República Checa

Panorâmica - Markus van Hauten, Alemanha

Pessoas - Alexandre Meneghini, Brasil

Sorriso - Alex Ingle, Escócia

Fração de Segundo - Chaiyot Chanyam, Tailândia

Viagem - Andrej Tarfila, Eslovénia

CONCURSO JUVENTUDE

Cultura - Sepehr Jamshidi Fard, Irão (17 anos)

Ambiente - Anais Stupka, Itália (12 anos)

Retratos - Sam Delaware, Estados Unidos da América (18 anos)

Todos os vencedores das categorias indicadas irão receber o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e as suas fotografias serão exibidas na Exposição dos Sony World Photography Awards 2016 na Somerset House, em Londres, de 22 de abril a 8 de maio. Além disso, serão publicadas na edição de 2016 do livro dos Sony World Photography Awards.

Os vencedores irão ainda competir com os restantes vencedores pelo título de grande vencedor do prémio de Fotógrafo do Ano dos Concursos Aberto e Juventude, o qual será anunciado na Cerimónia de Gala dos Sony World Photography Awards, em Londres, no dia 21 de abril.

Os grandes vencedores irão até Londres receber o prémio e o vencedor do Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto irá receber um prémio de 5000 dólares americanos (USD). Os vencedores das categorias Profissional e o grande vencedor do prémio Fotógrafo do Ano do Concurso Profissional serão anunciados a 21 de abril.

O presidente do Concurso Aberto, Jael Marschner comentou: “A fotografia é um talento binário. Combina a arte conceptual com competência técnica e, com os avanços tecnológicos em constante desenvolvimento, é acessível a todos. Enquanto presidente do concurso Aberto, tive o prazer de estar envolvido na seleção de uma vasta gama de imagens e tive o privilégio de passar diversos dias a ver belíssimas fotografias de todo o mundo.

A diversidade de categorias do concurso Aberto permite uma vasta abrangência de temas, possibilitando uma variedade de estilos e técnicas fotográficas que tornaram o meu trabalho bastante agradável. A qualidade das fotografias era excelente e tive mais dificuldade do que alguma vez poderia imaginar para escolher os meus favoritos.

Avaliar comparativamente estas fantásticas fotografias foi uma tarefa maravilhosa, ainda que quase impossível. Espero que gostem do trabalho do vencedor tanto quanto eu gostei.”

Adicionalmente, Scott Gray, CEO da World Photography Organisation acrescentou: “Incentivar e apoiar fotógrafos é o principal objetivo dos Sony World Photography Awards. E tal não podia ser mais evidente do que nas categorias Aberto e Juventude, as quais pretendem identificar e promover fotógrafos amadores e entusiastas."


Para mais informações sobre os Sony World Photography Awards, contacte:

Jill Cotton, Diretora de RP/Kristine Bjørge, Gestora de RPpress@worldphoto.org / +44 (0) 20 7886 3043

  • As imagens vencedoras podem ser transferidas a partir de press.worldphoto.org
  • Em caso de utilização nas redes sociais, utilize a hashtag #SWPA e a tag @WorldPhotoOrg


NOTAS PARA OS EDITORES

  • No total, foram apresentadas 230 103 imagens aos Sony World Photography Awards 2016:

127 098 candidaturas na categoria Profissional; 95 541 imagens apresentadas ao Concurso Aberto e 7 464 na categoria Juventude

  • Foram apresentadas 173 444 imagens ao concurso de 2015
  • Número total de candidaturas desde 2007: 1 097 012

Próximas divulgações dos Sony World Photography Awards

  • 21 de abril – Anúncio dos vencedores do título Fotógrafo do Ano dos Concursos Profissional/Aberto/Estudante/Juventude e dos vencedores do Concurso Profissional

Sobre a World Photography Organisation

A World Photography Organisation é uma instituição onde a fotografia é celebrada e a arte do fotógrafo reconhecida. Ao trabalhar da mesma forma, seja com profissionais, entusiastas e alunos de fotografia, a World Photography Organisation oferece uma rede global que abarca toda a indústria fotográfica e que pretende não só aumentar o nível de diálogo em torno deste tema, mas também para aumentar a conscientização e a valorização desta forma de arte. Durante todo o ano, a World Photography Organisation acolhe um conjunto de eventos do setor e eventos públicos, incluindo: os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e a exposição global associada; o World Photography Organisation Student Focus Programme, que inspira e trabalha com a futura geração de fotógrafos. Também organiza a Photo Shanghai e a Photo San Francisco, feira de arte internacional dedicada à fotografia. Para mais informações, visite www.worldphoto.org

Sobre a Sony Corporation 

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou vendas anuais consolidadas de aproximadamente 68 mil milhões de dólares no ano fiscal que terminou a 31 de Março de 2015. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word