Seguir Sony Portugal

Sony World Photography Awards 2014: Revelados os vencedores do L’Iris d’Or e do concurso

Comunicado de imprensa   •   Abr 30, 2014 22:30 WEST

Imagens disponíveis para publicação em press.worldphoto.org ou via Image.net

A fotógrafa americana Sara Naomi Lewkowicz, de trinta e um anos, foi esta noite anunciada como a vencedora do L’Iris d’Or 2014, Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards. Superando mais de 139 554 inscrições de 166 países, o que representa o maior número de inscrições nos sete anos de história destes prémios. A fotógrafa recebeu o prémio - equipamento de imagem digital da Sony e um prémio monetário no valor de $25 000 (USD) - na Cerimónia de Gala dos Sony World Photography Awards 2014, que decorreu em Londres.

Os jurados votaram unanimemente na forte série de fotografias de Lewkowicz, intitulada "Shane and Maggie", - uma análise íntima da violência doméstica como um processo - como vencedora deste ano. Através do seu projeto, Lewkowicz procura obter uma perspetiva mais profunda e rigorosa sobre a agressão doméstica como processo, em oposição à agressão doméstica como incidente isolado. Analisa a forma como um padrão de agressão se desenvolve e atinge, eventualmente, a sua intensidade máxima, bem como as sequelas a curto e longo prazo nas vítimas, nas suas famílias e nos agressores. A história é inevitável; assustadora e impressionante, cruel e impenetrável, sinistramente colorida.

Comentando a série vencedora, o presidente do júri, W.M. Hunt afirmou: "Cor vibrante, intensa, dramática e cheia de impacto, íntima e inquietantemente provocante."

Sara Lewkowicz é nova-iorquina e está frequentar o mestrado em comunicação visual da Ohio University, localizada em Athens. Concluiu a sua licenciatura em jornalismo na University of North Carolina. O seu trabalho marcou presença em publicações como a Time Magazine, a Stern e a Days Japan. Conquistou diversas bolsas e prémios, incluindo a Alexia Student Grant 2013, primeiro lugar na categoria Questões Contemporâneas da World Press Photo e o Prémio Ville de Perpignan Remi Ochlik 2013. Foi eleita College Photographer of the Year (Fotógrafo Universitário do Ano) 2013 pela COPY e outros prémios e distinções incluem o POYi, a Days Japan, o World Report Award, atribuído pelo Festival da Fotografia Ética, em Itália, e muitos outros.

Eleito pelo nosso estimado Comité de Avaliação Honorário, o L’Iris d’Or - o nosso prémio mais ilustre - é entregue a um único fotógrafo, cujo trabalho representa o melhor de todas as inscrições recebidas. O fotógrafo é escolhido de entre os vencedores de todas as categorias profissionais. O conjunto de trabalhos premiados com o L’Iris d’Or e os dos outros vencedores anunciados esta noite estarão em exibição na Somerset House, de 1 a 18 de maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2014. As imagens também serão publicadas na edição de 2014 do livro dos Sony World Photography Awards.

Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto Chen Li, China

O fotógrafo amador chinês Chen Li foi anunciado como Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto nos Prémios deste ano. A imagem vencedora de Chen Li, "Rain in an ancient town" (Chuva numa cidade antiga), foi selecionada de entre mais de 65 000 inscrições de todo o mundo, num concurso que procura encontrar a melhor imagem do mundo captada por um fotógrafo amador ou entusiasta da fotografia. Chen Li, residente na zona de Fenghuang, Província de Hunan, é um apaixonado fotógrafo amador há mais de 30 anos.

Vencedores e finalistas da categoria Profissional

Os vencedores e os fotógrafos classificados nos 2.º e 3.º lugares da categoria Profissional também foram revelados na cerimónia de entrega dos prémios. Os vencedores da categoria Profissional foram transportados para Londres, para receberem o respetivo prémio.

As séries de trabalhos vencedoras exibem o melhor da fotografia contemporânea internacional - desde imagens de naturezas mortas e imagens de arquitetura, obrigando quem as contempla a encontrar algo de surpreendente no quotidiano, até imagens espirituosas de cães molhados. Os vencedores são:

  • Arquitetura Ludovic Maillard, França
  • Artes e Cultura Viviana Peretti, Itália
  • Campanha Spencer Murphy, Reino Unido
  • Conceptual Thomas Brummett, EUA
  • Questões Contemporâneas Sara Naomi Lewkowicz, EUA
  • Atualidade Guy Martin, Reino Unido
  • Paisagem Roei Greenberg, Israel
  • Estilo de Vida Myriam Meloni, Itália
  • Natureza e Vida Selvagem Michael Nichols, EUA
  • Pessoas Mario Wezel, Alemanha
  • Retrato Sophie Gamand, França
  • Desporto Salvatore Di Gregorio, Itália
  • Natureza Morta Amanda Harman, Reino Unido
  • Viagem Ricardo Teles, Brasil

A lista completa dos fotógrafos vencedores e dos 2.os e 3.os classificados é apresentada nas notas aos editores.

Contribuição Extraordinária para a Fotografia Mary Ellen Mark

A icónica fotógrafa americana Mary Ellen Mark foi galardoada com o Prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia.

Mary Ellen Mark é considerada uma das fotógrafas mais influentes do mundo e o seu trabalho tornou-se uma referência de excelência na área da fotografia documental.

Tendo iniciado a carreira como fotógrafa freelance, trabalhando frequentemente nos bastidores de filmes, a carreira de Mark abrangeu quatro décadas e incluiu inúmeras viagens. O seu trabalho caracteriza-se por uma visão constante que a leva a criar fotografias que refletem um elevado grau de humanismo e a captar e reconhecer pessoas que vivem à margem da sociedade.

Para assinalar o prémio, uma retrospetiva especial do trabalho de Mark será exposta na Somerset House, entre 1 e 18 de maio, integrada na Exposição Sony World Photography Awards 2014. Uma seleção adicional de imagens será publicada na edição de 2014 do livro de vencedores do Sony World Photography Awards. Anteriormente, o Prémio de Contribuição Extraordinária fora atribuído a William Eggleston, William Klein, Eve Arnold, Bruce Davidson, Marc Riboud e Phil Stern.

Fotógrafo do Ano na categoria Estudantes Scarlet Evans, Reino Unido

A fotógrafa britânica Scarlet Evans, que competiu pelo título de Fotógrafo do Ano na categoria Estudantes em nome da sua universidade, a Central Saint Martins College of Art and Design, no Reino Unido, foi anunciada como vencedora e premiada com equipamento de imagem digital Sony no valor de €35.000 para a sua universidade. O prémio da categoria Estudantes é um dos principais programas internacionais para estudantes de fotografia. Abrangendo 230 instituições educativas de todo o mundo e destina-se a apoiar e inspirar a futura geração de fotógrafos.

Fotógrafo do Ano na categoria Juventude Paulina Metzscher, Alemanha

Uma espetacular imagem de uma menina num comboio noturno na China garantiu a Paulina Metzscher, de dezanove anos, o título de Fotógrafo do Ano na categoria Juventude. A imagem de Metzscher foi eleita a melhor fotografia captada por um fotógrafo com menos de 20 anos.

Vencedores dos Kraszna-Krausz Book Awards de 2014

Os Kraszna-Krausz Book Awards são um parceiro orgulhoso dos Sony World Photography Awards. Duas magníficas obras partilham as £10.000 do prémio para melhor livro de fotografia e melhor livro de imagem em movimento do ano. Os vencedores deste ano são:

  • Prémio de Melhor Livro de Fotografia: Sergio Larrain: Vagabond Photographer de Agnès Sire e Gonzalo Leiva Quijada (Thames and Hudson)
  • Prémio de Melhor Livro de Imagem em Movimento: Charles Urban: Pioneering the Non-Fiction Film in Britain and America, 1897 - 1925 de Luke McKernan (University of Exeter Press)

A Kraszna-Krausz Foundation também galardoou Philippa Brewster, Editora Sénior da área de Cultura Visual na I.B. Tauris, com o Prémio Contribuição Extraordinária para a Publicação, em reconhecimento pela sua longa dedicação à indústria da publicação visual, e pelo impacto que teve sobre a mesma.

Exposição Sony World Photography 2014

Todas as séries vencedoras, juntamente com os trabalhos dos fotógrafos pré-selecionados para os Sony World Photography Awards 2014, serão expostos na Somerset House, em Londres, de 1 a 18 de Maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2014. A exposição também inclui uma exibição especial do trabalho da icónica fotógrafa americana Mary Ellen Mark, galardoada com o Prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia.

Programa Embaixadores da Imagem Global da Sony William Klein e a Panos Pictures

Produzido em colaboração com a Organização Mundial de Fotografia (World Photography Organisation), o programa Embaixadores da Imagem Global da Sony é uma nova iniciativa da Sony que junta alguns dos melhores fotógrafos de todo o mundo. O lendário fotógrafo William Klein, juntamente com um grupo selecionado de fotógrafos da Panos Pictures, estão entre os primeiros fotógrafos "Mestres" a aderirem ao programa de embaixadores da Sony e as suas comissões especiais são exibidas como parte desta exposição.

Galerias com todas as imagens vencedoras e finalistas podem ser vistas em www.worldphoto.org

Para obter bilhetes para a exposição, informações adicionais e imagens, contacte:

Lígia Mendonça, Sony Portugal

+351 218 912 000 / ligia.mendonca@eu.sony.com

Kristine Bjørge, Gestora de RP, Organização Mundial de Fotografia

+44 (0) 20 7886 3146/ + 44 (0) 7557 261 537 / kristine@worldphoto.org

As imagens vencedoras estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org e Image.net.

Para criar uma conta de imprensa, aceda a press.worldphoto.org/register

Notas para os editores:

  • No total, foram enviadas 139 554 imagens para os Sony World Photography Awards 2014 – 69 114 inscrições na categoria Profissional, 65 512 inscrições no Concurso Aberto e 4928 inscrições na categoria Jovens.
  • Júri Honorário 2014:
    Presidente; W.M. Hunt (EUA) colecionador, conservador e consultor residente em Nova Iorque, Ruth Eichhorn (Alemanha) Diretora de Fotografia GEO, Isabella Icoz (Turquia) Consultora de Arte, Johanna Neurath (Reino Unido) Diretora de Design da Thames & Hudson Publishing, Poorna Bell (Reino Unido) Editora de Estilo de Vida, The Huffington Post, Hannah Brenchley (Reino Unido) Editora de Imagem, Tatler, Guy Harrington (Reino Unido) Diretor, Soho Management, Simon Barnett (EUA) Diretor de Fotografia, CNN Digital, Harry Hardie Candlestar (Reino Unido) Panos Pictures/HERE Press, Matthew Pillsbury (EUA) Fotógrafo.
  • Resultados da categoria Profissional


Arquitetura

1.º Ludovic Maillard / Babel Photo, França

2.º Herman Van Den Boom, Bélgica

3.º Sungseok Ahn, República da Coreia


Artes e Cultura

1.º Viviana Peretti, Itália

2.º Elisa Sturaro, Itália

3.º Chloe Bartram, Austrália

Campanha

1.º Spencer Murphy, Reino Unido

2.º Morten Germund, Dinamarca

Conceptual

1.º Thomas Brummett, EUA

2.º Hao Li, Taiwan

3.º Frauke Thielking, Alemanha

Atualidade

1.º Guy Martin / Panos, Reino Unido

2.º Salvatore Esposito / Contrasto, Itália

3.º Dan Kitwood / Getty Images, Reino Unido

Questões Contemporâneas

1.º Sara Naomi Lewkowicz / Getty Reportage, EUA

2.º Stanislav Krupar / LAIF, República Checa

3.º Alejandro Cegarra, Venezuela

Paisagem

1.º Roei Greenberg, Israel

2.º Kacper Kowalski / Panos, Polónia

3.º Matthew Baum, Reino Unido

Estilo de Vida

1.º Myriam Meloni, Itália

2.º Salvatore Esposito / Contrasto, Itália

3.º Mikhail Petrov, Rússia

Natureza e Vida Selvagem

1.º Michael Nichols / National Geographic, EUA

2.º Christian Ziegler, Panamá

3.º Tony Hertz, EUA

Pessoas

1.º Mario Wezel, Alemanha

2.º Stacy Kranitz, EUA

3.º Vinicio Drappo, Itália

Retrato

1.º Sophie Gamand, França

2.º Anna Di Prospero, Itália

3.º Ken Hermann, Dinamarca

Desporto

1.º Salvatore Di Gregorio, Itália

2.º John Quintero, Colômbia

3.º YongSheing Zheng, China

Natureza Morta

1.º Amanda Harman, Reino Unido

2.º Matteo Mezzadri, Itália

3.º Kei-Uwe Gundlach, Alemanha

Viagem

1.º Ricardo Teles, Brasil

2.º Wilfred Berthelsen, Noruega

3.º Christian Vizl, México


  • O Júri Honorário teve como função selecionar um mínimo de três e um máximo de 10 fotógrafos por categoria. Os fotógrafos que se inscreveram na categoria Profissional enviaram um mínimo de três e um máximo de 10 imagens por categoria e foram avaliados com base num conjunto de trabalhos. Todas as imagens tiveram de ser captadas em 2013 ou publicadas pela primeira vez em 2013.
  • Sobre a Organização Mundial de Fotografia (WPO)
    A WPO apoia os fotógrafos profissionais, amadores e jovens, disponibilizando uma plataforma global para que a indústria da fotografia possa comunicar, partilhar e apresentar as tendências atuais de todas as áreas da fotografia. Com a realização de várias iniciativas no seio desta comunidade global, estes programas envolvem o fotógrafo em atividades publicitárias, culturais e educacionais nos diversos sectores da indústria, enquanto criam, simultaneamente, eventos em que o público pode participar. Atualmente incluídos no portfólio da WPO estão: os Sony World Photography Awards, o Concurso World Photography Student Focus e o projeto Youth on Assignment. Além disso, a WPO lançou recentemente a Photo Shanghai, a primeira Feira de Arte internacional da Ásia Pacífico focada na fotografia, e The Magazine, uma publicação mensal online onde a fotografia é explorada, debatida e discutida. A WPO tem igualmente uma crescente presença online através do seu website, Twitter, Facebook e Instagram e envolve o seu público online através de discussões PhotoTALK regulares. Para mais informações, visite worldphoto.org

  • Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente $72 mil milhões no ano fiscal terminado a 31 de março de 2013. Website Global da Sony: www.sony.net. Para mais informações sobre a Sony Europe, visite presscentre.sony.eu.

"Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "XDCAM" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.

  • Programa Embaixadores da Imagem Global da Sony

O programa Embaixadores da Imagem Global da Sony é sobre a narração de histórias, através de espetaculares fotografias e vídeos. Os nossos fotógrafos percorrem o globo e, em conjunto, documentam temas como fama, moda, cultura, desportivismo, guerra, celebração, devastação humana e alterações ambientais. Coletivamente, captaram de todos os ângulos o nosso mundo em mudança acelerada. Essencialmente, estes fotógrafos comunicam um vasto conjunto de histórias que nos emocionam. A Sony torna tudo isto possível e fornece as ferramentas para contar estas histórias. Através deste programa Embaixadores da Imagem Global, a Sony assume a prioridade de apoiar os grandes contadores de histórias e fornecer-lhes infinitas maneiras de criarem imagens deslumbrantes. Para mais informações sobre o programa, visite ImagingAmbassadors.sony.net

  • A Kraszna-Krausz Foundation
    Os Kraszna-Krausz Book Awards celebram a excelência em publicações sobre fotografia e imagem em movimento. Foram estabelecidos em 1985 pelo prolífico editor húngaro e fundador da Focal Press, Andor Kraszna-Krausz. São atribuídos dois prémios separados para livros sobre fotografia e para livros sobre imagem em movimento (incluindo filmes e televisão) publicados no Reino Unido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro. Todas as inscrições válidas passam a integrar a coleção Kraszna-Krausz de livros sobre fotografia e imagem em movimento, na biblioteca do National Media Museum, em Bradford. Para mais informações, visite: kraszna-krausz.org.uk

A Kraszna-Krausz Foundation foi criada em 1985 por Andor Kraszna-Krausz, fundador da influente editora Focal Press. A organização de beneficência atribui os prémios anuais para livros sobre fotografia e imagem em movimento e apoia o First Book Award do National Media Museum, em parceria com a MACK.