Seguir Sony Portugal

Sony World Photography Awards 2014 Revelação dos vencedores dos concursos: Aberto, Juventude e National Award

Comunicado de imprensa   •   Mar 19, 2014 16:38 WET

Foram hoje anunciados pela World Photography Organisation os vencedores dos concursos Aberto, Juventude e National Award dos Sony World Photography Awards 2014.

Selecionados de entre mais de 70 000 participações de todo o mundo, os vencedores dos três concursos alcançaram algo de extraordinário, tanto pela quantidade de fotografias de entre as quais foram escolhidos, como pelo facto de os próprios fotógrafos não serem profissionais, mas sim pessoas apaixonadas pela fotografia, entusiastas e amadores.

Os participantes dos três concursos foram avaliados com base numa única imagem e os prémios incluem desde o mais recente equipamento de imagem digital da Sony, até viagens a Londres para assistir à cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards no dia 30 de abril. Os dez vencedores do concurso Aberto também irão competir pelo prémio de $5000 (dólares americanos) e pelo título de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto.

Todos os fotógrafos vencedores podem ainda desfrutar da exposição e do reconhecimento internacional que lhes será proporcionado, bem como às suas imagens, pelos Sony World Photography Awards 2014.

CONCURSO ABERTO

Aberto a todos os entusiastas da fotografia, este concurso contou com um júri presidido por Nigel Atherton, Editor do Grupo, IPC Photo, do Reino Unido, que selecionou dez vencedores das categorias:

  • Arquitetura – Holger Schmidtke, Alemanha
  • Artes e Cultura – Valerie Prudon, Austrália
  • Melhorada – Kylli Sparre, Estónia
  • Baixa Luminosidade – Vlad Eftenie, Roménia
  • Natureza e Vida Selvagem – Gert van den Bosch, Países Baixos
  • Panorâmica – Ivan Pedretti, Itália
  • Pessoas – Arup Ghosh, Índia
  • Sorriso – Alpay Erdem, Turquia
  • Fração de Segundo – Hairul Azizi Harun, Malásia
  • Viagem – Li Chen, China

Cada um dos vencedores das dez categorias receberá uma câmara a6000 da Sony. Além disso, os fotógrafos verão os seus trabalhos expostos na Somerset House, em Londres, de 1 a 18 de maio, e a imagem vencedora será publicada na edição de 2014 do livro anual dos Sony World Photography Awards.

Os dez vencedores irão agora habilitar-se ao título de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto dos Sony World Photography Awards e ao prémio de $5000 (dólares americanos). O fotógrafo vencedor do Concurso Aberto será anunciado numa cerimónia de gala a realizar no dia 30 de abril, em Londres, cidade para a qual irá viajar para receber o seu prémio.

Nigel Atherton, Presidente do Júri, comenta: “A fotografia é uma linguagem que transcende as fronteiras e culturas dos países, a raça, o género e o contexto social. A sua poesia toca os corações e as mentes das pessoas em todo o mundo, e em nenhum outro lugar isto está melhor representado do que nestes prémios. Este ano, não existem dois vencedores das categorias Abertas oriundos do mesmo país, mas todos partilham a capacidade de interpretar visualmente o mundo à sua volta de uma forma única e cativante. As imagens vencedoras e pré-selecionadas refletem este dom na perfeição.”

CONCURSO JUVENTUDE

Aberto a fotógrafos com menos de 20 anos, o Concurso Juventude revela talentos emergentes. Os vencedores das categorias são:

  • Cultura – Anastasia Zhetvina, Russia
  • Ambiente – Turjoy Chowdhury, Bangladesh
  • Retratos – Paulina Metzscher, Alemanha

Cada vencedor receberá uma câmara a5000 da Sony e verá o seu trabalho exposto como parte da exposição dos Sony World Photography Awards em Londres, em maio, e publicado no livro anual.

De entre os três vencedores das categorias, será selecionado um Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude que irá viajar até Londres para receber o seu prémio no dia 30 de abril.

NATIONAL AWARDS

Trinta e oito países, desde a Colômbia até à Nova Zelândia, desde o Quénia até aos países nórdicos, participaram no programa National Award dos Sony World Photography Awards 2014.

Os National Awards têm como objetivo revelar e homenagear a melhor imagem captada por um fotógrafo local e são avaliados por um júri local composto por especialistas em fotografia.

Os vencedores receberão vários prémios, desde uma viagem a Londres para participar do jantar de gala dos Sony World Photography Awards a realizar no dia 30 de abril, até ao mais recente equipamento de imagem digital da Sony.

A lista completa dos vencedores dos National Awards pode ser consultada em worldphoto.org/nationalaward bem como a lista de vencedores portugueses em http://worldphoto.org/about-the-sony-world-photography-awards/national-award/portugal.

Os bilhetes para a Exposição dos Sony World Photography Awards 2014 em Londres já estão à venda em www.worldphoto.org/2014exhibition.


As imagens vencedoras podem ser transferidas a partir de
press.worldphoto.org

Para se registar como membro da imprensa, aceda a press.worldphoto.org/register