Seguir Sony Portugal

Sony World Photography Awards 2013 - Vencedores do L’Iris d’Or e do concurso

Comunicado de imprensa   •   Abr 29, 2013 10:02 WEST

Imagens disponíveis para publicação em press.worldphoto.org ou via Image.net

A fotógrafa norueguesa Andrea Gjestvang, de 32 anos, foi a vencedora do prémio L’Iris d’Or/Sony World Photography Awards para o Fotógrafo do Ano. Vencendo mais de 122 000 inscrições de 170 países, a fotógrafa recebeu o seu prémio e um equipamento de imagem digital da Sony, juntamente com um prémio monetário no valor de $25 000 (dólares americanos), numa cerimónia de gala realizada em Londres.

Os jurados votaram unanimemente na forte série de retratos tirados por Gjestvang a crianças e jovens sobreviventes do massacre ocorrido em Julho de 2011 na ilha de Utoeya, nos arredores de Oslo. Sob o título ‘One day in history’ (Um dia histórico), esta série capta os jovens sobreviventes com enorme sensibilidade e honestidade e é um testemunho sofredor da determinação destes jovens perante tão indescritível tragédia.

Ao receber o prémio, Gjestvang afirmou: “Sinto-me muito honrada, grata e orgulhosa por receber este fantástico reconhecimento e prémio. Estou grata por as importantes histórias destes jovens estarem a ser conhecidas e a comover as pessoas da forma que me comoveram.”

Catherine Chermayeff, Diretora de Projetos Especiais na Magnum Photos e Presidente do Júri Honorário, acrescenta: “Como Presidente do Júri estou muito satisfeita por Andrea Gjestvang ter conquistado o prémio L'Iris d'Or. O júri foi unânime na seleção deste conjunto de trabalhos. "One Day in History" é uma voz silenciosa, ponderada e extremamente poderosa para as crianças e sobreviventes do massacre na Noruega. Todos fomos comovidos pela dignidade e beleza destas imagens.”

Em apenas alguns anos, Andrea Gjestvang afirmou-se como um dos mais fascinantes jovens fotógrafos do mundo. O seu trabalho foi apresentado nas publicações Newsweek, M Le Monde, Stern e D Republica e exibido em todo o mundo. Em 2010, participou na Joop Swart Masterclass e, em 2012, fez parte da lista de "30 New and Emerging Photographers to Watch" da PDN. Mais recentemente, recebeu o prémio de Fotografia do Ano no concurso norueguês de Fotografia do Ano 2012, pelo seu retrato de Ylva Helen Schwenke, sobrevivente do massacre de Utøya. A série premiada ‘One Day in History’, de Gjestvang, foi publicada em

livro na Noruega, em 2012. Ela é representada pela Moment Agency.

O conjunto de trabalhos premiados com o L’Iris d’Or e os dos outros vencedores anunciados esta noite estarão em exibição na Somerset House, de 26 de abril a 12 de maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2013. As imagens também serão publicadas na edição de 2013 do livro dos Sony World Photography Awards, disponível para venda em worldphoto.org/2013book

Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto - Hoang Hiep Nguyen, Vietname

Na cerimónia de entrega dos prémios, também foi anunciado que um fotógrafo amador de vinte e um anos, vindo de Hanói, Vietname, e que, incrivelmente, comprou a sua primeira câmara digital há apenas um ano, foi considerado o Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto.

Hoang Hiep Nguyen foi premiado com uma câmara Sony α77 e $5000 (dólares americanos) pela sua imagem vencedora de uma jovem numa tempestade. O fotógrafo venceu candidatos de todo o mundo, num concurso que procurava encontrar a melhor imagem individual do mundo, captada por um fotógrafo amador ou um entusiasta por fotografia.

O Presidente do Júri para o Concurso Aberto, Damien Demolder, Editor da revista Amateur Photographer no Reino Unido, comenta: “A fotografia de Nguyen é a imagem que se destaca no Concurso Aberto pela sua intensa atmosfera romântica e pela aceção de fantasia mística. É uma imagem encantadora que resume, de facto, o fantástico grau de criatividade e habilidade de que os fotógrafos amadores de hoje são capazes, e o vencedor muito justo deste concurso de prestígio global.”

Vencedores e finalistas da categoria Profissional

Os vencedores e os fotógrafos classificados nos 2.º e 3.º lugares da categoria Profissional também foram revelados na cerimónia de entrega dos prémios. Os 15 vencedores da categoria Profissional – vindos de países como a Austrália ou o Peru - viajaram até Londres para receberem os seus prémios e uma câmara Sony α99.

As séries de trabalhos vencedoras mostram o que há de melhor na fotografia contemporânea internacional, desde fascinantes retratos a preto e branco do monte Matterhorn até um divertido conjunto de imagens captadas na traseira de uma limusine argentina, passando por um olhar irónico à vida secreta do povo na Coreia do Norte. Os vencedores são:

  • Arquitetura - Fabrice Fouillet, França
  • Artes e Cultura - Myriam Meloni, Itália
  • Campanha - Christian Åslund, Suécia
  • Conceptual - Roman Pyatkovka, Ucrânia
  • Questões Contemporâneas - Valerio Bispuri, Itália
  • Atualidade - Ilya Pitalev, Rússia
  • Moda - Klaus Thymann, Dinamarca
  • Paisagem - Nenad Saljic, Croácia
  • Estilo de Vida - Alice Caputo, Itália
  • Natureza e Vida Selvagem - Satoru Kondo, Japão
  • Pessoas - Andrea Gjestvang, Noruega
  • Retrato - Jens Juul, Dinamarca
  • Desporto - Adam Pretty, Austrália
  • Natureza Morta - Vanessa Colareta, Peru
  • Viagem - Gali Tibbon, Israel

A lista completa dos fotógrafos vencedores e dos 2.os e 3.os classificados é apresentada nas notas aos editores.

Contribuição Extraordinária para a Fotografia William Eggleston

O icónico fotógrafo americano William Eggleston foi laureado com o prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia. Recebido por Winston Eggleston em nome do seu pai, o prémio foi atribuído a William Eggleston pela sua influência na área da fotografia a cores e, por sua vez, a forma como influencia muitos dos mais respeitados fotógrafos atuais.

Para assinalar a distinção, são publicadas imagens de Eggleston raramente vistas no livro dos Sony World Photography Awards de 2013 e uma outra seleção numa exposição na Somerset House, de 26 de abril a 12 de maio. Anteriormente, o Prémio de Contribuição Extraordinária fora entregue a William Klein, Eve Arnold, Bruce Davidson, Marc Riboud e Phil Stern.

Fotógrafo do Ano na categoria Estudantes - Natalia Wiernik, Polónia

Num programa que inclui atualmente mais de 230 universidades em todo o mundo, este é o mais importante prémio da categoria Estudantes. A fotógrafa polaca Natalia Wiernik, que competiu pelo título de Fotógrafo do Ano na categoria Estudantes em nome da sua universidade, a Academia de Belas Artes Jan Matejko de Cracóvia, Polónia, foi anunciada como vencedora e premiada com equipamento de imagem digital Sony no valor de €35 000 para a sua universidade.

Fotógrafo do Ano na categoria Juventude- Alecsandra Dragoi, Roménia

Com uma imagem impressionante de um festival de Ano Novo na Roménia, a fotógrafa Alecsandra Dragoi, de dezanove anos, recebeu o título de Fotógrafo do Ano na categoria Juventude. Proveniente da Roménia e, atualmente, a estudar numa universidade no Reino Unido, Dragoi viu a sua imagem ser escolhida como a melhor fotografia individual tirada por um fotógrafo com menos de 20 anos.

Vencedores dos Kraszna-Krausz Book Awards de 2013

Os Kraszna-Krausz Book Awards são um parceiro orgulhoso dos Sony World Photography Awards. Duas magníficas obras partilham as £10 000 do prémio para melhor livro de fotografia e melhor livro de imagem em movimento do ano. São elas:

  • Prémio de Melhor Livro de Fotografia - War / Photography: Images of Armed Conflict and Its Aftermath por Anne Wilkes Tucker, Will Michels e Natalie Zest (Yale University Press)
  • Prémio de Melhor Livro de Imagem em Movimento - Hollywood Costume por Deborah Nadoolman Landis (V&A Publishing)

Durante a cerimónia, a Kraszna-Krausz Foundation também agraciou o Presidente da Thames and Hudson, Thomas Neurath, com o seu prémio de Contribuição Extraordinária para a Publicação.

Galerias com todas as imagens vencedoras e finalistas podem ser vistas em www.worldphoto.org

As imagens vencedoras estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org e Image.net.
Para criar uma conta de imprensa, vá a press.worldphoto.org/register