Seguir Sony Portugal

Sony lança programa “Dream Goal 2014” rumo ao Campeonato do Mundo FIFA 2014™

Comunicado de imprensa   •   Mar 10, 2014 16:27 WET

Como parceiro oficial da FIFA*1, e neste caminho rumo ao Campeonato do Mundo FIFA 2014 no Brasil™, a SONY Corporation (Sony) anuncia o lançamento do Dream Goal 2014, um programa especial de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) a realizar-se em 12 países, incluindo o Brasil, a América Latina, África, bem como outras regiões.

A Sony esteve já envolvida em várias ações de apoio a crianças em todo o mundo, melhorando a comunidade e tornando-a mais sustentável, através da sua filosofia CSR “For the Next Generation”. Isto incluiu diversas atividades no Campeonato do Mundo FIFA 2010 na África do Sul™ que uniram a eficiência dos produtos Sony, as suas tecnologias, inovação e os seus colaboradores2* na prestação de apoio a crianças que encaravam problemas sociais como a pobreza e o acesso limitado à educação, e que estão a ser apoiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas.*3

Como parte do “Dream Goal 2014”, a Sony e o Futebol de Rua gGmbH (“streetfootballworld”), a rede líder na área de mudança social através do futebol, irão lançar o Projeto de Estádio de Futebol de Rua. O projeto tem o objetivo de criar ambientes de desportivos seguros e workshops educacionais para mais de 14 mil crianças. A Sony também irá introduzir o “Siyakhona Media Skills Program” com a FIFA, uma evolução do “Projeto Siyakhona” que tem vindo a ser realizado desde 2009 com o objetivo de prestar apoio a jovens líderes em 11 países com formações na área do jornalismo com recurso à utilização de produtos Sony.

  1. Projeto Estádio de Futebol de Rua

A Sony estabeleceu uma parceria com o streetfootballworld de forma a disponibilizar na América Latina Estádios de Futebol de Rua a ONGs locais que utilizem o futebol na sensibilização de questões sociais, como a pobreza ou conflitos diversos. Por outro lado, irá também apoiar a implementação de workshops educacionais recorrendo a estes estádios para capacitar as crianças acerca da importância do trabalho em equipa, comunicação e respeito, quer no futebol como na sociedade. A Sony e as cinco empresas do Grupo Sony que estão a participar neste projeto irão cada desenvolver campanhas que visem um maior envolvimento com o público de forma a prestar o apoio necessário ao projeto que irá decorrer ao longo do Campeonato do Mundo FIFA 2014™, e que tem como objetivo fornecer a estas ONGs 14 Estádios de Futebol de Rua adquiridos com fundos fornecidos pelo Grupo Sony e outros apoios provenientes de campanhas com clientes. Os donativos dos colaboradores do Grupo Sony também serão acrescentados à soma dos fundos de forma a incrementar o número de estádios fornecidos. A Sony irá também apoiar a implementação de workshops através do streetfootballworld, bem como as suas ONGs afiliadas a partir de Junho, sendo que o apoio continua por um período de um ano após o Campeonato do Mundo FIFA 2014™, esperando a participação de um total de 14 mil crianças nestes workshops.

Apesar do rápido desenvolvimento económico do Brasil, bem como de outros países da América Latina, ainda existe um défice de espaços seguros para a prática de futebol e muitas crianças nestas comunidades arriscam a sua saúde e segurança ao jogarem na rua. Os Estádios de Futebol de Rua são formados através de uma cadeia de partições podendo ser facilmente arrumados, transportados e construídos, criando rapidamente uma arena na qual as crianças podem jogar futebol de forma segura.

Por outro lado, no portal da Sony “One Stadium” (http://football.sony.net/en/) onde estarão todas as atividades relacionadas com o Campeonato do Mundo FIFA™, a Sony irá lançar o “Paint Stadium” (http://x.football.sony.net/paint-stadium/en/), um concurso mundial de ilustração através do qual serão escolhidos padrões para serem pintados nos painéis dos Estádios Futebol de Rua. O tema do concurso será “Envia-lhes o teu poder e amor”, e as participações serão recebidas a partir de maio.

“Estamos ansiosos por continuar o nosso trabalho com a Sony ao construir um legado social forte à volta do Campeonato do Mundo FIFA™”, afirma Jürgen Griesbeck, CEO do streetfootballworld. “O futebol é a ferramenta mais poderosa que temos enquanto comunidade global para lidar com temas sociais e, combinando o apelo universal através dos pontos fortes da Sony, teremos a capacidade de fortalecer cada vez mais jovens em todo o mundo a mudar as suas vidas e transformar as suas comunidades”.

  1. Futebol pela Esperança*4 Siyakhona Media Skills Program

A Sony e a FIFA estão juntas no Futebol pela Esperança de Siyakhone (que significa “podemos fazê-lo”)*5Media Skills Program desde 2009, uma iniciativa orientada para a sensibilização do jornalismo cívico utilizando os equipamentos digitais de imagem da Sony. A Sony irá fornecer equipamentos como a Cyber-shot™, Handycam™ e câmaras α™ a organizações comunitárias que operam em 11 países e que lidam com temas sociais como a pobreza, conflito e a promoção da saúde, através do futebol. Os programas de formação para jovens talentosos nestas comunidades fornecem técnicas relevantes para os seus futuros empregos na área do jornalismo e comunicação e continuarão após o Campeonato do Mundo FIFA 2014™, terminando em dezembro 2014.

Incluindo o programa deste ano, a Sony e a FIFA já prestaram apoio a centenas de jovens através de 50 ONGs e, em alguns casos, ajudaram com sucesso estagiários a obterem emprego na área dos media. Através deste programa, a Sony dará oportunidades a estes jovens de falarem sobre a sua experiência profissional ao mundo.

Será também organizado um concurso de Fotografia Siyakhona para os estagiários onde o vencedor será selecionado, a partir de maio, pelo público no portal “One Stadium” e pelos visitantes do Festival Futebol pela Esperança, no Rio de Janeiro (organizado pela FIFA de 3 a 10 de julho), onde será anunciado o vencedor.

“Demonstramos o nosso orgulho em sermos parceiros da Sony ao potenciar estas formações de media para crianças desfavorecidas, contando que todas elas beneficiarão com esta iniciativa”, afirma Frederico Addiechi, responsável pelo departamento de Responsabilidade Social da FIFA Corporate.

“Estamos muito satisfeitos de ter a oportunidade de, em conjunto com a FIFA e o streetfootballworld, participar nestes projetos de apoio onde juntamos esforços na tentativa de resolver desafios globais como a pobreza e os conflitos regionais à medida que nos aproximamos do nosso segundo Campeonato do Mundo FIFA™ enquanto parceiros oficiais”, diz Shiro Kambe, Corporate Executive and Senior Vice President of Corporate Communications and CSR, da Sony Corporation. “Acreditamos que os sorrisos e a energia das crianças e novos líderes – a próxima geração – são a chave para ultrapassar estes desafios. O projeto “Dream Goal 2014” baseia-se em muitos dos alicerces da Sony, desde os nossos produtos e tecnologias, até à paixão e criatividade dos nossos colaboradores, e esperamos assim ser responsáveis por conceder experiências verdadeiramente memoráveis às crianças, que têm todo o potencial para transformar as suas vidas”.

A Sony continuará a ajudar os mais jovens a abrir caminho para o seu futuro através da filosofia “Pela Próxima Geração”.