Seguir Sony Portugal

Sony Junta à Sua Gama Handycam® uma Câmara de Vídeo 4K* Dirigida ao Consumidor

Comunicado de imprensa   •   Set 04, 2013 15:50 WEST

  • Capte imagens Ultra HD 4K com o sensor CMOS Exmor R™, o processador de imagem profissional e a G Lens™ de alta qualidade, com zoom ótico 20x e SteadyShot
  • Grava vídeos 4K no novo e eficiente formato XAVC S e dispõe de gravação sequencial com dupla ranhura para cartões de memória XQD
  • Desfrute de vídeos 4K com ligação HDMI de um só cabo ao seu televisor BRAVIA
  • Controlos manuais abrangentes, para uma utilização de tipo profissional, e conectores áudio XLR

* Neste Press Release, "4K" refere-se a uma resolução de 3840 x 2160 píxeis.

Hoje, a Sony revela a sua primeira câmara de vídeo 4K dirigida ao consumidor, a nova Handycam® FDR-AX1E. Agora, os entusiastas do vídeo podem captar conteúdos 4K, para desfrutarem de imagens expressivas e poderosas, com níveis incomparáveis de nitidez e cores espetaculares em cada cena.

Quatro vezes mais detalhado que o Full HD

A câmara de vídeo FDR-AX1E grava filmes em 4K e em HD, no formato XAVC S, recorrendo à compressão MPEG-4 AVC/H.264 Long GOP para vídeo e à Linear PCM para áudio e guardando os ficheiros em MP4. O formato XAVC S possibilita maiores tempos de gravação, permitindo guardar quase duas horas de vídeo 4K num cartão de memória XQD de 64 GB, o que facilita muito a gravação em 4K. Mudar para gravação em Full HD permite guardar quase 3 horas de vídeo 1920 x 1080 50p num único cartão. Para maior compatibilidade com os dispositivos de eletrónica de consumo existentes, prevê-se a atualização do formato AVCHD em meados de 2014.

A incrível qualidade de imagem só é possível graças ao sensor de imagem 4K da câmara de vídeo FDR-AX1E. O sensor CMOS Exmor R™ tipo 1/2.3 capta imagens com verdadeira resolução 4K (3840 x 2160), quatro vezes mais detalhadas que as captadas em Full HD, e dispõe da velocidade de saída necessária ao volumoso fluxo de dados 4K a 50 fps. O potente processador de imagem, idêntico ao existente em câmaras de vídeo 4K profissionais, processa rapidamente os sinais transmitidos pelo sensor CMOS e finaliza as imagens em tempo real, a 50p.

As imagens cristalinas também são asseguradas pela G Lens™ de alta qualidade da Sony, que redefine tudo o que deve ser reproduzido por uma lente asférica aliada a vidro de dispersão reduzida especial. A G Lens está afinada de modo a captar excelentes qualidades de definição e de cor, o que coloca esta inovadora câmara de vídeo Handycam® numa classe própria. Além disso, a lente proporciona uma ampla gama de zoom, desde grande angular até ótico 20x (31,5-630 mm, equivalente 35 mm); enquanto o Optical SteadyShot mantém a nitidez e a estabilidade dos filmes, mesmo no modo teleobjetiva.

Controlos criativos e ergonomia de tipo profissional

A câmara de vídeo FDR-AX1E oferece várias funções para maximizar a criatividade dos utilizadores, incluindo três filtros ND para ajustar a quantidade de luz que penetra no sensor de imagem a partir da lente. Quatro definições: desativado (claro), filtro 1/4, filtro 1/16 e filtro 1/64 - proporcionam aos utilizadores a capacidade de modificar as condições de luminosidade e de manter o ângulo do obturador e a abertura pretendidos, mesmo em dias de sol brilhante. Cinco funções de cor (equilíbrio de brancos, gama, detalhe, detalhe de pele e matriz) podem ser combinadas e alteradas para criar um estilo de filme expressivo e um aspeto cinematográfico.

Para combinar com a sua impressionante qualidade de imagem 4K, a câmara de vídeo dispõe de dois conectores externos XLR, de tipo profissional, para complementar o microfone interno de alto desempenho e obter um som topo de gama. Estas tomadas XLR permitem adicionar microfones estéreo, para captar áudio equilibrado e sincronizado com o vídeo, de modo a obter um som ambiente e diálogos mais nítidos, que podem ser misturados com gravações realizadas com o microfone interno.

Para maior facilidade de utilização durante a captação, a FDR-AX1E foi concebida com dois botões iniciar/parar estrategicamente posicionados e uma alavanca de zoom na pega, para um acesso prático a partir de ângulos baixos. Também estão disponíveis controlos dedicados para focagem automática/manual e sete botões são personalizáveis, podendo o utilizador atribuir-lhes as funções que pretender. As funções que podem ser atribuídas, para realizar ajustes rápidos, incluem Marcador, Zebra, Peaking, Ampliação da Focagem, Nível de Exposição Automático, SteadyShot, Colour Bars e Rec Lamp.

Equipada com duas ranhuras para cartões de memória, a FDR-AX1E utiliza cartões de memória XQD™ para ler e gravar vídeos 4K de forma suave e a alta velocidade. Da mesma forma que nas câmaras de vídeo profissionais da Sony, a captação sequencial muda, de modo impercetível, o cartão utilizado para gravar, para que não tenha de se preocupar em ficar sem espaço de gravação a meio da cena. Quem estiver a filmar até pode trocar os cartões com a filmagem a decorrer, retirando um cartão de uma das ranhuras e colocando um novo, sem interromper a captação de imagens.

A melhor experiência de visualização 4K

É fácil reproduzir conteúdos 4K captados com a FDR-AX1E - basta ligar a câmara de vídeo a um televisor 4K compatível, através do cabo HDMI único. Os televisores BRAVIA da Sony, em particular, realçam em pleno toda a qualidade das gravações 4K/50p com TRILUMINOS Display, para oferecer uma paleta ainda mais vibrante de cores ricas e com um realismo sem precedentes.

Para quem não dispuser de um televisor 4K, a FDR-AX1E pode transmitir imagens 1920 x 1080 para um televisor Full HD, através de uma simples alteração das definições de saída da câmara de vídeo.

Está disponível uma variedade crescente de pacotes de software, com capacidade para editar 4K, que facilitam o recorte de imagens em HD a partir do filme original e oferecem um nível de detalhe extremamente elevado.

HDMI 2.0 um novo padrão da indústria

A FDR-AX1E suportará a nova especificação HDMI Versão 2.0 com uma simples atualização de firmware através da Internet.

Recém-lançado pelo HDMI Forum, o padrão da indústria HDMI 2.0 oferece a opção de transmitir um sinal 4K/50p através de um único cabo HDMI. Com esta atualização HDMI 2.0, a FDR-AX1E poderá transmitir imagens 4K/50p não só para os BRAVIA 4K, mas também para outros televisores e dispositivos compatíveis com HDMI 2.0.

Novos cartões de memória ultrarrápidos XQD™ Série N, para captação 4K

A Sony também apresenta uma nova gama de cartões de memória ultrarrápidos XQD™ Série N, ideais para captar imagens 4K com a Handycam® FDR-AX1E.

Disponíveis a partir de outubro deste ano, os novos cartões oferecem uma velocidade de leitura de 120 MB/s e uma velocidade de escrita de 80 MB/s, no caso do QD-N64 (versão de 64 GB), e de 60 MB/s, no caso do QD-N32 (versão de 32 GB). As velocidades de transferência extremamente elevadas são possibilitadas por um controlador inteligente recém-desenvolvido e por uma memória flash otimizada de alta velocidade.

A nova Handycam® FDR-AX1E 4K da Sony, dirigida ao consumidor, estará disponível em Portugal a partir de Outubro de 2013. Para uma experiência 4K completa, a câmara de vídeo inclui, a título especial, o software de edição Vegas™ Pro 12 e um cartão de memória XQD™ de 32 GB, sem qualquer custo adicional.

FDR-AX1E com PVP aprox. 4.500 €

* Neste documento, "4K" refere-se a uma resolução de 3840 x 2160 píxeis.

- Ends –