Seguir Sony Portugal

Ver para lá do horizonte... e mais além

Comunicado de imprensa   •   Mar 29, 2016 17:00 WEST

A Sony lança a recentemente desenvolvida RX10 III com a lente de zoom de superteleobjetiva alargada que alcança uns incríveis 24-600 mm[i]

  • Integra a recentemente desenvolvida lente de zoom ZEISS® Vario-Sonnar T* 24-600 mmF2.4-4 de grande abertura e elevada ampliação
  • Capta em alta fidelidade os pormenores das imagens e faz uma leitura rápida com o sensor CMOS empilhado tipo 1.0 de 20,1 MP[ii], com chip DRAM e processador BIONZ X
  • Grava em 4K[iii] com leitura total de píxeis sem binning e diversas funções de vídeo, incluindo S-Gamut/S-Log2 para oferecer compatibilidade com o fluxo de trabalho na edição de vídeos de nível profissional
  • Gravação de ultra teleobjetiva em câmara ultra lenta até 1000 fps[iv]
  • A AF Rápida Inteligente alcança uma focagem automática rápida de 0,09 segundos[v] para captar momentos decisivos

A Sony apresentou, hoje, a mais recente adição à sua galardoada série de câmaras RX Cyber-shot, a nova RX10 III (DSC-RX10M3). Apresentada com a recentemente desenvolvida lente de zoom de superteleobjetiva alargada de 25x com uma incrível gama focal de 24-600 mm e obturador silencioso, esta câmara foi concebida para fotógrafos e videógrafos exigentes que queiram captar objetos distantes em movimento rápido, como, eventos desportivos, concertos ou animais selvagens. Consegue reproduzir conteúdos de alta qualidade numa variedade de distâncias focais e definições de câmara para as quais um utilizador de uma câmara de lentes amovíveis necessitaria de mais três grandes lentes.

A combinação do sensor empilhado tipo 1.0 de 20,1 MPi, da lente de zoom brilhante e do processador BIONZ X garante a mais elevada qualidade de imagem em toda a gama focal, seja na captação de fotografias ou na captação de vídeo, com uma qualidade de até 4K. Além disso, ao juntar a comodidade de uma lente ultra teleobjetiva a um inovador sensor de imagem CMOS empilhado, a RX10 III permite novas experiências de imagem, como a captação de vídeo em câmara ultra lenta de até 1000 fps com uma aproximação na gama da ultra teleobjetiva. Beneficia de uma AF extremamente precisa que foca em apenas 0,09v segundos e tudo isto envolto numa estrutura de qualidade superior que combina funcionalidade, elegância e robustez.

Vantagens da lente

A joia da coroa da RX10 III é a lente ZEISS® Vario-Sonnar T*, recentemente desenvolvida. Cobrindo uma grande gama focal de 24-600 mm (ampliação ótica 25x )[vi], a RX10 III é ideal numa variedade de condições de captação, desde a captação de cenas em grande angular, até imagens com ultra teleobjetiva de eventos desportivos ou aves selvagens, tudo numa embalagem compacta. A lente de grande abertura (F2.4-4.0) maximiza a capacidade do grande sensor tipo 1.0 de alcançar uma alta qualidade de imagem e um belo efeito "bokeh", mesmo na zona da ultra teleobjetiva.

Os sistemas óticos recentemente desenvolvidos incluem oito elementos de vidro ED, incluindo um elemento de vidro super ED, e duas lentes asféricas ED[vii]. Todos estes elementos trabalham em conjunto para compensar a aberração cromática que, frequentemente, afeta as lentes teleobjetivas, resultando numa qualidade de imagem de elevado contraste e extrema nitidez de canto a canto, em toda a gama de zoom. O design ótico recentemente desenvolvido contém a sofisticada lente asférica avançada (AA) e conta com um excelente desempenho de imagem, apesar de a sua lente permanecer pequena. Adicionalmente, com uma distância de focagem mínima de 72 cm com uma extensão total de 600 mm (ampliação máxima de 0,49x), a nova lente consegue produzir imagens telemacro incrivelmente detalhadas. O revestimento ZEISS® T* minimiza os reflexos e o efeito "fantasma" que afeta, frequentemente, a qualidade da imagem em condições de iluminação adversas e permite uma reprodução fiel das cores e imagens nítidas.

A unidade da abertura tem nove lâminas concebidas para criar um círculo quase perfeito na gama de aberturas F2.4 a F11, proporcionando uma expressão suave e bela de efeito "bokeh". O algoritmo Optical SteadyShotTM foi otimizado para a conceção da lente da RX10 III e oferece uma estabilização de imagem de até 4,5 paragens[viii] para uma proteção excecional frente às oscilações da câmara, mesmo na captação manual em ultra teleobjetiva ou em condições de baixa luminosidade.

Velocidade e tempos de resposta premium

A RX10 III possui um sensor CMOS empilhado tipo 1.0 com chip DRAM retroiluminado para lhe permitir captar a luz mais eficazmente. Em combinação com o motor de processamento de imagem BIONZ X, a RX10 III alcança uma vasta gama de sensibilidade, de ISO 64[ix] a ISO 12800, com baixo ruído, mesmo com definições de elevada sensibilidade. Emprega uma estrutura empilhável que coloca o circuito de processamento de sinal de alta velocidade numa camada diferente da área de píxeis, expandindo significativamente o circuito de processamento de sinal e conseguindo um processamento incrível de alta velocidade. O chip DRAM na parte traseira do sensor armazena temporariamente grandes volumes de dados de sinal que podem ser processados sem atraso e permite a sua leitura, possibilitando uma gravação em câmara ultra lenta de até 1000 fps.iii Especialmente vantajoso ao captar imagens dinâmicas a grande distância, como em eventos desportivos num estádio, onde é impossível estar-se junto aos objetos, mas que é muito importante captar boas imagens, exigindo uma captação de alta qualidade. A leitura acelerada de dados do sensor de imagem também permite uma grande redução da distorção da imagem de objetos em rápido movimento, como tenistas ou animais em deslocação.

Com velocidades de obturação de até 1/32000 segundos, o obturador eletrónico tem um desempenho equivalente ao dos obturadores mecânicos que não distorcem as imagens. Além disso, o obturador eletrónico pode funciona silenciosamente, o que lhe permite fotografar recitais, vida selvagem ou outros objetos sensíveis sem perturbar a cena. São possíveis disparos contínuos até 14 fps[x], permitindo ao fotógrafo captar momentos de fugaz beleza ou expressões faciais. Adicionalmente, a RX10 III permite o seguimento preciso durante os disparos contínuos com uma AF de até 5 fps.

A combinação das características de desempenho premium da RX10 III e das suas capacidades de zoom ampliadas abrem as portas de um mundo totalmente novo de experiências de imagem.

Gravação de filmes de grande qualidade em 4Kiii

A RX10 III grava filmes com qualidade 4K[xi] com uma elevada taxa de bits[xii] no extremamente eficiente formato XAVC S, com leitura total de píxeis sem binning. Isto significa que capta, aproximadamente, 1,7x mais informações do que o necessário para os filmes 4K e este efeito de sobreamostragem melhora os detalhes das imagens ao minimizar os efeitos moiré e as imperfeições. A lente recém-desenvolvida possibilita que a câmara captar filmes 4K de alta qualidade entre 24-600 mm, permitindo uma enorme flexibilidade nos tipos de situações que é possível captar. Além disso, a inclusão de um chip LSI frontal de alta velocidade ajuda o motor de processamento de imagem de alta velocidade BIONZ X a reduzir significativamente o fenómeno de rolamento do obturador que, frequentemente, distorce a apresentação de objetos em rápido movimento nos filmes 4K.

Para permitir a compatibilidade com um fluxo de trabalho de vídeo profissional, a RX10 III suporta uma variedade de funções de vídeo que se encontram tipicamente nas câmaras de vídeo profissionais. Estas funções incluem Picture Profile, S-Gamut/S-Log2, Gamma Display Assist, função Zebra melhorada, saída HDMI limpa, TC/UB, controlo de gravação (REC), Dual REC e marcador.

Focagem automática de alta velocidade

A RX10 III inclui o sistema AF Rápida Inteligente que rendeu numerosos elogios entre os utilizadores da RX10 II e da RX100 IV, com o algoritmo de deteção de objeto espacial totalmente otimizado para a RX10 III. Isto permite à câmara prever o ponto de focagem através da deteção do objeto antes mesmo de o botão do obturador estar premido até meio. Com o botão do obturador premido até meio, a câmara foca o objeto sem atraso, num desempenho AF muito suave em apenas 0,09 segundos.iv

Inovações recentes

A RX10 III apresenta uma série de outras atualizações em comparação com os modelos RX10 atuais. Entre as quais se incluem anéis triplos na lente para a focagem, zoom e abertura, podendo cada um deles ser acionado na parte lateral da lente para um funcionamento eficiente. A forma da pega foi otimizada para a nova lente de elevada ampliação e grande abertura, pensada particularmente com o objetivo de melhorar a segurança da pega quando segurar a câmara ao nível dos olhos. Um novo botão de Bloqueio da focagem no cilindro da lente permite bloquear a distância de focagem ao premi-lo, podendo ser igualmente configurado como um botão de função personalizada. Para a nova câmara, também estará disponível uma nova bolsa de transporte maleável, a LCJ-RXJ.

A totalidade dos dados técnicos da RX10 III pode ser consultada aqui; estará disponível na Europa a partir de abril com um preço aproximado de 1600 €.

Uma série de histórias exclusivas e conteúdos novos e excitantes gravados com a nova RX10 III serão publicados diretamente na Galeria de Fotografias da Sony global e no Sony Camera Channel no YouTube.

[i]Equivalente a 35 mm

[ii]Valor aproximado de megapíxeis efetivos

[iii] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar filmes em formato XAVC S. É necessário um cartão UHS-I (U3) SDHC/SDXC para a gravação a 100 Mbps

[iv] No modo PAL. 960 fps no modo NTSC. Os modos NTSC e PAL são comutáveis no sistema de menu

[v]Norma CIPA, medição interna, a 24 mm (grande angular) (equivalente a 35 mm), EV8.2, Programa automático, área AF: centro, com modo NTSC

[vi]Equivalente a 35 mm

[vii]11 superfícies, incluindo uma lente AA

[viii]Norma CIPA, sentido de inclinação/direção, a 600 mm (equivalente a 35 mm)

[ix]Quando expandido. Apenas para fotografia

[x]No modo de captação de prioridade de velocidade contínua. Exposição e focagem fixos no primeiro fotograma

[xi]QFHD: 3840 x 2160

[xii]Até 100Mbps

Acerca de Sony:

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 68 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2015. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word