Seguir Sony Portugal

Revelados os vencedores dos Sony World Photography Awards 2019

Comunicado de imprensa   •   Abr 18, 2019 09:30 WEST

1st place_ © Federico Borella, Italy, 1st, Professional competition, Documentary, 2019 Sony World Photography Awards (7)

● O artista Italian,o Federico Borella nomeado Fotógrafo do Ano

● Revelados os dez vencedores e finalistas da categoria Profissional

● Anunciados os vencedores do concurso Aberto, Juventude e Estudantes

● Imagens disponíveis em www.worldphoto.org/press


18 de Abril de 2019: A World Photography Organization revela os vencedores do prestigioso Sony World Photography Awards de 2019.

O cobiçado título de Fotógrafo do Ano e premio de $25.000 (USD) foi apresentado numa cerimônia em Londres ao artista italiano Federico Borella pela sua série Five Degrees. O trabalho foi elogiado pelo júri devido á sua sensibilidade, excelência técnica e arte em trazer à luz uma preocupação global. Os Sony World Photography Awards são uma plataforma global para fotografia e fornecem hoje uma visão vital da fotografia contemporânea. Tanto para os artistas já estabelecidos como para os emergentes, os prémios oferecem oportunidades mundiais para a exposição do seu trabalho.

Borella foi selecionado entre os dez vencedores da categoria de competição Profissional, que foram anunciados hoje junto do segundo e terceiro lugar, em cada categoria Profissional. Os vencedores gerais das competições Awards 'Open (melhor imagem única), Juventude e Estudantes também foram revelados numa prestigiada cerimónia de premiação em Londres, onde o artista Nadav Kander, vencedor do concurso Destaque para a Fotografia de 2019, também estava presente para receber seu prêmio. Todos os vencedores receberam equipamento de imagem digital da Sony, publicação no livro dos vencedores e o seu trabalho será mostrado, como parte da Exposição Sony World Photography Awards de 2019, na Somerset House, em Londres.

Os juízes elogiaram os vencedores deste ano por darem expressão e interpretação às vidas e problemas enfrentados em todo o mundo. Mike Trow, presidente do concurso Professional, comentou que as inscrições deste ano “provocaram muito debate e interesse entre os jurados”, com trabalhos “que estimulam os limites da fotografia e desafiam as perceções e expectativas do público”.

Produzido pelaWorld Photography Organisation, o Sony World Photography Awards é uma das maiores e mais prestigiadas competições de fotografia do mundo. A 12ª edição obteve um recorde de 326.997 inscrições de fotógrafos de 195 países e territórios, apresentando as melhores fotografias contemporâneas do mundo capturadas no ano passado.

Fotógrafo do Ano - Federico Borella, Itália

Five Degrees é um projeto do fotógrafo italiano Federico Borella, de Bolonha (35 anos). Licenciado em Literatura Clássica e Mestre em Fotojornalismo, Borella é jornalista freelancer internacional, com mais de dez anos de experiência como fotógrafo de notícias e também mestre em fotografia e fotojornalismo.

A série Five Degreesfoca no suicídio masculino na comunidade agrícola de Tamil Nadu, no sul da Índia, que enfrenta a sua pior seca em 140 anos. Com base num estudo da Universidade de Berkeley, que encontrou uma correlação entre mudança climática e aumento das taxas de suicídio entre os agricultores indianos, Borella explorou o impacto da mudança climática nesta região agrícola e a sua comunidade através da mistura comovente e poderosa de imagens que retratam a paisagem agrícola, as lembranças dos fazendeiros falecidos e os retratos dos que ficaram para trás.

Mike Trow comenta: “À medida que o aquecimento global muda a face da vida cada vez mais rapidamente - particularmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos - o trabalho de artistas como Borella torna-se cada vez mais necessário”.

Vencedores e finalistas da categoria Profissional

Os artistas abaixo foram selecionados por um painel de jurados especialistas, que demonstram perícia artística e perícia fotográfica para uma série de cinco a dez imagens, em dez categorias:

Arquitetura: Vencedor: Stephan Zirwes, Alemanha pela série Cut Outs - Pools 2018

2º Tuomas Uusheimo, Finlândia / 3º Peter Franck, Alemanha

Breve: Winner: Rebecca Fertinel, Belgium for series Ubuntu - I Am Because We Are

2ª Christina Stohn, Alemanha / 3ª Edward Thompson, Reino Unido

Criativo: Vencedor: Marinka Masséus, Holanda pela série Chosen [not] to be

2ª Leah Schretenthaler, EUA / 3ª Pol. Kurucz, França

Revelação: Vencedor: Jean-Marc Caimi e Valentina Piccinni, Itália pela série Güle Güle

2º Boyuan Zhang, China Continental / 3º Karina Bikbulatova, Rússia

Documentário: Vencedor: Federico Borella, Itália pela série Five Degrees

2º Brent Stirton, África do Sul / 3º Mustafa Hassona, Palestina

Paisagem: Vencedor: Yan Wang Preston, Reino Unido pela série To the South of the Colourful Clouds

2º Marco Kesseler, Reino Unido / 3º Kieran Dodds, Reino Unido
Mundo Natural e Vida Selvagem: Vencedor: Jasper Doest, Holanda pela série Meet Bob

2º Christian Vizl, México / 3ª Maela Ohana, França
Retrato: Vencedor: Álvaro Laiz, Espanha pela série The Edge

2ª Massimo Giovannini, Itália / 3ª Laetitia Vançon, França

Desporto: Vencedor: Alessandro Grassani, Itália pela série Boxe Against Violence: The Female Boxers Of Goma

2º Kohei Ueno, Japão / 3º Thomas Nielsen, Dinamarca

Natureza Morta: Vencedor: Nicolas Gaspardel & Pauline Baert, França pela série Yuck

2º Yiming Zhang, China Continental / 3º Cletus Nelson Nwadike, Suécia


Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto - Christy Lee Rogers, USA

O concurso Aberto celebra o poder das imagens individuais. As imagens vencedoras são selecionadas pela sua capacidade de comunicar uma narrativa visual notável, junto com excelência técnica. Selecionada dos dez vencedores do concurso Aberto, como a imagem independente mais cativante, a fotógrafa Havaiana Christy Lee Rogers, de Nashville, é nomeada a melhor fotógrafa do ano pelo seu trabalhoHarmony, e recebe o prêmio de US $5.000 (USD). Rogers é uma artista internacionalmente reconhecida por usar água e iluminação nos seus trabalhos fotográficos, para criar efeitos dramáticos.

Harmony é uma imagem da série Muses da artista, que foi inspirada pela beleza e vulnerabilidade da humanidade. Nesta imagem Rogers usou os contrastes de luz, escuridão, cor, movimento e cascata de corpos subaquáticos para criar uma cena etérea que sugere a pintura Barroca.

Sobre a sua vitória, Rogers diz: “É uma honra ser reconhecida como fotógrafa, já que por muitos anos a maioria das pessoas se referiu a mim como pintora ou algo desconhecido. E sou muito grata por fazer parte da comunidade fotográfica e ganhar este bonito premio!”

Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude - Zelle Westfall, USA, idade: 18

A estudante americana Zelle Westfall, de Atlanta, foi premiada pela sua imagem Abuot, uma impressionante imagem única em resposta ao tema “Diversidade”. Ao falar do seu trabalho vencedor, Westfall disse “Abuoté minha amiga da escola e ela é uma das pessoas mais engraçadas que eu conheço. Na sociedade de hoje, com produtos de branqueamento de pele e coloração, que inundam os meios de comunicação, é importante destacar a beleza das mulheres de pele escura, as quais são frequentemente chamadas de "muito escuras". O concurso da Juventude foi aberto a todos os fotógrafos dos 12 aos 19 anos.

Fotógrafo do Ano do Concurso Estudantes - Sergi Villanueva, Espanha, Universidad Jaume I, idade: 25

O estudante Valenciano Sergi Villanueva foi escolhido pelos juízes de submissões em todo o mundo pela sua série fotográficaLa Terreta, um retrato evocativo da sua terra natal através do processo local de cultivo e colheita de laranjas. Villanueva representou a Universidad Jaume I e ganhou € 30.000 (euros) em equipamentos fotográficos da Sony para a instituição.

Contribuição excecional para a fotografia - Nadav Kander

Reconhecido como um dos principais fotógrafos contemporâneos do mundo, o artista Nadav Kander, de Londres, é considerado um dos fotógrafos de maior sucesso da sua geração. Os seus trabalhos cobrem uma grande variedade de géneros, desde paisagens atmosféricas até retratos de celebridades e os prémios reconhecem Kander pela sua contribuição versátil, poderosa e cuidadosa ao meio.

As notícias dos vencedores gerais juntam-se ao anúncio de março dos dez vencedores do concurso Aberto de 2019 e dos 62 vencedores do Prémio Nacional, para completar os anúncios dos Prémios de 2019. Todas as imagens vencedoras, selecionadas e elogiadas podem ser vistas na Exposição Sony World Photography Awards de 2019, em Somerset House, Londres, de 18 de abril a 6 de maio, antes de uma tour mundial.

www.worldphoto.org/2019exposição


Sony World Photography Awards

O objetivo do Sony World Photography Awards é estabelecer uma plataforma para o desenvolvimento contínuo da cultura fotográfica. Os Prêmios fazem isso reconhecendo grandes avanços na fotografia através do prémio Outstanding Contribution to Photography, bem como ao encontrar e promover novos talentos do futuro, seja no concurso Profissional, Aberto, Juvenil ou Estudantil. A Sony está comprometida em apoiar a fotografia global. Isto é demonstrado não apenas através dos prémios, mas também pelo seu significativo programa de subsídios que oferece aos vencedores selecionados do concurso Estudantil US $3.500 (USD) e do concurso Profissional US $7.000 (USD) para desenvolver projetos pessoais. O Sony World Photography Awards de 2020 abre para inscrições a 1 de junho de 2019. Todas as inscrições são gratuitas em www.worldphoto.org

Para mais informação, contacte:

Press team, World Photography Organisation
press@worldphoto.org/ +44 (0) 20 7886 3043 / 3049

Notas para os Editores

Todas as imagens vencedoras e finalistas estão disponíveis para download para publicação em www.worldphoto.org/press

Judges - 2019 Sony World Photography Awards

● Competição Profissional: Mike Trow (Presidente), editor, fotógrafo, consultor / Erin Barnett (Diretor de Exposições e Coleções, Centro Internacional de Fotografia, EUA) / Brendan Embser (Editor-Chefe, Aperture, EUA) / Emma Lewis (Juiz e Assistente Curador, Tate, Reino Unido) / Liu Heung Shing (Fundadora do Centro de Fotografia de Xangai, China) / Isabella van Marle (Chefe do Artist & Gallery Relations, Unseen Amsterdam, Países Baixos)

● Concursos Aberto, Juventude e Nacional: Rebecca McClelland, diretora de fotografia e chefe de produção artística da Saatchi Saatchi & Prodigious (Reino Unido).

● Concurso de Estudantes: Jason Baron(diretor criativo de fotografia, BBC Creative), Bruno Bayley (editor-gerente, Magnum Photos) e Jeff Hamada(fundador e editor, BOOOOOOOM).


Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. Com presença em mais de 180 países, pretendemos aumentar o nível de diálogo em torno deste tema, através da celebração das melhores fotografias e dos melhores fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS,feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia.Para mais informações, consulte www.worldphoto.org

A Sony Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. De jogos e serviços de rede a música, fotos, eletrónica, semicondutores e serviços financeiros – a intenção da Sony é encher o mundo de emoções, através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: http://www.sony.net/

A Sony Imaging Products & Solutions Inc. é uma sociedade subsidiária integral da Sony Corporation responsável pelos seus produtos de imagem e soluções de negócios, desde câmaras de consumo, soluções com um foco em produtos para difusão e profissionais, até aos negócios na área médica.

Ficheiros anexados

Documento do Word