Seguir Sony Portugal

PLAY TIME. AS NOVIDADES DA SONY NA CES 2014

Comunicado de imprensa   •   Jan 07, 2014 01:00 WET

As mais recentes tecnologias de eletrónica de consumo da Sony, em exposição na CES 2014, têm algo para todos: desde televisores 4K da mais alta resolução até câmaras para todos os gostos e smartphones que redefinem as comunicações móveis e mesmo um novo conceito para estilos de vida ativos: a experiência SmartWear. Dando continuidade ao seu compromisso de reinventar sempre a experiência do consumidor, a gama Sony para a CES 2014 está focalizada num tema central: "Play".

"A palavra inglesa "Play" tem múltiplos significados e traduções, podendo referir-se a jogar jogos, a reproduzir música, a ver ou a praticar desporto ou mesmo a carregar na tecla "play" do seu dispositivo preferido – acima de tudo, significa diversão", afirma Mike Fasulo, Presidente e COO da Sony Electronics. "Os nossos novos produtos foram criados para estar com os consumidores, otimizando o prazer proporcionado pelas suas atividades preferidas. Representam a essência do que impulsiona a Sony para a frente, combinando tecnologia e emoção, para inspirar o tipo de entusiasmo que só a Sony pode suscitar."

Na CES 2014, a Sony está a combinar produtos, conteúdos e serviços online, de modo a criar experiências de entretenimento imersivas e dinâmicas -- dentro e fora de casa.

Televisores e conteúdos 4K
O ecossistema 4K da Sony inclui todos os aspetos de captação, produção e reprodução de conteúdos, com novos televisores de vários tamanhos, o primeiro leitor multimédia e serviço de transferência 4K do mundo e câmaras de vídeo 4K dirigidas ao consumidor. Na CES 2014, a Sony destaca os progressos em cada uma destas áreas.

A gama de televisores BRAVIA 4K Ultra HD da Sony está a expandir-se, encabeçada pelo emblemático X95 de 85 polegadas. Dispõe da tecnologia X-tended Dynamic Range PRO, com um algoritmo de retroiluminação único que possibilita uma gama dinâmica de brilho muito mais ampla, com picos mais intensos e pretos mais profundos.

À gama BRAVIA 4K Ultra HD junta-se a série X9, com um estilo "Wedge" que poupa espaço, quer esteja instalado sobre um suporte ou na parede, e melhora o desempenho graças ao woofer, ao tweeter e ao subwoofer integrados, para um som mais rico e envolvente.

Juntamente com os novos modelos Sony BRAVIA 4K da série X85, todos os televisores BRAVIA 4K para 2014 integram o descodificador de hardware HEVC 60P 4K da Sony, para facilitar a reprodução de novas formas de conteúdos 4K.

A Sony também apresenta quatro novos televisores BRAVIA Full HD, com novos tamanhos de ecrã, novas opções de visualização e maior interatividade, estando cada televisor equipado com o motor de imagem X-Reality™ PRO da Sony, para oferecer imagens mais precisas e realistas.

Para proporcionar aos consumidores ainda maior variedade de escolha de conteúdos 4K, a Sony está a trabalhar em conjunto com diversos fornecedores de conteúdos, incluindo a 500px (para fotografias) e o YouTube, entre outros. A Sony também está a aprofundar a sua colaboração com o Netflix, de modo a disponibilizar conteúdos 4K atrativos para os televisores BRAVIA, e a expandir o seu serviço PlayMemories Online para televisores BRAVIA em mais de 27 países e regiões.

Imagem digital

A criação de conteúdo também é uma parte fundamental da experiência do utilizador Sony. Durante o ano que passou, a Sony realizou progressos significativos no campo da imagem digital, desde a série QX de câmaras tipo lente até às câmaras full frame compactas com lentes amovíveis α 7/α 7R e à câmara de lente fixa RX10.

Uma novidade presente na CES é a α 5000 da Sony, a menor e mais leve câmara APS-C com lentes amovíveis. Este modelo sem espelho combina uma imagem de alta qualidade com capacidades Wi-Fi e NFC, sendo perfeito para entusiastas da fotografia que pretendam uma câmara pequena, bem como para fotógrafos de ocasião que pretendam melhorar o seu desempenho. A família de aplicações PlayMemories Camera Apps da Sony otimiza ainda mais a sua experiência fotográfica através de uma crescente gama de aplicações gratuitas ou pagas, oferecendo novos efeitos criativos e utilitários.

Quanto a câmaras de vídeo, à Handycam FDR-AX1E 4K da Sony junta-se agora a FDR-AX100E, um modelo aproximadamente 75% menor e 66% mais leve, para captar confortavelmente com uma só mão. Esta nova câmara de vídeo dispõe de um sensor de imagem CMOS tipo 1 polegada retroiluminado e de um processador de imagem BIONZ X, para uma melhor qualidade de imagem, mesmo com pouca luz. A sua lente ZEISS de grande diâmetro está otimizada para a captação de filmes e as capacidades Wi-Fi e NFC permitem que os utilizadores se liguem rápida e facilmente a outros dispositivos, como smartphones e tablets. A câmara de vídeo também pode converter conteúdos 4K para formatos de qualidade inferior.

A nova câmara Action Cam da Sony (modelo HDR-AS100VR) dispõe de um motor de processamento de imagem BIONZ X, de uma nova lente e de um novo sensor de imagem, o que se traduz numa qualidade de imagem significativamente melhor e numa elevada taxa de fotogramas, para a captação de vídeo em câmara lenta. O mais recente modelo é resistente a salpicos mesmo sem a caixa em separado. Uma nova função permite que os utilizadores controlem até cinco câmaras HDR-AS100V com o telecomando Live-View e gravem em simultâneo com todas, para obter uma imagem de vista múltipla. A função de telecomando também é compatível com outros produtos de imagem digital da Sony, como as gamas α, QX, Handycam e Cyber-shot.

Ensaios com novas tecnologias

A Sony também apresenta duas novas tecnologias, ainda em fase de protótipo, que alargam ainda mais o conceito "Play".

O sensor Head Tracker (seguimento da cabeça) é fixado à parte de trás do visualizador pessoal HMZ-T3W da Sony e deteta os movimentos da cabeça do utilizador, alterando a visualização da esquerda para a direita ou para cima e para baixo. Com o Head Tracker, os consumidores podem ver os vídeos captados com a Action Cam, visualizando-os de diferentes ângulos com um simples movimento da cabeça.

A outra nova tecnologia em fase de protótipo, exposta na CES, é o Tennis Sensor (sensor para ténis). Este sensor é fixado a uma raquete de ténis e permite analisar e registar as pancadas de ténis do utilizador e informações como a velocidade da raquete, a rotação e a velocidade da bola, para posterior visualização num smartphone.

Áudio

O áudio sempre esteve no âmago da Sony desde que a empresa foi criada e, no ano passado, a introdução do áudio de alta resolução veio confirmar que esta tradição se mantém viva e vibrante. Na CES, a Sony demonstra a sua família de áudio de alta resolução, liderando este caminho em termos de inovação e assumindo-se como uma referência para a indústria revelando novos produtos como o Walkman® ZX1, as colunas wireless SRS-X9, colunas para casa e para computador e sistemas de cinema em casa.


Sony Mobile

A CES apresenta uma grande diversidade de inovações da Sony no campo da mobilidade, com base no sucesso do seu emblemático smartphone Xperia Z.

O Xperia Z1 estará agora disponível nos Estados Unidos, em colaboração com o parceiro da Sony, a T-Mobile. A novidade da série Xperia é o Xperia Z1s, dotado das avançadas tecnologias de câmara da Sony também disponíveis no Xperia Z1, incluindo "Lente G", "Exmor RS para telemóvel" e "BIONZ para telemóvel".

O smartphone Xperia Z1s oferece aos consumidores novas formas de desfrutar da câmara do smartphone, com novas aplicações Social Camera, incluindo a recém-adicionada desfocagem do fundo, para proporcionar maior criatividade fotográfica. Este é o primeiro smartphone a dispor da nova aplicação PlayStation®App pré-instalada, para desfrutar à distância e num segundo ecrã de experiências de jogo PS4. Os consumidores poderão beneficiar da rede 4G LTE ultrarrápida da T-Mobile para transferir filmes e fazer streaming de música.

Para uma opção de menores dimensões, o novo modelo Xperia Z1 Compact da Sony junta todas as funções e tecnologias do Z1 num prático dispositivo que cabe na palma da mão, disponível em quatro cores expressivas, com uma família de mais de 130 inovadores acessórios dotados de NFC.

Mudar para a plataforma Xperia nunca foi tão fácil com o Xperia Transfer Mobile - uma solução rápida e fácil para transferir contactos, música, fotografias, aplicações e muito mais, a partir de telefones Android e iOS, sem que seja necessário um computador.

Além de smartphones, a Sony está a definir uma nova visão da experiência SmartWear, incluindo uma gama de produtos SmartWear, com smartphones Xperia da Sony, e uma nova aplicação Lifelog.

O primeiro produto da gama será o "SmartBand", através do qual os consumidores poderão registar atividades diárias, representadas visualmente na aplicação Lifelog da Sony.

"Os utilizadores podem recordar o passado, aproveitar ao máximo o presente e planear o futuro", afirmou Kunimasa Suzuki, responsável executivo, EVP, e Presidente e CEO da Sony Mobile Communications. "As experiências SmartWear demonstram que a vida é muito mais que o número de passos que se dá; para além do movimento, é também o entusiasmo. Entretenimento e informação; a forma como nos sentimos e o que fazemos. É emocionar e, sobretudo, sentirmo-nos emocionados."

Recorrendo a software e hardware abertos, a Sony está a criar novas parcerias no mercado, de modo a oferecer aos consumidores maior diversidade de escolha e a desenvolver permanentemente a experiência SmartWear.

Com a expansão do mundo 4K e dos conteúdos 4K, com a iniciativa do áudio de alta resolução, apoiada por toda a indústria, para oferecer sons de outras formas, com novos dispositivos de imagem digital e com vários dispositivos portáteis que os consumidores podem usar, colocar no bolso ou fixar – na CES 2014, a Sony demonstra que o conceito "Play" é para ser levado a sério.