Seguir Sony Portugal

O "álbum" está vivo e de boa saúde na era da transferência de faixas únicas e da cultura da "lista de reprodução"

Comunicado de imprensa   •   Nov 21, 2014 00:00 WET

Os amantes da música estão a exigir uma maior qualidade à sua música, enquanto, pela primeira vez, as vendas do Áudio de Alta Resolução excedem as dos formatos convencionais

  • 84% dos consumidores afirmam que preferiam ouvir um álbum completo de seguida, caso fosse em Áudio de Alta Resolução
  • Os números dos consumidores refletem estes dados, já que, desde abril de 2014, as transferências de Áudio de Alta Resolução tiveram um aumento de 11%, situando-se nos 53%
  • Em setembro de 2014, pela primeira vez, o Áudio de Alta Resolução representou mais de metade de todas as receitas de transferências
  • Estatísticas reveladas pela Sony Europe durante a apresentação da sua mais recente gama de produtos de Áudio de Alta Resolução

Apesar do anunciado "declínio do álbum", uma pesquisa da divisão de eletrónica de consumo da Sony Europe e do serviço de transferência de música Qobuz constatou que as vendas de álbuns estão a ter um forte desempenho graças, em parte, à introdução de novos formatos digitais de qualidade superior em que podem ser ouvidos.

Quase metade (49%) dos utilizadores que transferem músicas dizem ouvir, frequentemente, álbuns completos de seguida, em vez de listas de reprodução de diferentes artistas ou faixas únicas. Um em cada quatro desses utilizadores que transferem música (24%) ainda compra entre cinco a dez álbuns, durante um período de três meses.

Uma parte da explosão das transferências de álbuns digitais foi impulsionada pela disponibilidade de catálogos de músicas atuais e antigos. As estatísticas mostram que, sempre que a versão de Áudio de Alta Resolução de um álbum está disponível, 84% dos consumidores escolhem esta opção em detrimento de um single comprimido. Com artistas como Michael Jackson, Daft Punk e Alt-J a dominar as tabelas de álbuns em Alta Resolução, está a tornar-se cada vez mais invulgar não disponibilizar este formato.

O Áudio de Alta Resolução está relacionado com a codificação e reprodução da música, utilizando frequências de amostragem mais elevadas que um CD. Os artistas gravam, normalmente, os seus álbuns em Alta Resolução (24 bits/96 kHz) no estúdio e, após a remistura, as faixas são comprimidas para a qualidade de CD e de transferência (16 bits/44,1 kHz). Com um som de qualidade de estúdio de gravação, reproduzido pelos produtos de Áudio de Alta Resolução, os utilizadores ficam mais próximos que nunca da gravação original e podem desfrutar da música tal como o artista pretendia.

Simultaneamente, o retalhista de música pan-europeu Qobuz, especialista em Áudio de Alta Resolução, anunciou que, em setembro de 2014, as vendas de faixas e álbuns no formato de Áudio de Alta Resolução ultrapassaram, pela primeira vez, as das transferências de baixas resolução. As vendas totais de Áudio de Alta Resolução contabilizaram 53% de todas as transferências, contra os 11% registados em abril de 2014.

Este resultado foi impulsionado pela maior disponibilidade de músicas em Áudio de Alta Resolução, enquanto o número total de álbuns disponíveis aumentou de 1500 em 2013 para 26 000 atualmente – com os principais artistas a remisturar o seu catálogo de músicas antigo para ser disponibilizado neste formato e a lançar novos álbuns já em alta resolução.

Tom Smith da banda indie Editors, que irá lançar os seus álbuns mundialmente aclamados "In this light and on this evening" e "The weight of your love", pela primeira vez, em Áudio de Alta Resolução a 19 de novembro, está contente por os fãs poderem aproximar-se da música tal como o artista pretendia: "Eu acho espetacular que haja essa oportunidade para os fãs que desejam ouvir a música com maior profundidade. Como músico, saber que os ouvintes podem mergulhar na profundidade sonora das minhas gravações, se assim o desejarem, é definitivamente um bom sinal.

"O Áudio de Alta Resolução oferece ao ouvinte a oportunidade de se aproximar do momento da gravação, ficando mais perto da visão do artista do que anteriormente."

Alberto Ayala, Diretor de Visão e Som na Sony Europe, comenta: "Os hábitos de consumo estão a mudar à medida que a "geração da lista de reprodução" assume o controlo da sua própria experiência de audição. Contudo, existem sinais de que o áudio de qualidade de estúdio pode ser um fator-chave na inversão desta tendência, uma vez que 84% dos inquiridos afirmaram que preferiam ouvir álbuns completos se pudessem fazê-lo em Áudio de Alta Resolução, da forma que foram originalmente gravados.

"Na Sony, continuamos a lançar os mais recentes produtos de Alta Resolução no mercado, enquanto a audição de música na sua melhor e original qualidade se torna no centro das preferências dos consumidores. Acreditamos que o álbum tem um papel importante a desempenhar nas gerações futuras e esperamos que a Alta Resolução ajude a manter esta ênfase."

A Sony, uma das primeiras marcas a disponibilizar aos consumidores produtos compatíveis com Áudio de Alta Resolução em toda a sua gama de produtos áudio, lançou recentemente uma gama de auscultadores e novos Walkman® que reproduzem a música, tal como o artista o pretendia originalmente.

O leitor de música digital de Áudio de Alta Resolução mais pequeno e leve do mundo, o requintado Walkman® NWZ-A15 envolve os amantes de música num mundo de som intenso e repleto de detalhes, adicionando características verdadeiramente audiófilas aos leitores de áudio portáteis. Os auscultadores MDR-1ADAC incluem um amplificador DAC USB integrado que converte o sinal da saída digital numa saída analógica para a amplificação. O resultado é um som otimizado. Ouça tudo e sinta mais com o Áudio de Alta Resolução da Sony.

Acerca de Sony:

Com a oferta de uma experiência de entretenimento integrado, através dos seus produtos de eletrónica, mobilidade, música, imagem e jogos, bem como através da Sony Entertainment Network, a Sony está numa posição única para se afirmar como uma das marcas de consumo líderes no mundo. A Sony é reconhecida pelos seus produtos multimédia nos mercados para consumidores e profissionais, tais como o televisor LCD BRAVIA™ de alta definição (HD), a câmara digital Cyber-shot™, a câmara de vídeo Handycam®, a câmara digital SLR "α" (Alpha), o Tablet Xperia™ e o leitor de MP3 Walkman®, bem como os seus computadores portáteis VAIO™ e o equipamento profissional de transmissão HD 3D. Para mais informações sobre a Sony em Portugal, visite www.sony.pt, Sony Europe visite www.sony-europe.com. Para mais informações sobre a Sony Corporation, visite www.sony.net "Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "Xperia" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.