Seguir Sony Portugal

Mary Ellen Mark homenageada nos Sony World Photography Awards

Comunicado de imprensa   •   Abr 14, 2014 07:00 WEST

Foi hoje anunciado que a fotógrafa norte-americana Mary Ellen Mark receberá o prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards 2014.

Mundialmente conhecida pela sua fotografia documental e pelos seus retratos impressionantes, Mary Ellen receberá o seu prémio na cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards a realizar-se em Londres, quarta-feira 30 de abril de 2014.

Uma retrospetiva especial do trabalho de Mary Ellen estará exposta na Somerset House, de 1 a 18 de maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2014. Uma seleção adicional de imagens será publicada na edição de 2014 do livro dos vencedores dos Sony World Photography Awards.

Mary Ellen Mark é reconhecida como um dos fotógrafos mais influentes do mundo e o seu trabalho tornou-se numa referência de excelência na área da fotografia documental.

No início de carreira, trabalhou como fotógrafa freelance, frequentemente em gravações de filmes, e ao longo de quatro décadas o seu trabalho obrigou-a a viajar bastante. O seu trabalho carateriza-se por uma vontade constante de produzir imagens que reflitam um elevado grau de humanismo e de captar e reconhecer pessoas que vivem à margem da sociedade.

A trabalhar principalmente a preto e branco, Mary Ellen envolve-se profundamente nas suas histórias e mantém o contacto com as pessoas que fotografa, regressando várias vezes após a conclusão do seu ensaio fotográfico inicial.

A propósito do prémio, Mary Ellen comenta: "Estou muito grata por receber a distinção de Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards. Estou numa lista de pessoas de elevado prestígio – essas pessoas estão entre os meus fotógrafos favoritos."

Mary Ellen publicou 18 livros e o seu décimo nono, Man and Beast: Photographs from Mexico and India (University of Texas Press) será lançado esta primavera.

Astrid Merget, Diretora Criativa da World Photography Organisation, comenta: "Mary Ellen é sinónimo de nada menos que excelência e é para nós uma honra entregar-lhe este prémio. Após uma conversa com dezenas dos seus colegas e críticos, ficou claro que a Mary Ellen deixou uma marca permanente na nossa indústria. Ela é extremamente empenhada e consistente no seu trabalho e irá mostrar-nos muito mais nos próximos anos."

Mary Ellen Mark receberá o seu prémio quarta-feira 30 de abril na Cerimónia de Gala dos Sony World Photography Awards 2014. Na mesma noite, serão anunciados os vencedores das categorias profissionais e o vencedor geral do prémio L’Iris d’Or / Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards.

Juntamente com o trabalho de Mary Ellen na exposição, estarão também expostos os fotógrafos vencedores e pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2014, bem como dois novos conjuntos de trabalhos exclusivos, comissariados pela Sony, para o seu novo programa Embaixadores da Imagem Global. Este trabalho inclui a estreia britânica do reconhecido fotógrafo franco americano William Klein, com o seu novo conjunto de trabalhos "Brooklyn" – um marco de referência para Klein, que, pela primeira vez, produziu um trabalho totalmente com câmaras digitais. Também estará presente uma exposição coletiva da agência fotográfica internacional, Panos Pictures, que apresentará projetos em curso realizados por cinco fotógrafos da Panos, espalhados por todo o mundo.

Os bilhetes para a exposição podem ser reservados em www.worldphoto.org/2014exhibition

Uma seleção adicional de imagens de Mary Ellen Mark pode ser vista na edição de 2014 do livro dos Sony World Photography Awards. O livro custa £29.95 e pode ser comprado em www.worldphoto.org ou na exposição.


As imagens de Mary Ellen Mark podem ser transferidas a partir de
press.worldphoto.org

Para se registar como membro da imprensa, aceda a press.worldphoto.org/register


Para mais detalhes, contacte:

Lígia Mendonça, Sony Portugal

+351 218 912 000 / ligia.mendonca@eu.sony.com

Kristine Bjørge, PR Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049/ + 44 (0) 7557 261 537 / kristine@worldphoto.org