Seguir Sony Portugal

A câmara revolucionária Alpha 1 marca uma nova era na imagem profissional

Comunicado de imprensa   •   Jan 26, 2021 15:37 WET

A Alpha 1 oferece uma combinação de resolução, velocidade e desempenho de vídeo sem precedentes, proporcionando aos profissionais um novo sensor de imagem full-frame de alta resolução com 50,1 megapíxeis, captação de alta velocidade de até 30 fotogramas por segundo, vídeo 8K 30p e muito mais


  • Novo sensor de imagem CMOS Exmor RS™ full-frame empilhado de 50,1 megapíxeis (efetivos aprox.) associado a um motor de processamento de imagem BIONZ XR™ atualizado, com oito vezes mais poder de processamento[i]
  • Captação contínua, sem blackout, a até 30 fotogramas por segundo[ii]
  • A rápida leitura do sensor permite até 120 cálculos AF/AE por segundo[iii], o dobro da velocidade da Alpha 9 II, mesmo durante a captação contínua de 30 fps
  • Visor eletrónico OLED Quad-XGA tipo 0,64 de 9,44 milhões de pontos (aprox.) com a primeira taxa de atualização de[iv] 240 fps do mundo
  • Obturador eletrónico silencioso e sem vibrações
  • A primeira captação antioscilação do mundo[v] com obturador mecânico e eletrónico
  • Sincronização de flash do obturador eletrónico[vi] até 1/200 s pela primeira vez na série Alpha™
  • A sincronização de flash de obturador mecânico mais rápida do mundov de até 1/400 s
  • Gravação de vídeo XAVC HS 8K 30p[vii] 4:2:0 de 10 bits com sobreamostragem de 8,6K para um nível de detalhe e de resolução extraordinário, bem como capacidade de gravação de filmes 4K 120p[viii] 4:2:2 de 10 bits
  • Gama dinâmica alargada de 15 níveis para fotografias[ix] e 15+ níveis para vídeos[x]
  • Real-time Eye AF (focagem automática) melhorada para humanos e animais e novo Real-time Eye AF para pássaros[xi], bem como Real-time Tracking que mantém automaticamente uma focagem precisa
  • Estabilização de imagem ótica de 5 eixos integrada para uma[xii] velocidade do obturador de 5,5 incrementos
  • Matriz de cores S-Cinetone conforme visto nas FX9 e FX6para oferecer um aspeto cinematográfico expressivo
  • Suporte de fluxo de trabalho profissional com o Wi-Fi integrado mais rápido da indústria[xiii], SuperSpeed USB de 10 Gbps, Ethernet 1000BASE-T e muito mais

A Sony, líder global em tecnologia de sensores de imagem e em imagem digital, anunciou a chegada da nova câmara revolucionária full-frame mirrorless Alpha 1 afirmando o seu compromisso de liderar a indústria com uma combinação incrível de novas funções inovadoras.

A câmara mais inovadora e tecnologicamente avançada que a Sony alguma vez lançou, a Alpha 1combina alta resolução e um desempenho de alta velocidade a um nível nunca antes atingido no mundo das câmaras digitais. Com um novo sensor de imagem Exmor RS™ full-frame empilhado de 50,1 megapíxeis, até 120 cálculos AF/AE por segundo, vídeo 8K 30p 4:2:0 de 10 bits e muito mais, a Alpha 1 permitirá aos criadores captarem aquilo que nunca conseguiram antes.

"Estamos sempre a ouvir os nossos clientes, a desafiar a indústria a trazer novas inovações para o mercado que vão muito além das suas expetativas", afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital, Sony Europe. "A Alpha 1 ultrapassa todas as barreiras existentes, estabelecendo uma nova fasquia para o que os criadores podem atingir com uma única câmara. O que mais nos entusiasma – mais do que as inúmeras características do produto – é a capacidade da Alpha 1 captar aquilo que nunca foi captado anteriormente. Esta câmara revela um novo mundo de possibilidades criativas, tornando o que era previamente impossível em algo possível."

O sensor de imagem recém-desenvolvido inclui uma memória integral e trabalha em conjunto com um motor de processamento de imagem BIONZ XR melhorado, permitindo-lhe captar continuamente imagens de 50,1 megapíxeis a uma velocidade impressionante de 30 fps, com até 120 cálculos AF/AE por segundo. As capacidades de captação da Alpha 1 são otimizadas ainda mais por um visor eletrónico OLED Quad-XGA de 9,44 milhões de pontos, com uma taxa de atualização de até 240 fps[XIV], garantindo a ausência de blackout. Além disso, em estreia numa câmara da série Alpha, está disponível a gravação de vídeos 8K 30p 4:2:0 de 10 bits. A Alpha 1 também permite a gravação de vídeo 4K 120p / 60p 4:2:2 de 10 bits e inclui cor S-Cinetone. A Alpha 1 inclui ainda funções que ajudam os utilizadores profissionais com um fluxo de trabalho mais rápido, incluindo uma velocidade de transferência FTP sem fios 3,5 vezes mais rápida[XV] e muito mais.


Resolução e velocidade sem precedentes

Captação contínua a até 30 fotogramas por segundo

A Alpha 1 capta momentos que de outra forma se perderiam graças ao seu desempenho de alta velocidade, oferecendo a qualquer fotógrafo a velocidade de que necessita para captar objetos de movimento rápido. A leitura de alta velocidade do sensor de imagem de 50,1 megapíxeis e uma grande memória intermédia tornam possível a captação de 155 imagens RAW full-frame comprimidas[XVI] ou 165 imagens JPEG full-frame[XVII]a até 30 fotogramas por segundo com o obturador eletrónico, enquanto mantém o seu máximo desempenho de seguimento AF e AE[XVIII].

A uma velocidade de cálculo impressionante de até 120 AF/AE por segundo, a Alpha 1 consegue manter a focagem com uma elevada precisão, mesmo em caso de objetos de movimento rápido. Pode ajustar automaticamente a exposição, mesmo com alterações súbitas de brilho, com uma latência de resposta AE tão reduzida como 0,033 segundos ii.

Visor eletrónico avançado com a primeira taxa de atualização do mundoiv de 240 fps

Para complementar a capacidade da câmara captar imagens a uma velocidade sem precedentes, o visor da Alpha 1 oferece a primeira taxa de atualização do mundoiv de 240 fpsxiv, para uma visualização ultrassuave. O visor não sofre um blackout quando se define a exposição proporcionando uma visão ininterrupta e permitindo um enquadramento e seguimento fluidos, mesmo durante a captação contínua. O ecrã OLED Quad-XGA tipo 0,64 de alta definição com 9,44 milhões de pontos (aprox.) e uma ótica refinada oferecem a mais alta resolução da sua classeiv. Também proporciona uma ampliação do visor de 0,90x[XIX], um campo de visão diagonal de 41° e um ponto ocular de 25 mm de altura para uma visualização nítida e de baixa distorção, de canto a canto.

Focagem automática avançada

A Sony continua a superar os limites da tecnologia de focagem automática com a introdução da Alpha 1, que consegue seguir facilmente objetos complexos e de movimento rápido, com uma elevada precisão. A câmara integra 759 pontos de deteção de fases num sistema AF de deteção de fases de plano focal de alta densidade, que cobrem aproximadamente 92% da área da imagem, garantindo precisão e focagem infalíveis em ambientes onde a focagem poderá ser difícil.

A Real-time Eye AF avançada da Sony melhora o desempenho da deteção em 30% relativamente ao sistema anteriori, graças ao potente motor de processamento de imagem BIONZ XR. Esta função assegura uma deteção precisa e fiável, mesmo quando o sujeito desvia o olhar da câmara. Além da Real-time Eye AF para humanos e animais, a Alpha 1 utiliza uma tecnologia de reconhecimento de objetos de nível superior para oferecer a Real-time Eye AF para avesxi, uma estreia nas câmaras da série Alpha. Os algoritmos otimizados asseguram que o seguimento é mantido mesmo se um pássaro imóvel começar subitamente a voar, ou o enquadramento de repente se alterar[XIX].

A Alpha 1 também dispõe do Real-time Tracking baseado em IA, que mantém automaticamente uma focagem precisa. Um algoritmo de reconhecimento de objetos utiliza dados de cor, padrão (luminosidade) e distância dos objetos (profundidade), para processar a informação espacial em tempo real e a alta velocidade.

Obturador eletrónico silencioso e sem vibrações

A leitura de alta velocidade do novo sensor de imagem permitiu reduzir o rolamento do obturador em até 1,5 vezes durante a captação de fotografias, quando comparada com a Alpha 9 II. Oferece ainda uma captação contínua antioscilação silenciosa com um obturador eletrónico, pela primeira vezv no mundo. O obturador eletrónico[XXI] funciona de forma silenciosa, sem ruídos mecânicos, e não produz vibrações. Agora, é possível obter uma captação contínua mais simples, mesmo em condições de luminosidade desafiantes com iluminação fluorescente ou outro tipo de iluminação artificial propenso a oscilações. E, pela primeira vez numa câmara Alpha, é possível uma sincronização de flash com o obturador eletrónico de até 1/200 s[XXII]. As vantagens do obturador eletrónico podem agora tornar-se realidade, mesmo ao utilizar um flash, para uma versatilidade de captação amplamente alargada.

Sistema de obturador de acionamento duplo para uma sincronização de flash de 1/400 s

A Alpha 1 oferece a mais alta velocidade de sincronização de flash do mundov de 1/400 s com obturador mecânico, tornando ainda mais fácil a captação de ação dinâmica. Além de uma cortina do obturador em fibra de carbono, a Alpha 1 inclui o sistema de obturador de acionamento duplo recém-desenvolvido, com um atuador de acionamento eletromagnético e por mola, para oferecer simultaneamente um elevado nível de durabilidade e leveza.

Melhorias para uma captação de alta resolução

Mesmo com a grande quantidade de píxeis deste sensor, a Alpha 1 oferece uma elevada sensibilidade com ruído reduzido, bem como 15+ incrementos de gama dinâmica para vídeos e 15 incrementos para fotografias, para gradações suaves e naturais desde sombras até realces, graças ao seu sistema de processamento de última geração, ao longo de uma ampla gama de sensibilidade ISO de 100-32 000 (expansível até 50-102 400, durante a captação de fotografias).

Além disso, a nova câmara apresenta o modo "Pixel Shift Multi Shooting" que cria composições até 16 imagens de resolução total. Neste modo, a câmara desloca o sensor com precisão em incrementos de um ou meio píxel, de modo a captar 16 imagens independentes com desvio de pixel que contêm um total de 796,2 milhões de píxeis de dados, posteriormente convertidos numa imagem de 199 milhões de píxeis (17 280 x 11 520 píxeis) através da aplicação de desktop Imaging Edge™. Com uma sincronização de flash de até 1/200 s neste modo, é ideal para fotografar arquitetura, arte ou qualquer outro objeto de natureza morta, com um nível de detalhe e precisão de cor verdadeiramente impressionante. 

Qualidade de vídeo profissional

Captação de vídeos 8K de alta resolução

Pela primeira vez numa câmara Alpha, a Alpha 1 oferece gravação XAVC HS 8K 30p 4:2:0 de 10 bits com uma sobreamostragem de 8,6K para uma resolução extraordinária. Associada à tecnologia de focagem automática, gradação e reprodução de cor aclamadas da Sony, a Alpha 1 ajudará o utilizador a concretizar a sua visão criativa com os detalhes mais precisos. A sua gravação de vídeos 8K também pode ser utilizada para uma edição 4K flexível durante a fase de pós-produção.

Suporte de vários formatos de vídeo para profissionais

A Alpha 1 oferece uma gravação 4K integrada a até 120 fotogramas por segundoviii, que permite ao utilizador captar vídeos em câmara lenta até 5X[XXIII]. Além de suportar a gravação 4:2:2 de 10 bits, esta função pode ser utilizada com a compressão interfotogramas eficiente Long GOP ou a compressão intrafotogramas Intra (All-I) de alta qualidade.

A Alpha 1 inclui S-Cinetone, a mesma matriz de cores que produz os tons de pele e de cores altamente prestigiados das FX9 e FX6. Proporciona tons intermédios naturais, bem como cores suaves e realces magníficos, para satisfazer a crescente necessidade de uma profundidade mais expressiva. A curva de gama S-Log3 permite atingir 15+ incrementos de gama dinâmica, enquanto que as definições de espaço de cores S-Gamut3 e S-Gamut3.Cine facilitam a correspondência das gravações da Alpha 1com os vídeos captados com a câmara de cinema VENICE, FX9 e outras câmaras cinematográficas profissionais.

Estrutura dissipadora de calor

Uma estrutura dissipadora de calor única mantém as temperaturas do sensor de imagem e do motor de processamento de imagem dentro do seu intervalo de funcionamento normal, impedindo o sobreaquecimento e mantendo simultaneamente as dimensões de um corpo compacto. Isto permite gravar continuamente um vídeo 8K/30p durante aproximadamente 30 minutos[XXIV].

Suporte de captação manual

A unidade de estabilização de alta precisão e os sensores giroscópicos, bem como os algoritmos de estabilização de imagem otimizados, permitem atingir uma velocidade do obturador de 5,5 incrementos, maximizando a qualidade das imagens de alta resolução resultantes do sensor de 50,1 megapíxeis da câmara. A Alpha 1 dispõe ainda de um Modo Ativo[XXV] que oferece uma estabilização extraordinária para a captação manual de vídeos. Ao utilizar as aplicações para desktop Catalyst Browse ou Catalyst Prepare da Sony[XXVI] para a pós-produção, terá ao seu dispor uma função de estabilização de imagem precisa que utiliza metadados gerados pelos sensores giroscópicos integrados na câmara.

Outras características oferecidas pela Alpha 1 incluem: saída RAW de 16 bits[XXVII] para um dispositivo de gravação externo[VVIII] através de HDMI para a máxima flexibilidade na pós-produção, foi adicionada uma interface de áudio digital ao adaptador Multi Interface (MI) Shoe da câmara para gravações de áudio mais nítidas a partir de um microfone externo Sony compatível, leitura total de píxeis sobreamostrada de 5,8K, sem binning, para vídeos 4K de alta resolução no modo Super 35mm e muito mais.

Fluxo de trabalho melhorado comtecnologias de rede incluindo dispositivos compatíveis com conectividade 5G

A Alpha 1 foi concebida e configurada para ajudar os foto e videojornalistas e fotógrafos desportivos que necessitam de enviar fotografias e vídeos o mais rapidamente possível, com opções de conectividade avançadas. Oferece diversas funções para transferências de ficheiros rápidas e fiáveis. A LAN sem fios integrada mais rápida da indústriaxiii permite a comunicação nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz[XXIX]com duas antenas, para garantir comunicações fiáveis. A banda 5 GHz inclui o suporte 2x2 MIMO (IEEE 802.11a/b/g/n/ac) que proporciona uma velocidade de transferência FTP sem fios 3,5 vezes mais rápida que a Alpha 9 II - uma vantagem notável para fotógrafos de informação e desporto que necessitam de enviar os seus trabalhos com uma velocidade fiável. A câmara inclui ainda um conector USB Type-C® para suportar a transferência de dados de alta velocidade através da captação remota por PC (conectada), para um manuseamento fluido de grandes ficheiros de imagem. A Alpha 1 dispõe também de um conector LAN 1000BASE-T integrado para transferências de dados de alta velocidade estáveis, incluindo na captação remota. Suporta FTPS (File Transfer over SSL/TLS), permitindo a encriptação SSL ou TLS para uma maior segurança dos dados.

Além das imagens RAW comprimidas e não comprimidas, a Alpha 1 oferece uma compressão sem perdas eficaz e sem qualquer degradação em termos de qualidade, Lossless Compressed RAW. Inclui ainda uma nova definição da qualidade de imagem JPEG/HEIF "Light" que resulta em ficheiros mais pequenos do que a definição "Standard", permitindo um envio mais rápido para fotógrafos de informação e desporto que dependem da velocidade. Juntamente com uma gama versátil de formatos RAW e JPEG, a Alpha 1 oferece o formato HEIF (High Efficiency Image File) para gradações suaves de 10 bits que proporcionam uma reprodução mais realista do céu e dos retratos, onde a gradação subtil e natural é essencial. As imagens captadas na Alpha 1 podem ser recortadas na câmara até obter um rácio de aspeto, tamanho ou posição pretendidos, para uma utilização versátil.

A Alpha 1 também é compatível com uma ampla variedade de apps, suplementos e ferramentas. Com o Imaging Edge Mobile e o Imaging Edge Desktop[XXX], os profissionais podem transferir facilmente ficheiros RAW e ficheiros que usam uma compressão sem perdas e controlar remotamente o Touch Tracking e o Touch Focus para uma prática operação AF. O suplemento Transfer & Tagging (Ver. 1.3 ou posterior) pode converter automaticamente memorandos de voz ligados a ficheiros de imagem para texto escrito, ou transferir os ficheiros para um servidor FTP a partir de um dispositivo móvel. As aplicações para desktop Catalyst Browse/Catalyst Preparexxvi permitem aos profissionais procurar e gerir clipes de vídeo captados pela câmara da Sony. Além disso, a Remote Camera Tool[XXXI] pode alterar remotamente as definições da câmara e captar a partir de um computador ligado através de um cabo LAN. Inclui ainda várias melhorias para a Alpha 1: transferência mais rápida, resposta ao toque, ranhura dupla, suporte HEIF e muito mais.


Funcionamento fiável e fácil

Os utilizadores profissionais necessitam mais do que apenas funções e desempenho avançados. Também necessitam da fiabilidade e durabilidade exigidas de qualquer ferramenta profissional. A Alpha 1 dispõe de duas ranhuras para cartões de memória que suportam cartões UHS-I e UHS-II SDXC/SDHC, bem como os novos cartões CFexpress Type A, para uma capacidade geral superior e velocidades de leitura/escrita mais rápidas. Apresenta ainda uma estrutura duradoura em liga de magnésio, uma longa autonomia da bateria Z que pode ser ampliada com a Pega Vertical VG-C4EM (vendida separadamente), uma função de remoção de pó melhorada, uma função de fecho do obturador quando a câmara é desligada, para proteger o sensor de imagem, e uma resistência ao pó e à humidade[XXXII] que maximiza a fiabilidade em ambientes desafiantes. Inclui um conector HDMI Type-A duradouro e fiável, bem como o suporte de USB PD (Power Delivery), permitindo o fornecimento de mais energia a partir de uma fonte de alimentação externa, para que os utilizadores possam gravar durante períodos mais longos com a mínima utilização da bateria interna.

A estrutura dos menus foi revista e permite uma navegação mais fácil, enquanto a operação tátil dos menus proporciona um controlo mais rápido e intuitivo com o Touch Focus e o Touch Tracking, no seu ecrã LCD tipo 3,0 com 1,44 milhões de pontos (aprox.). Para uma fácil personalização, o subconjunto de definições de captação da câmara muda, agora, consoante o modo de captação selecionado, tornando mais fácil que nunca a utilização de diferentes definições de abertura, de velocidade do obturador e outras, para captar fotografias e vídeos.


Preços e disponibilidade

A câmara full-frame com objetiva amovível Alpha 1 estará disponível na Europa em março de 2021, por aproximadamente 7300€ (EUR).

Poderá conhecer histórias exclusivas e novos conteúdos emocionantes, gravados com a nova câmara e outros produtos de imagem da Sony, em www.alphauniverse.uk, um website criado para educar e inspirar todos os fãs e clientes das câmaras da marca α - Alpha da Sony.

Para uma cobertura detalhada do novo produto no Alpha Universe, visite este LINK.

###

Notas:

[I] Comparado com o motor de processamento de imagem BIONZ X.

[II] Modo de captação contínua "Hi+". Nos outros modos de focagem que não o AF-C, eficazes a uma velocidade do obturador de 1/125 s ou superior. No modo AF-C, eficaz a uma velocidade do obturador de 1/250 s ou superior, a taxa máxima de fotogramas contínuos depende do modo de captação e da objetiva utilizada. 20 fps máx. ao captar ficheiros RAW não comprimidos ou comprimidos sem perdas.

[III] A velocidades do obturador de 1/125 s ou superiores. O número de cálculos de AF depende da objetiva utilizada.

[IV] Em janeiro de 2021, pesquisa da Sony. Entre as câmaras full-frame mirrorless.

[V] Em janeiro de 2021, pesquisa da Sony. Entre as câmaras fotográficas digitais full-frame de objetivas amovíveis.

[VI] Até 1/200 s. A sincronização através do terminal de sincronização não está disponível para o obturador eletrónico.

[VII] Quando [APS-C S35 Shooting] está definido para [Off] durante a gravação de vídeos 4K 120p e 8K.

[VIII] Com corte de imagem de 10%.

[IX] Testes internos realizados pela Sony.

[X]Ao gravar com S-Log3. Testes internos realizados pela Sony.

[XI] Apenas fotografias.

[XII] Normas CIPA. Apenas oscilações tipo inclinação/direção. Lente Planar T* FE 50 mm F1.4 ZA. Redução de ruído de exposição longa desativada.

[XIII] Em janeiro de 2021, pesquisa da Sony. Entre câmaras fotográficas digitais com objetivas amovíveis.

[XIV] O campo de visão mantém-se nos 33° e a resolução é UXGA ao selecionar uma taxa de fotogramas de 240 fps.

[XV] 3,5 vezes mais rápida quando comparada com a Alpha 9 II.

[XVI] Modo de captação contínua "Hi+", ficheiros RAW comprimidos, cartão de memória CFexpress Type A. Testes realizados pela Sony.

[XVII] Modo de captação contínua "Hi+", cartão de memória CFexpress Type A. Testes realizados pela Sony.

[XVIII] A 20 fotogramas por segundo, os utilizadores podem captar até 238 imagens RAW full-frame comprimidas ou 400 imagens JPEG full-frame.

[XIX] Objetiva de 50 mm até ao infinito, dioptria -1m-1.

[XX] Em determinadas situações e com certos objetos, não é possível obter uma focagem precisa.

[XXI] Não é possível definir uma velocidade do obturador inferior a 0,5 s durante a captação contínua. O desempenho do seguimento e a abertura máx. variam consoante as definições e as objetivas.

[XXII] Até 1/200 s. A sincronização através do terminal de sincronização não está disponível para o obturador eletrónico.

[XXIII] Edição pós-produção e gravação no modo de gravação S&Q necessária. Os dados devem ser gravados num cartão de memória CFexpress Type A, quando a taxa de fotogramas é igual ou superior a 120 (100) fps.

[XXIV] Teste internos da Sony com [Auto Power OFF Temp.] definido para [High].

[XXV] O Modo Ativo não está disponível para a gravação 8K.

[XXVI] É necessário o Catalyst Browse™ versão 2020.1 ou posterior e o Catalyst Prepare versão 2020.1 ou posterior.

[XXVII] 8K não aplicável.

[XXVIII] Dispositivos de gravação compatíveis a anunciar.

[XXIX] As comunicações de 5 GHz podem sofrer restrições em certos países e regiões.

[XXX] É necessária a aplicação de desktop Imaging Edge (Remote/Viewer/Edit) Ver. 3.1 ou posterior para efetuar a composição das imagens.

[XXXI] É necessário o Remote Camera Tool versão 2.3 ou posterior.

[XXXII] Não garantimos 100% de resistência ao pó e à água.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos, serviços de rede, de música, filmes, eletrónica, Sensores de imagem até serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word