Seguir Sony Portugal

Fotógrafo português conquista o 3.º lugar nos Sony World Photography Awards 2015, o maior concurso de fotografia do mundo

Comunicado de imprensa   •   Abr 24, 2015 00:00 WEST

  • As imagens serão expostas na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio
  • Também foram anunciados os vencedores do prémio L’Iris d’Or/Fotógrafo Profissional do Ano, das categorias Profissionais e das categorias gerais dos Concursos Aberto, Juventude e Estudante conheça todos os vencedores em www.worldphoto.org
  • Imagens disponíveis em press.worldphoto.org ou Image.net


O Júri Honorário do maior concurso de fotografia do mundo atribuiu ao fotógrafo português, Eduardo Leal, o terceiro lugar na categoria Profissional Campanha dos Sony World Photography Awards 2015.

Eduardo Leal, um fotógrafo documental freelancer e residente em Londres, foi selecionado de entre mais de 87 000 candidaturas ao Concurso Profissional, com uma série de imagens intitulada "Plastic Trees". Este trabalho chama a atenção para o efeito dos sacos de plástico no ambiente e foi captado no Altiplano Boliviano. O anúncio foi divulgado na cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards 2015, realizada em Londres.

Na qualidade de terceiro classificado, Leal terá o seu trabalho exposto na Exposição dos Sony World Photography Awards 2015 na Somerset House, em Londres, e as suas fotografias serão publicadas na edição de 2015 do livro dos Sony World Photography Awards.

O vencedor da categoria Profissional Campanha foi o fotógrafo francês, Sebastian Gil Miranda, tendo o fotógrafo britânico, Jonathan Syer, ficado em segundo lugar.

Atualmente na sua oitava edição, os Sony World Photography Awards apresentam todos os anos os melhores trabalhos fotográficos contemporâneos do mundo, numa ampla variedade de géneros. De inscrição gratuita e aberta a fotógrafos com qualquer nível de experiência, é uma competição de peso na indústria fotográfica e atrai talentos emergentes e artistas reconhecidos.

O painel de jurados internacionais dos prémios é composto por especialistas conceituados da indústria e esta competição oferece exposição, credibilidade e reconhecimento incríveis não só aos vencedores, mas também a todos os finalistas. A edição de 2015 dos prémios registou um número recorde de candidaturas, com 183 737 imagens de 177 países, reiterando a sua posição como o maior concurso de fotografia do mundo.

Sobre o fotógrafo e a série finalista

Eduardo Leal é um fotógrafo documental freelancer, cujo trabalho incide sobretudo nas questões sociais, políticas e nas tradições da América Latina. Tem um Mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental e o seu trabalho já foi publicado em várias partes do mundo. Em 2013 e 2014, foi eleito Coup de Coeur pela l'Association Nationale des Iconographes no festival Visa pour l'Image, em Perpignan. Também em 2014, foi finalista nos prémios fotográficos de Kuala Lumpur.

Ao descrever a série "Plastic Trees", Leal afirma: "O mundo consome 1 milhão de sacos de plástico por minuto, sendo considerado pelo Livro do Guiness como "o objeto de consumo mais omnipresente no mundo", mas estes sacos de plástico tão úteis tornaram-se na principal fonte de poluição mundial.

"Infelizmente, as propriedades que tornam o saco de plástico tão útil, tais como a durabilidade, o peso e o baixo custo, também o tornam num problema, pois é facilmente descartável. Este problema é ainda mais grave nos países em desenvolvimento, onde as infraestruturas de gestão de resíduos ainda não estão totalmente desenvolvidas e as populações, que estão habituadas a deitar tudo fora, não foram educadas quanto à longa durabilidade deste material.

"Esta série, Plastic Trees, foi criada com o objetivo de chamar a atenção para este problema, focando-se na disseminação dos sacos de plástico no Altiplano Boliviano, onde milhões de sacos voam ao sabor do vento até ficarem presos nos arbustos, danificando as magníficas paisagens. Infelizmente, estas imagens não retratam um caso isolado; podem ser vistas em vários países em todo o mundo."


Hiperligações


Para mais informações, contacte:

Jill Cotton, Senior Press Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3043 / jill@worldphoto.org

Kristine Bjørge, Press Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049 / kristine@worldphoto.org

NOTAS PARA OS EDITORES:

Os vencedores dos Sony World Photography Awards 2015, anunciados a 23 de abril, são:

  • L’Iris d’Or/Fotógrafo Profissional do Ano - América
  • Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto – Armin Appel, Alemanha
  • Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude – Yong Lin Tan, Malásia
  • Fotógrafo do Ano do Concurso Estudante – Svetlana Blagodareva, Universidade Politécnica Estatal de S. Petersburgo, Rússia
  • Extraordinária Contribuição para a Fotografia – Elliott Erwitt
  • Vencedores das categorias do Concurso Profissional

o Arquitetura - Cosmin Bumbut, Roménia

o Artes e Cultura - Aristide Economopoulos, Estados Unidos

o Campanha - Sebastian Gil Miranda, França (residente na Argentina)

o Conceptual - Rahul Talukder, Bangladesh

o Questões Contemporâneas - Scott Typaldos, Suíça

o Atualidade - John Moore, Estados Unidos

o Paisagem - Simon Norfolk, Reino Unido

o Estilo de Vida - Li Fan, China

o Pessoas - Giovanni Troilo, Itália

o Retrato - Ruben Salgado Escudero, Espanha (residente em Myanmar)

o Desporto - Riccardo Bonomi, Itália

o Natureza Morta - Donald Weber, Canadá

o Viagens - Bernhard Lang, Alemanha

  • As entrevistas com os fotógrafos e os jurados estão disponíveis através da World Photography Organisation
  • No total, foram submetidas 183 737 imagens para os Sony World Photography Awards 2015: 87 505 participações no Concurso Profissional; 79 264 participações no Concurso Aberto; 6 675 no Concurso Juventude e 10 293 no Concurso Telemóvel 
  • No Concurso Profissional, os fotógrafos foram avaliados com base numa série de trabalhos (entre 3 a 10 imagens

Sobre a World Photography Organisation (WPO)

A WPO é instituição onde a fotografia é celebrada e a arte do fotógrafo reconhecida. Ao trabalhar com profissionais, entusiastas e alunos de fotografia da mesma forma, a World Photography Organisation oferece uma rede global em toda a indústria fotográfica não só para aumentar o nível de conversação em torno deste tema, mas também para aumentar a conscientização e a valorização desta forma de arte. Durante todo o ano, a WPO acolhe um conjunto inteiro de eventos do setor e públicos, incluindo: o Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e a exposição global associada; o World Photography Student Focus Programme, que inspira e trabalha com a geração futura de fotógrafos, e a Photo Shanghai, a primeira feira de arte da zona Ásia-Pacífico dedicada à fotografia. Além disso, a WPO tem uma florescente presença online através do seu website, Twitter, Facebook e Instagram e aborda as mais recentes questões do setor na sua publicação mensal online, The Magazine. Para mais informações, visite www.worldphoto.org


Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 75 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2014. Sony Global Web Site: http://www.sony.net/