Seguir Sony Portugal

Exposição Sony World Photography Awards 2014

Comunicado de imprensa   •   Abr 14, 2014 07:00 WEST

As imagens dos melhores fotógrafos contemporâneos emergentes de todo o mundo serão expostas em maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2014. Este ano, a exposição foi alargada, sendo realizada nas Alas Este e Oeste da Somerset House em Londres, o que a torna numa das maiores do género no Reino Unido.

Além dos trabalhos dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2014, as mostras especiais incluem: uma coleção da fotógrafa norte-americana Mary Ellen Mark, que recebeu o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards, bem como trabalhos exclusivos do reconhecido fotógrafo William Klein, comissariados pela Sony, e uma exposição coletiva de fotógrafos da Panos Pictures.

A exposição tem curadoria de Michael Benson da Candlestar e impressão da Metro Imaging.

Fotografias vencedoras e pré-selecionadas dos Sony World Photography Awards

Selecionados de entre mais de 139 000 participações de 166 países, o maior número nos sete anos de história dos prémios, os trabalhos dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2014 refletem o melhor da fotografia contemporânea internacional no ano que passou.

Na exposição, podem ser apreciadas cenas bem documentadas, com estilos fotográficos diferentes e inovadores, abrangendo uma ampla variedade de temas que captam e evocam uma diversidade de emoções.

Os trabalhos incluem um retrato poderoso sobre violência doméstica da autoria da fotógrafa norte-americana Sara Naomi Lewkowicz, o trabalho do fotógrafo italiano Salvatore Esposito que expõe o crime organizado secreto da Camorra napolitana e a visão invulgar de Guy Martin sobre os protestos nos recentes tumultos de Istambul.

O humor também está presente na exposição, com o trabalho da fotógrafa francesa Sophie Gamand. O seu conjunto de retratos de cães, captados durante a atividade que menos apreciam - o banho - proporciona um momento de boa disposição.

Os fotógrafos britânicos presentes na exposição apresentam retratos dramáticos de jockeys após a corrida de Spencer Murphy, deslumbrantes fotografias de natureza morta da fotógrafa de Bristol Amanda Harman e uma série de imagens cativantes dessa instituição tão britânica que são as damas de pantomima, da autoria de Mary Turner.

Os vencedores dos prémios de 2014 serão anunciados em Londres, quarta-feira 30 de abril, na véspera da abertura da exposição ao público.

Mary Ellen Mark Extraordinária Contribuição para a Fotografia

Mundialmente conhecida pela sua fotografia documental e pelos seus retratos impressionantes, Mary Ellen Mark é reconhecida como um dos fotógrafos mais influentes do mundo.

O seu trabalho tornou-se numa referência de excelência na área da fotografia documental e no dia 30 de abril receberá o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards 2014.

Para celebrar este prémio, serão exibidas uma mostra especial de alguns dos trabalhos mais emblemáticos da carreira de 40 anos de Mary Ellen Mark, bem como as suas impressões mais recentes. Isto inclui trabalhos das suas séries "Indian Circus" e "Streetwise" e imagens do trabalho que realizou nas gravações de filmes.

As impressões serão acompanhadas por filmes produzidos por Mary Ellen e pelo seu marido, o realizador Martin Bell.

Programa Embaixadores da Imagem Global da Sony William Klein e Panos Pictures

Criado em parceria com a World Photography Organisation, o programa Embaixadores da Imagem Global é uma nova iniciativa da Sony que reúne alguns dos melhores fotógrafos de todo o mundo.

O fotógrafo lendário William Klein, bem como um grupo seleto de fotógrafos da Panos Pictures, estão entre os primeiros fotógrafos "Mestres" a juntar-se ao programa de embaixadores da Sony e as suas comissões especiais são exibidas como parte desta exposição.

Pela primeira vez no Reino Unido, a exposição irá apresentar o mais recente conjunto de trabalhos de William Klein "Brooklyn". Este trabalho constitui um marco de referência para Klein, que, pela primeira vez, produziu uma série de trabalhos totalmente em formato digital. Aqui, podemos ver Klein a regressar às suas origens para documentar a cidade de Brooklyn, 60 anos após o seu trabalho emblemático "Life is Good and Good for You in New York". Captando desde a marginal de Coney Island até aos tribunais e às ruas soturnas da cidade, o resultado são imagens características de Klein. Nesta exposição, também será apresentado um novo livro Brooklyn + William KLEIN.

Uma exposição coletiva, apresentada pela agência fotográfica internacional Panos Pictures em parceria com a Sony, inclui imagens de projetos em curso realizados por cinco fotógrafos da Panos, espalhados por todo o mundo. Desde o novo estilo de dança "Passinho" que invadiu as favelas do Rio de Janeiro, Brasil, até à extraordinária vida quotidiana ao longo das margens do rio Bramhaputra em Assam, Índia, o trabalho revela o melhor dos fotógrafos profissionais atuais.

A exposição incluirá ainda mostras especiais dos livros vencedores, pré-selecionados e altamente recomendados dos KKF Book Awards para a Melhor Fotografia e Os Livros de Imagens em Movimento do Ano, bem como as imagens vencedoras e finalistas de um concurso de fotografia para estudantes, realizado no Reino Unido em parceria com o Hotel Indigo.

Eventos públicos 1 4 maio 2014

Durante o fim de semana de abertura da exposição, realizar-se-ão vários eventos especiais sobre fotografia na Somerset House. Os eventos incluem palestras, apresentações especiais, workshops "como fazer" de fotografia, sessões de autógrafos e muito mais. Com a presença de fotógrafos de nível mundial, como William Klein, Zackary Canepari e Mary Ellen Mark, bem como a apresentação do novo programa Embaixadores da Imagem Global da Sony, este fim de semana de 4 dias terá algo especial para oferecer a cada um dos presentes. Para informações detalhas sobre o evento, consulte: http://worldphoto.org/events


As imagens da exposição podem ser transferidas a partir de press.worldphoto.org

Para se registar como membro da imprensa, aceda a press.worldphoto.org/register


Para mais informação, contacte:

Lígia Mendonça, Sony Portugal

+351 218 912 000 / ligia.mendonca@eu.sony.com

Kristine Bjørge, PR Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049/ + 44 (0) 7557 261 537 / kristine@worldphoto.org


Agenda:

Exposição Sony World Photography Awards 2014

Apresentação à imprensa: Quarta-feira, 30 de abril às 12.00 horas

Datas da exposição: 1 – 18 maio 2014

Local: Alas Este e Oeste, Somerset House, Strand, Londres, WC2R 1LA

Bilhetes: £7.50 / concessões £5

Horário: Sábado - segunda-feira, das 10.00 às 18.00 horas, terça sexta-feira, das 10.00 às 21.00 horas

Para reservas de bilhetes, aceda a www.worldphoto.org/2014exhibition