Seguir Sony Portugal

Elliott Erwitt será galardoado com o prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2015

Comunicado de imprensa   •   Fev 11, 2015 15:07 WET

  • Exposição intimista de trabalhos fotográficos, cinematográficos e da obra literária de Erwitt na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio
  • Palestra rara de artistas em Londres, 24 de abril
  • Imagens disponíveis para a imprensa em press.worldphoto.org

O prestigiado fotógrafo da agência Magnum, Elliott Erwitt, será homenageado nos Sony World Photography Awards 2015.

Erwitt, de 86 anos, receberá pessoalmente o prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia no jantar de gala anual dos prémios que se realizará em Londres, quinta-feira, dia 23 de abril.

Coincidindo com a ocasião, será apresentada uma exposição intimista comemorativa com um conjunto de trabalhos mais e menos célebres de Erwitt ao longo da sua carreira de 60 anos na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio, como parte integrante da Exposição dos Sony World Photography Awards. Além disso, realizar-se-á no dia 24 de abril uma rara palestra pública entre Erwitt e o seu designer gráfico de longa data, Stuart Smith.

Reconhecido mundialmente pelas suas francas e frequentemente irónicas imagens a preto e branco da vida quotidiana, Elliott Erwitt é um mestre modesto que aborda o seu trabalho profissional e pessoal com a mesma ironia e espirituosa genialidade visual.

Desde que entrou para a Magnum em 1953, o fotógrafo franco-americano tem captado eventos históricos, personalidades, cenas de humor e de absurdo, sempre com uma aparente facilidade e um olho inerente para as boas fotografias. Ao descrever o seu ofício, Erwitt afirma: "Para mim, a fotografia é a arte da observação, trata-se de encontrar algo interessante num lugar comum. Cheguei à conclusão que tem muito pouco a ver com as coisas que vemos e tudo a ver com a forma como as vemos."

Enquanto as fotografias de Erwitt do Presidente Nixon, de Marilyn Monroe e dos cães parisienses são imediatamente reconhecíveis, o fotógrafo produziu ao longo da sua carreira uma enorme quantidade de trabalhos diversos, de fotografias a filmes, algo que continua a fazer na atualidade. A exposição na Somerset House irá representar esta variedade de trabalhos, com a vasta coleção de publicações de Erwitt, uma coleção de impressões de arquivo, uma apresentação digital do seu livro Personal Best (as fotografias favoritas de Erwitt) e uma seleção dos seus filmes.

Hiroji Kubota, amigo e também fotógrafo na Magnum, diz sobre Erwitt: "Elliott é, certamente, um fotógrafo nato e também o fotógrafo mais inteligente que já conheci. É espantoso como se manteve um fotógrafo de topo durante os últimos 60 anos. Aposto que continuará a sê-lo durante mais 10 anos. No mínimo."

O prémio Contribuição Extraordinária para a Fotografia é atribuído anualmente pelos Sony World Photography Awards, como reconhecimento pela importância de um fotógrafo na indústria da fotografia. Os anteriores galardoados incluem Eve Arnold, William Klein, Marc Riboud, William Eggleston e Mary Ellen Mark.

Astrid Merget Motsenigos, Diretora Criativa da World Photography Organisation e organizadora do evento, comenta: "Elliott é verdadeiramente original e independente em todos os sentidos. A fotografia faz parte da sua essência, mas também consegue separar claramente aquilo que ele chama de "hobby" do seu trabalho profissional. Para a maioria, não existe uma diferença nítida entre os dois. É isto que faz dele um mestre."

Elliott Erwitt receberá o seu prémio na quinta-feira, 23 de abril, na Cerimónia de Gala dos Sony World Photography Awards 2015. Na mesma noite, serão anunciados os vencedores das categorias profissionais e o vencedor geral do prémio L’Iris d’Or / Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards.

Juntamente com a exposição de Erwitt na Somerset House, também serão expostos os trabalhos dos fotógrafos vencedores e pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2015.

Os bilhetes para a exposição e para a palestra de artistas entre Elliott Erwitt e Stuart Smith podem ser reservados em www.worldphoto.org/2015exhibition

Imagens

Está disponível para transferência uma seleção de imagens de Elliott Erwitt em press.worldphoto.org


Além disso, os membros da imprensa poderão utilizar duas das quatro imagens gratuitas, bem como um dos retratos disponíveis. Não é permitido recortar, sobrepor com texto ou alterar qualquer imagem de forma alguma.

Para mais detalhes e outros pedidos de imagens, contacte:

Kristine Bjørge, PR Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049 / kristine@worldphoto.org

Notas para os editores:

  • Na quinta-feira, dia 23 de abril, realizar-se-á uma antevisão à imprensa da exposição dos Sony World Photography Awards 2015 na Somerset House, em Londres. Para confirmar a sua presença, envie um email para Kristine@worldphoto.org
  • Sobre a World Photography Organisation (WPO)
    A WPO apoia os fotógrafos profissionais, amadores e jovens, disponibilizando uma plataforma global para que a indústria da fotografia possa comunicar, partilhar e apresentar as tendências atuais de todas as áreas da fotografia. Com a realização de várias iniciativas no seio desta comunidade global, estes programas envolvem o fotógrafo em atividades publicitárias, culturais e educacionais nos diversos setores da indústria, enquanto criam, simultaneamente, eventos em que o público pode participar. Atualmente incluídos no portfólio da WPO estão: os Sony World Photography Awards, o Concurso World Photography Student Focus e o projeto Youth on Assignment. Além disso, a WPO lançou recentemente a Photo Shanghai, a primeira Feira de Arte Internacional da Ásia-Pacífico, focada na fotografia, e a The Magazine, uma publicação online mensal em que se explora, debate e discute a fotografia. A WPO conta ainda com uma crescente presença online através do seu website, Twitter, Facebook e Instagram, envolvendo o seu público virtual através de debates PhotoTALK regulares. Para mais informações, aceda awww.worldphoto.org
  • Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 75 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2014. Sony Global Web Site: http://www.sony.net/

  • Sobre a Somerset House

Parte integrante da cena cultural londrina, a Somerset House é um edifício histórico onde trabalhos surpreendentes e originais ganham vida.

Desde a sua origem no séc. XVIII, a Somerset House tem sido um local de debate e discussão – uma potência intelectual para a nação. A Somerset House é, atualmente, um dos principais destinos culturais de Londres, onde se pode assistir a uma ampla variedade de atividades artísticas, interagir com artistas, designers e criadores, bem como fazer parte de um importante fórum criativo – um ambiente descontraído, acolhedor e inspirador para todos os visitantes e, simultaneamente, um espaço de trabalho estimulante para as indústrias cultural e criativa.

Desde a sua inauguração em 2000, a Somerset House criou um programa público de atividades ao ar livre que inclui skate, concertos, uma temporada de cinema ao ar livre e uma variedade de exposições temporárias no local, focadas na cultura contemporânea e que inclui um vasto programa educacional.

Recebe ainda a Semana da Moda de Londres que se realiza todos os anos em fevereiro e setembro e acolhe, provavelmente, a maior comunidade de organizações criativas de Londres, incluindo o The Courtauld Gallery e o The Courtauld Institute of Art, o King’s College London Cultural Institute e mais de 100 outros negócios criativos. Anualmente, atraímos cerca de 2,5 milhões de visitantes.