Seguir Sony Portugal

Edição de 2016 do maior concurso de fotografia do mundo - Estão abertas as candidaturas para o concurso

Comunicado de imprensa   •   Jun 01, 2015 11:35 WEST

Novas áreas a concurso, Arte e Documentário, na categoria Profissional

Foram batidos os recordes de candidaturas e de visitantes da exposição dos prémios de 2015

Estão agora abertas as candidaturas para os Sony World Photography Awards 2016, o maior concurso de fotografia do mundo organizado pela World Photography Organisation.

Na sua nona edição, os prémios são já uma autoridade no mundo da fotografia. Todos os anos os prémios atraem novos talentos e artistas já consagrados e apresentam os melhores trabalhos em fotografia contemporânea dos últimos 12 meses.

Os fotógrafos de todas as áreas podem candidatar-se em www.worldphoto.org, e estão convidados a submeter os seus trabalhos às cinco categorias a concurso: Profissional; Aberto; Juventude Prémios Nacionais e Estudantes. Consulte as notas para os editores para mais informações sobre o concurso e as categorias.

A edição de 2016 introduz uma novidade: as 14 categorias Profissional estão agora divididas em duas áreas distintas: Arte e Documentário. Esta alteração permite criar uma estrutura mais clara de modo a reconhecer a categoria em que os fotógrafos se inserem. Ambas as áreas incluem novas categorias, sendo que a categoria Arte apresenta as categorias Encenado e Instantâneo e a categoria Documentário apresenta as categorias Quotidiano e Ambiente.

Os Sony World Photography Awards oferecem uma variedade de vantagens para quem se candidatar. Em primeiro lugar, todas as imagens submetidas são avaliadas por um júri constituído por especialistas de toda a indústria da fotografia. Além disso, os fotógrafos vencedores e pré-selecionados irão usufruir de exposição e reconhecimento global, bem como da oportunidade de promover e vender os seus trabalhos através da World Photography Organisation.

Os prémios do concurso incluem: o mais recente equipamento de imagem digital da Sony; a apresentação dos seus trabalhos na Exposição Sony World Photography Awards na Somerset House, em Londres; a publicação dos seus trabalhos no livro do concurso de 2016 e 30 000 dólares para os vencedores gerais.

Os Sony World Photography Awards 2015 atraíram 173 444 candidaturas de 171 países. O título de L’Iris d’Or/Fotógrafo do Ano 2015 foi atribuído a John Moore, fotógrafo da Getty Images. A exposição anual dos trabalhos vencedores e pré-selecionados do concurso regressou à Somerset House, em Londres e alcançou o número recorde de 33 394 visitantes.

A lista de pré-selecionados dos Sony World Photography Awards será anunciada a 23 de fevereiro e os vencedores a 21 de abril de 2016, com uma exposição que irá decorrer entre os dias 22 de abril e 8 de maio de 2016, na Somerset House, em Londres.

As imagens vencedoras e pré-selecionadas do concurso de 2015 estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org

Para todas as consultas de imprensa, contacte:

Jill Cotton, Senior PR Manager, World Photography Organisation

+ 44 (0) 20 7886 3043 / jill@worldphoto.org

Kristine Bjørge, PR Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049 / kristine@worldphoto.org


Notas para os editores:

CATEGORIAS A CONCURSO DA EDIÇÃO DE 2016

Profissional - 14 categorias profissionais divididas em duas áreas para fotógrafos profissionais avaliados por um conjunto de trabalhos

○Arte - Arquitetura, Conceptual, Paisagem, Retratos, Encenado, Natureza Morta , Instantâneo

○Documentário - Campanha, Atualidade, Questões Contemporâneas, Quotidiano, Ambiente, Pessoas, Desporto

Aberto - 10 categorias avaliadas numa única imagem

○Arquitetura, Arte e Cultura, Melhorada, Baixa Luminosidade, Natureza e Vida Selvagem, Panorâmica, Pessoas, Sorriso, Fração de Segundo, Viagens

Juventude - três categorias para jovens fotógrafos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, avaliados numa única imagem

○Cultura, Ambiente, Retratos

Prémios Nacionais- procuramos a melhor imagem única de um fotógrafo local em mais de 50 países

Estudantes - para novos talentos que frequentem qualquer nível de um curso de fotografia

○Para mais informação sobre a lista completa de países participantes consulte www.worldphoto.org

Estudantes - para novos talentos que frequentem qualquer nível de um curso de fotografia

PRINCIPAIS DATAS

● 4 de dezembro de 2015 – Encerramento do Concurso Estudantes

● 5 de janeiro de 2016 – Encerramento dos Concursos Aberto, Juventude e Prémios Nacionais

● 12 de janeiro de 2016 – Encerramento do Concurso Profissional

●23 de fevereiro de 2016 – Anúncio da lista dos pré-selecionados dos Concursos Profissional, Aberto, Prémio Nacional e Juventude

● 1 de março de 2016 – Anúncio da lista de pré-selecionados do Concurso Estudantes

● 15 de março de 2016 – Anúncio dos vencedores do Prémio Nacional

● 29 de março de 2016 – Anúncio dos vencedores dos Concursos Aberto e Juventude

● 21 de abril de 2016 – Entrega de prémios para o vencedor do título L’Iris d’Or/Fotógrafo do Ano, os vencedores das categorias Profissionais e os vencedores do título Fotógrafo do Ano dos Concursos Aberto, Juventude e Estudantes, numa cerimónia de gala em Londres

● 22 de abril a 8 de maio de 2016 – Exposição dos Sony World Photography Awards 2015 na Somerset House, em Londres

Sobre a World Photography Organisation (WPO)

A WPO é instituição onde a fotografia é celebrada e a arte do fotógrafo reconhecida. Ao trabalhar com profissionais, entusiastas e alunos de fotografia da mesma forma, a World Photography Organisation oferece uma rede global em toda a indústria fotográfica não só para aumentar o nível de conversação em torno deste tema, mas também para aumentar a conscientização e a valorização desta forma de arte. Durante todo o ano, a WPO acolhe um conjunto inteiro de eventos do setor e públicos, incluindo: o Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e a exposição global associada; o World Photography Student Focus Programme, que inspira e trabalha com a geração futura de fotógrafos, e a Photo Shanghai, a primeira feira de arte da zona Ásia-Pacífico dedicada à fotografia. Além disso, a WPO tem uma florescente presença online através do seu website, Twitter, Facebook e Instagram e aborda as mais recentes questões do setor na sua publicação mensal online, The Magazine. Para mais informação, consulte www.worldphoto.org.

Acerca de Sony:

Com a oferta de uma experiência de entretenimento integrado, através dos seus produtos de eletrónica, mobilidade, música, imagem e jogos, bem como através da Sony Entertainment Network, a Sony está numa posição única para se afirmar como uma das marcas de consumo líderes no mundo. A Sony é reconhecida pelos seus produtos multimédia nos mercados para consumidores e profissionais, tais como o televisor LCD BRAVIA™ de alta definição (HD), a câmara digital Cyber-shot™, a câmara de vídeo Handycam®, a câmara digital SLR "α" (Alpha), o Tablet Xperia™ e o leitor de MP3 Walkman®, bem como os seus computadores portáteis VAIO™ e o equipamento profissional de transmissão HD 3D. Para mais informações sobre a Sony em Portugal, visite www.sony.pt, Sony Europe visite www.sony-europe.com. Para mais informações sobre a Sony Corporation, visite www.sony.net "Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "Xperia" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.

Ficheiros anexados

Documento do Word