Seguir Sony Portugal

Desempenho e portabilidade superiores; captação Full-Frame desde grande angular a teleobjetiva

Comunicado de imprensa   •   Out 16, 2013 07:00 WEST

  • Lente de zoom Carl Zeiss Vario-Sonnar T* 24-200 mm (equiv. a 35 mm) com abertura máxima brilhante de F2.8 em todas as distâncias focais
  • Imagens de qualidade superior com detalhes ricos graças ao sensor CMOS Exmor R™ retroiluminado tipo 1.0 de 20,2 megapíxeis
  • Novo processador BIONZ X™ com uma velocidade de processamento aproximadamente 3x superior[i] e nova redução de ruído de área específica
  • Focagem automática de deteção de contraste rápida, silenciosa e precisa com Direct Drive SSM[ii]
  • Filmes Full HD (1920x1080 - 60p/25p[iii]) com controlo PASM e entrada XLR tipo profissional para microfone externo
  • Novo visor OLED Tru-Finder™ de 1 440 000 pontos e ecrã LCD inclinável tipo 3.0 com tecnologia WhiteMagic
  • Fotografias 4K e suporte para TRILUMINOS Display
  • NFC e Wi-Fi para uma ligação fácil a smartphones e tablets

A verdadeira portabilidade não significa ter de comprometer a qualidade de imagem, as funções criativas e o manuseamento que esperaria de uma câmara mais pesada e de maiores dimensões. Uma câmara compacta adicional atrativa para entusiastas da DSLR, a nova Cyber-shot RX10 oferece qualidade de imagem superior sem a necessidade de ter de transportar a estrutura da câmara e várias lentes para o seu próximo trabalho fotográfico.

A lente fixa Carl Zeiss Vario-Sonnar T* 24-200 mm (equivalente a 35 mm) com abertura de F2.8[iv] oferece níveis superiores de nitidez e poder de resolução que esperaria da sua coleção de lentes amovíveis. Com uma versátil gama de zoom, desde grande angular a teleobjetiva, é a parceira ideal para retratos com fraca luminosidade ambiente, paisagens dramáticas, vida selvagem, cenas urbanas e interiores com iluminação natural. A capacidade de focar a distâncias tão curtas como 3 cm, também a torna ideal para grandes planos Macro repletos de detalhes de insetos, flores e muito mais.

A abertura máxima brilhante de F2.8 ao longo da gama de zoom completa proporciona a luminosidade adicional que esperaria da sua coleção de lentes prime amovíveis. Além de poder fotografar em condições de fraca luminosidade sem aumentar as definições ISO, também lhe permite criar facilmente efeitos de desfocagem de fundo ("bokeh") suaves e circulares, otimizados pelo diafragma de íris de 7 lâminas. O Optical SteadyShot integrado ajuda-o a captar imagens mais nítidas e focadas durante a captação manual – mesmo a grandes distâncias focais em que as oscilações da câmara são um desafio para sistemas óticos não estabilizados.

De utilização confortável e generosamente equipada com controlos manuais, a Cyber-shot RX10 transmite instantaneamente uma sensação familiaridade a quem já tenha utilizado uma câmara DSLR. No interior, o design de lente fixa da câmara oferece um desempenho de imagem superior, em harmonia com o sensor de imagem de grandes dimensões e elevada sensibilidade e o motor de processamento BIONZ X avançado, que agora oferece uma velocidade de processamento cerca de 3x superior, relativamente aos processadores BIONZ anteriores.

Incluído na aclamada DSC-RX100 II, o sensor CMOS Exmor R retroiluminado tipo 1.0 de 20,2 megapíxeis efetivos (aprox.) é cerca de quatro vezes maior do que o sensor de imagem da sua câmara compacta convencional. A resolução soberba e a apresentação de texturas são ainda otimizadas pelo motor BIONZ X avançado que utiliza novas tecnologias de reprodução de detalhes, de redução de ruído de área específica e de redução da difração, para imagens mais nítidas, deslumbrantes e repletas de detalhes.

A focagem automática é rápida e eficiente, graças ao novo mecanismo Direct Drive SSM que trabalha em conjunto com o sensor CMOS Exmor R e o potente processador BIONZ X. A focagem automática de bloqueio segue com precisão os objetos em movimento, mantendo o seu alvo corretamente focado, mesmo se este desaparecer por instantes do enquadramento e voltar a aparecer. A recentemente desenvolvida Eye AF permite captar retratos nítidos, com os olhos da pessoa fotografada sempre nitidamente focados, mesmo que esta não esteja a olhar diretamente para si. Além disso, existe agora a possibilidade de escolher entre três tamanhos para o enquadramento do ponto de focagem. Isto reduz o risco de erros de focagem acidentais em objetos muito pequenos, tais como grandes planos Macro de insetos.

A captação perfeita de fotografias é igualada pelas capacidades igualmente impressionantes destinadas aos cinéfilos. O novo processador BIONZ X potente oferece aproximadamente três vezes mais velocidade de processamento do que o motor BIONZ Sony da geração anterior. Ao utilizar a totalidade da qualidade da lente de grande abertura, o processador lê os dados de cada um dos píxeis do sensor de grandes dimensões, para criar vídeos Full HD extremamente suaves e repletos de detalhes. Os filmes podem ser captados a taxas de fotogramas selecionáveis de 50p (AVCHD progressivo) ou 25p de qualidade cinematográfica, com controlo total nos modos de exposição P/A/S/M. Uma saída HDMI "limpa" permite visualizar os vídeos num ecrã externo ou gravá-los num dispositivo de armazenamento independente.

O indicador do nível de áudio e os níveis ajustáveis asseguram que os filmes tenham um som tão bom como a imagem. Dispõe ainda de uma tomada para microfone e de uma saída para auscultadores, para uma monitorização precisa do nível do som. A adição do kit adaptador XLR-K1M opcional transporta-o para o mundo da gravação áudio de qualidade profissional, permitindo-lhe acrescentar um microfone externo através do terminal XLR equilibrado.

Com uma elevada resolução de 1 440 000 pontos, o novo visor OLED Tru-Finder de alto contraste oferece-lhe uma exibição nítida do seu objeto e um ângulo de visualização de 33° (aprox.). Para uma liberdade de composição ainda maior, o ecrã LCD tipo 3.0 White Magic™ brilhante e nítido pode ser inclinado para cima ou para baixo, para um enquadramento fácil com a câmara posicionada num plano superior ou inferior.

Para torná-la ainda mais atrativa junto dos fotógrafos entusiastas dedicados, a estrutura da câmara em liga de magnésio leve e robusta possui costuras resistentes ao pó e à humidade e vedantes de controlo para uma maior durabilidade em cenas exteriores.

A operação intuitiva e ergonómica é otimizada pelos múltiplos controlos integrados que oferecem uma flexibilidade tipo DSLR para os utilizadores avançados. É possível alternar livremente entre dois modos de funcionamento do anel de abertura. Ouça um "clique" à medida que regula manualmente o anel de abertura. Ou, mude para o modo de ajuste suave e contínuo, sem "cliques" – ideal para a gravação de filmes ou para não perturbar o seu objeto. Existem ainda sete botões personalizáveis, bem como um LCD montado numa posição superior para a confirmação instantânea da exposição e de outras definições importantes.

As fotografias de alta resolução podem ser exibidas diretamente num televisor 4K, oferecendo quatro vezes mais detalhe que o Full HD. A função TRILUMINOS Colour oferece uma deslumbrante paleta de cores ricas e naturais durante a visualização de fotografias e filmes captados com a Cyber-shot RX10, num televisor BRAVIA compatível com TRILUMINOS Display.

O Wi-Fi integrado permite estabelecer facilmente uma ligação com um só toque ao seu Xperia™, smartphone ou tablet Android compatível com NFC. Partilhe sem fios fotografias no seu dispositivo móvel ou visualize-as no seu televisor HD, ou noutros dispositivos domésticos ligados em rede. A instalação do PlayMemories Mobile Versão 3.0 permite-lhe utilizar o seu telemóvel como um prático telecomando, para disparar o obturador da sua câmara.

Está disponível uma gama de acessórios compatíveis da Sony para expandir ainda mais as suas opções criativas. O LCJ-RXE é um estojo de proteção de qualidade superior que protege a câmara de pó e impactos. Ligue o Microfone Estéreo ECM-XYST1M através do Suporte de Acessórios Multi Interface™ da câmara, para diálogos e sons ambientes nítidos durante a gravação de vídeos HD. Ou ilumine o seu objeto com o potente flash HVL-F43M ou o iluminador de vídeo a pilhas com infravermelhos HVL-LEIR1.

A câmara digital compacta e versátil Cyber-shot RX10 da Sony está disponível para pré-reserva a partir de hoje em /www.sony.pt e estará à venda em Portugal a partir de meados de novembro com um PVP aprox. de 1220€

[i] Comparativamente com os processadores BIONX anteriores

[ii] Super Sonicwave Motor (Motor de Ondas Supersónicas)

[iii] A Cyber-shot RX10 suporta gravação de filmes em PAL e NTSC

[iv] A abertura de f2.8 permanece constante ao longo de toda a gama 24-200 mm