Seguir Sony Portugal

CONCURSO ABERTO 2020 ANÚNCIO DOS VENCEDORES E FINALISTAS DAS CATEGORIAS

Comunicado de imprensa   •   Abr 15, 2020 11:27 WEST

A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar os vencedores e finalistas das categorias deste ano do Concurso Aberto dos Sony World Photography Awards 2020, que reconhecem as melhores imagens individuais de 2019.

Mais de 100 fotógrafos foram selecionados como finalistas do concurso de 2020, além dos dez vencedores das categorias. Cada vencedor receberá o mais recente equipamento de imagem digital da Sony para desenvolver a sua visão e terá a oportunidade de competir pelo prestigiado título de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto e por um prémio de 5000 dólares americanos (USD). O vencedor geral do Concurso Aberto será anunciado a 9 de junho nas plataformas online da World Photography Organisation e da Sony.

Os dez vencedores das categorias são:

ARQUITETURA

Rosaria Sabrina Pantano(Itália) com Emotional Geography, uma imagem a preto e branco de 38° Parallelo, uma escultura em forma de pirâmide de Mauro Staccioli que se encontra no ponto exato onde as coordenadas geográficas tocam no paralelo 38.

CRIATIVA

Suxing Zhang (China Continental) com Knot,um retrato de uma jovem com uma "collage" de elementos simbólicos. Esta imagem única a preto e branco faz parte da série Hua (que significa "flor" em chinês), que aborda as flores como metáforas da feminilidade.

CULTURA

Antoine Veling (Austrália) com Mark 5:28,uma fotografia que capta o momento em que membros da plateia foram convidados a subir ao palco para dançar num concerto de Iggy Pop, realizado na Sydney Opera House, a 17 de abril de 2019. Retratando Iggy Pop no meio de uma multidão de fãs a dançar, a imagem foca-se no cantor, numa mulher que tenta tocar-lhe e num assistente de palco que tenta manter o público afastado. A cena, que foi comparada a uma pintura de Caravaggio, invoca uma passagem bíblica: "Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei." (Marcos 5:25-34, linha 28).

PAISAGEM

Craig McGowan (Austrália) com Ice Reflections, uma imagem de um icebergue solitário, tendo como cenário os fiordes do Parque Nacional do Nordeste da Gronelândia. O icebergue e a paisagem envolvente são perfeitamente refletidos nas águas cristalinas do rio, resultando numa fotografia artística e abstrata.


MOVIMENTO

Alec Connah (Reino Unido) com Going Down!, um registo do momento em que as quatro torres de refrigeração da Central Elétrica de Ironbridge, em Shropshire, foram demolidas a 6 de dezembro de 2019.

MUNDO NATURAL E VIDA SELVAGEM

Guofei Li (China Continental) com Tai Chi Diagram,captada no Botswana, a imagem mostra duas chitas a lavarem-se mutuamente após uma caçada bem sucedida – a sua posição no enquadramento assemelha-se ao símbolo de Yin e Yang.

RETRATO

Tom Olham (Reino Unido) com Black Francis, um retrato a preto e branco, originalmente captado para a revista MOJO, do vocalista da banda Pixies Charles Thompson (também conhecido como Black Francis). Ao aproximar-se, Olham - um experiente fotógrafo de retratos - tomou consciência das inúmeras sessões fotográficas penosas a que Charles se teve de sujeitar e pediu-lhe que demonstrasse a sua frustração relativamente ao processo. A imagem resultante, que retrata o cantor com as mãos na cara, captou o gesto perfeito e foi utilizada como a principal imagem do artigo.


NATUREZA MORTA

Jorge Reynal (Argentina) com A Plastic Ocean, uma fotografia de um peixe morto que parece estar a tentar respirar dentro de um saco de plástico. A imagem visa realçar o impacto da crise da poluição provocada pelo plástico nos nossos oceanos.

FOTOGRAFIA URBANA

Santiago Mesa (Colômbia) com Colombia Resiste, a fotografia documenta um manifestante na cidade de Medellín, onde os trabalhadores e vendedores de rua participavam numa marcha que foi dispersada pela polícia de intervenção de Medellín. Esta manifestação é uma de muitas que tiveram lugar na América Latina nos últimos anos, devido, entre outras razões, ao aumento do custo de vida, à desigualdade e à falta de oportunidades.

VIAGEM

Adrian Guerin (Austrália) com Riding a Saharan Freight Train, uma imagem captada do topo da última carruagem do comboio de minério de ferro na Mauritânia, durante a sua longa viagem de 700 km entre a localidade costeira de Nouadhibou e Zouérat no deserto do Saara. Com 2,5 km de comprimento, é um dos comboios mais longos do mundo e transporta mais de 200 carruagens carregadas de pedras.

Algumas das imagens que mais se destacaram da lista de finalistas deste ano incluem: Pinball Pier de Stephen Tomlinson (Reino Unido, Arquitetura), uma vista aérea do Brighton Pier iluminado ao anoitecer; Metamorphosis de Stanislav Stankovskiy (Federação Russa, Criativa), uma imagem cinematográfica de faróis de automóveis a iluminar a escuridão, numa noite de nevoeiro; Rivers de Or Adar (Israel, Paisagem), uma vista superior da rede de rios e riachos numa área pantanosa perto de Veneza, Itália; That’s Nothing to Laugh About de Adam Stevenson (Austrália, Mundo Natural e Vida Selvagem), uma fotografia de um kookaburra solitário pousado num ramo de árvore queimado, a contemplar os danos provocados por um dos incêndios mais devastadores que afetaram a Austrália; e Mother Love de Ottavio Marino (Itália, Retrato), uma ilustração comovente dos laços profundos que existem entre uma mãe e o seu filho.

O Concurso Aberto deste ano foi avaliado por Gisela Kayser, Diretora-geral e Diretora Artística, Freundeskreis Willy-Brandt-Haus e.V., Berlim.

As imagens vencedoras e finalistas serão divulgadas em todos os canais e plataformas online da World Photography Organisation, através de conteúdos dedicados como vídeos, apresentações e sessões de esclarecimento. Isto acontece em consequência do cancelamento da exposição dos Sony World Photography Awards 2020 devido à atual pandemia.

Em resposta aos mais recentes acontecimentos, a World Photography Organisation lançou também a página Stay Connected, que inclui um programa completo de iniciativas, atividades e recursos online, com o objetivo de apoiar e inspirar o público e os fotógrafos reconhecidos pelos prémios deste ano.

VENCEDORES E FINALISTAS DAS CATEGORIAS DO CONCURSO ABERTO DE 2020

CRIATIVA: Vencedor da categoria:Suxing Zhang, China Continental


Finalistas:

Lucia Benavento, Argentina

Cristina Coral, Itália

Henry Oude Egberink, Países Baixos

Julian Fabiolato, Estados Unidos

Katie Farr, Reino Unido

Erica de Haas, Países Baixos

Martina Holmberg, Suécia

Marek Juras, República Checa

Stanislav Stankovskiy, Federação Russa

David Swindler, Estados Unidos

John White, Reino Unido


MOVIMENTO:

Vencedor da categoria

Alec Connah, Reino Unido

Finalistas:

Jessica Chappe, Estados Unidos

Roberto Corinaldesi, Itália

Marc Le Cornu, Reino Unido

Lloyd Lane, Reino Unido

Peter Svoboda, Eslováquia

Jonathan Taylor, Estados Unidos

Muriel Vekemans, Bélgica

Emma Williams, Reino Unido

Lior Yaakobi, Israel


NATUREZA MORTA:

Vencedor da categoria:

Jorge Reynal, Argentina

Finalistas:

Javier De Benito, Espanha

Simone Bramante, Itália

António Coelho, Portugal

Kunkun Liu, China Continental

Ian Knaggs, Reino Unido

Igor Kryukov, Federação Russa

Arnaud Montagard, França

Chris Patterson, Reino Unido

Kihyoung You, República da Coreia


VIAGEM:

Vencedor da categoria:

Adrian Guerin, Austrália

Finalistas:

Kendall Greene, Estados Unidos

Trung Pham Huy, Vietname

Chen Jun, China Continental

Kaitlyn Kamperschroer, Estados Unidos

Veliko Karachiviev, Bulgária

Hu Qing, China Continental

CULTURA: Vencedor da categoria:Antoine Veling, Austrália

Finalistas:

Ignacio Alvarez Barutell, Espanha

Diana Buzoianu, Roménia

Kinyas Bostanci, Turquia

Sergio Carrasco, México

Satheesh Chandran, Índia

Gil Kreslavsky, Israel

Ted Lau, Reino Unido

Mahesh Lonkar, Índia

Antonino Maurizio Clemenza, Itália


MUNDO NATURAL E VIDA SELVAGEM:

Vencedor da categoria:

Guofei Li, China Continental

Finalistas:

Rachel Brooks, Reino Unido

Marleen Van Eijk, Países Baixos

Michael Faint, Reino Unido

Anastasia Kaminskaya, Federação Russa

Alex Kydd, Austrália

Shivansh Mathur, Índia

Adam Stevenson, Austrália

Will Venter, África do Sul

Marcus Westberg, Suécia


FOTOGRAFIA URBANA:

Vencedor da categoria:

Santiago Mesa, Colômbia

Finalistas:

Indranil Aditya, Índia

Peter Brooks, Reino Unido

Jaime Diaz, Espanha

Daniel Heilig, Hungria

Misha Japaridze, Federação Russa

Tim Johnston, Reino Unido

Jon Liu, China Continental

Joaquín Luna, Espanha

Bülent Suberk, Turquia

Xun Yuan, China Continental

Michael Paramonti, Alemanha

José María Pérez, Argentina

Jonathan Rogers, Reino Unido

James Rushforth, Reino Unido

Tran Tuan, Vietname


PAISAGEM: Vencedor da categoria:Craig McGowan, Austrália

Finalistas:

Or Adar, Israel

Hong Chen, Hong Kong

Marcin Giba, Polónia

Kai Hornung, Alemanha

Stanley Lin, Taiwan

Marco Minischetti, Itália

Viktor Einar Vilhelmsson, Islândia

Hsiang Hui (Sylvester) Wong, Malásia

RETRATO:

Vencedor da categoria:

Tom Olham, Reino Unido

Finalistas:

Frederic Aranda, Reino Unido

Will Bolsover, Reino Unido

Laurent Caitucoli, França

Gareth Cattermole, Irlanda

Lorena Zschaber Guimarães, Brasil

Katinka Herbert, Reino Unido

Justin Keene, Reino Unido

Ottavio Marino, Itália

Sawamaru Pokiru, Japão

David Ridgway, Reino Unido

Ulana Switucha, Canadá

Dmitrii Tulmentev, Federação Russa

Greg Turner, Reino Unido

Tales Yuan, China Continental


Manfred Voss, Alemanha

Milosz Wilczynski, Polónia

IMAGENS DISPONÍVEIS EM WORLDPHOTO.ORG/PRESS

CONTACTOS PARA A IMPRENSA

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONTACTE:

Inbal Mizrahi através do endereço press@worldphoto.org


NOTAS AOS EDITORES

SOBRE A WORLD PHOTOGRAPHY ORGANISATION

A World Photography Organisation é uma plataforma global para iniciativas na área da fotografia. Trabalhando em 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível dos debates sobre fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia. Para mais informações, consulte worldphoto.org Siga a World Photography Organisation no Instagram (@worldphotoorg), Twitter (@WorldPhotoOrg) e LinkedIn/Facebook (World Photography Organisation). As nossas hashtags são #sonyworldphotographyawards #swpa.

SOBRE A SONY CORPORATION

A Sony Corporation é uma empresa de entretenimento criativo com uma base sólida de tecnologia. Desde jogos, serviços de rede, música, filmes, eletrónica, semicondutores até serviços financeiros, a Sony visa encher o mundo de emoções através do poder da criatividade e da tecnologia. Para mais informações, visite sony.net

SONY IMAGING PRODUCTS & SOLUTIONS INC.

Trata-se de uma sociedade subsidiária integral da Sony Corporation responsável pelos seus produtos de imagem e soluções de negócios, desde câmaras de consumo, soluções com um foco em produtos para difusão e profissionais, até aos negócios na área médica.


CRÉDITOS DAS IMAGENS

EM CIMA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA:

© Guofei Li, China Continental, Vencedor da categoria, Concurso Aberto, Mundo Natural e Vida Selvagem, Sony World Photography Awards 2020

© Franco Tessarolo, Suíça, Finalista, Concurso Aberto, Arquitetura, Sony World Photography Awards 2020

© Adam Stevenson, Austrália, Finalista, Concurso Aberto, Mundo Natural e Vida Selvagem, Sony World Photography Awards 2020

© José María Pérez, Argentina, Finalista, Concurso Aberto, Viagem, Sony World Photography Awards 2020

© Gil Kreslavsky, Israel, Finalista, Concurso Aberto, Cultura, Sony World Photography Awards 2020

© Arnaud Montagard, França, Finalista, Concurso Aberto, Natureza Morta, Sony World Photography Awards 2020

© Craig McGowan, Austrália, Vencedor da categoria, Concurso Aberto, Paisagem, Sony World Photography Awards 2020

© Greg Turner, Reino Unido, Finalista, Concurso Aberto, Retrato, Sony World Photography Awards 2020

© Tran Tuan, Vietname, Finalista, Concurso Aberto, Viagem, Sony World Photography Awards 2020

© Marcin Giba, Polónia, Finalista, Concurso Aberto, Paisagem, Sony World Photography Awards 2020

© Or Adar, Israel, Finalista, Concurso Aberto, Paisagem, Sony World Photography Awards 2020

Ficheiros anexados

Documento do Word