Seguir Sony Portugal

A melhor fotografia individual de Portugal revelada nos Sony World Photography Awards 2017

Comunicado de imprensa   •   Mar 28, 2017 00:01 WEST

O maior concurso de fotografia do mundo anuncia Luis Godinho como o vencedor do Prêmio Nacional de Portugal

Lista completa dos premidos do Premio Nacional e da Competição Aberta anunciados hoje

Imagens disponíveis para publicação em press.worldphoto.org


28 de março, 2017:
Os juízes do Sony World Photography Awards 2017 anunciam hoje a fotografia "Janela" de Luis Godinho, como o vencedor do Prémio Nacional de Portugal.

O Sony World Photography Awards é a maior competição de fotografia do mundo, e os Prémios Nacionais são um programa global, aberto a fotógrafos de todas as capacidades. Visa encontrar a melhor fotografia única, tirada por um fotógrafo local em 65 países.

O Luis Godinho ganhou com a fotografia “Janela”. Foto tirada no Senegal, na aldeia de Parba em abril de 2016, numa missão humanitária que o fotografo foi com a fundação AMI. O fotógrafo esclarece que “durante os dias em que os missionários estão a trabalhar as crianças andam sempre por perto e criam laços muito fortes. Na hora de despedida é um momento difícil e um aperto muito grande no coração. Nesta fotografia a menina está pendurada na janela do autocarro para ficar o mais tempo possível perto de nós.”

Nascido em 1983 em Angra do Heroísmo, nos Açores. Luis Godinho concluiu a licenciatura em 2009 em Engenharia e Gestão do Ambiente na Universidade dos Açores. A fotografia surge na sua vida desde novo, mas só em 2008 é que começou a dedicar-se a fundo nesta área, considerando-se um auto didata, no qual dedica muito tempo e realiza imensos trabalhos, sendo a fotografia de rua, de viagem e o fotojornalismo as suas grandes paixões.

Luis Godinho comenta que “O Sony World Photography Awards dispensa apresentações, é sem dúvida um dos concursos mais conceituados do mundo. Ter o meu trabalho reconhecido aqui entre milhares de fotos é como se estivesse a viver um sonho, um orgulho e um privilégio. Fico muito grato por terem escolhido a minha fotografia e por ter ganho este fantástico prémio. Sem dúvida que dá ainda mais alento e vontade de trabalhar, aumentado assim também a minha responsabilidade.”

As outras posições do Prémio Nacional de Portugal foram atribuídas a:

  • 2º Lugar. Luis Pina, pela imagem “O Paraíso é uma Biblioteca”
  • 3º Lugar: Nuno Teixeira, pela imagem “A Minha Musica para Ti”

Os vencedores e vice-campeões de todos os 65 Prémios Nacionais foram anunciados hoje, e podem ser vistos aqui.

O trabalho vencedor de Luis Godinho será exibido ao lado das outras imagens vencedoras e premiadas do Prémio Sony World Photography Awards & Exposição Martin Parr - 2017, em Londres, de 21 de abril a 7 de maio, e publicada no livro anual dos vencedores.

Sony World Photography Awards

Produzido pela World Photography Organisation, 2017 inclui o 10º aniversário dos Sony World Photography Awards e uma parceria de dez anos com seu patrocinador principal, a Sony. Os Prémios reconhecem e recompensam a melhor fotografia contemporânea capturada no ano passado, e integram quatro competições – Professional, Open, Youth e Student Focus. Os vencedores globais dos Sony World Photography Awards de 2017 serão anunciados a 20 de abril.

As imagens de todos os premiados do Prémio Nacional e da categoria Aberta estão disponíveis para publicação em press.worldphoto.org


para mais informações contacte por favor:

Lina Samoili, Press Department, World Photography Organisation press@worldphoto.org / +44 (0) 20 7886 3049

NOTAS PARA OS EDITORES

Foram submetidas 227 596 imagens aos Sony World Photography Awards de 2017, entre todos os concursos

oConcurso Profissional: 110 270 candidaturas

oConcurso Aberto: 105 692 candidaturas

oJuventude: 11 634 candidaturas

Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. Trabalhando em 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível dos debates sobre fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criarmos relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante o ano, acolhemos um conjunto inteiro de eventos, incluindo: os Sony World Photography Awards (o maior concurso de fotografia do mundo, que celebra o seu 10.º aniversário em 2017), diversas reuniões/encontros locais ao longo do ano e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e São Francisco.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 72 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2016. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word