Seguir Sony Portugal

Uma oportunidade para todos os fotógrafos portugues com o lançamento do Portugal National Awards dos Sony World Photography Awards 2019

Comunicado de imprensa   •   Out 03, 2018 16:27 WEST

As candidaturas ao Prémio Nacional de Portugal, que visa celebrar os talentos fotográficos locais e promovê-los à escala global, encontram-se agora abertas

Foi revelado o júri da edição de 2019, composto por especialistas da indústria fotográfica

Novas imagens disponíveis para publicação em www.worldphoto.org/press

A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar que as candidaturas ao Portugal National Awardenc ontram-se agora abertas. Enquanto parte integrante da tradição dos Sony World Photography Awards, os prémios nacionais oferecem uma oportunidade única aos participantes de todos os níveis e oriundos de mais de 50 países, de serem reconhecidos num concurso de fotografia de prestígio internacional.

Os fotógrafos portugues que se candidatarem a qualquer uma das dez categorias do Concurso Aberto dos Sony World Photography Awards serão automaticamente considerados para o Prémio Nacional de Portugal . Os jurados irão selecionar as melhores imagens individuais de todas as categorias, incluindo Arquitetura, Viagem, Cultura e Fotografia de Rua (consulte a lista completa abaixo).

Além de receber Equipamento de imagem digital da Sony, o vencedor do Prémio Nacional de Portugal também verá o seu trabalho promovido a nível mundial e exibido na exposição anual dos Sony World Photography Awards em Londres, em abril de 2019.

Atualmente na sua 12.ª edição, os prémios Sony World Photography Awards celebram as melhores fotografias contemporâneas captadas nos últimos 12 meses em todos os géneros do setor. Todos os concursos são de participação livre em www.worldphoto.org/swpa. Os fotógrafos vencedores e finalistas dos prémios poderão desfrutar de reconhecimento e exposição a nível mundial, bem como de prémios monetários, dos mais recentes equipamentos de imagem digital da Sony e da participação em exposições globais.

Os jurados especializados procuram as melhores fotografias contemporâneas do mundo

Especificamente selecionados pela World Photography Organisation, os jurados de 2019 são especialistas que trabalham na indústria fotográfica. O painel de jurados deste ano, responsável pela avaliação dos trabalhos candidatos às 10 categorias do Concurso Profissional, integra líderes do setor de todo o mundo:

Erin Barnett, Diretor de Exposições e Coleções, International Center of Photography (EUA)

Brendan Embser, Editor, Aperture (EUA)

Emma Lewis, Curador Assistente, Tate (Reino Unido)

Isabella van Marle, Chefe de Relações com Expositores, Unseen (Países Baixos)

●Presidente: Mike Trow, Editor, Fotógrafo e Produtor (Reino Unido)

O presidente do júri, Mike Trow, declarou:

"É uma honra ser convidado para ser o presidente do júri do Concurso Profissional dos Sony World Photography Awards. O que torna os prémios Sony World Photography Awards tão emocionantes é a ampla variedade de temas e o alcance global das histórias e das imagens selecionadas. O meu conselho para os participantes é que escolham cuidadosamente as suas categorias e acreditem nas suas histórias. Mostrem-nos como veem o mundo e evitem os "clichés". As técnicas e estilos fotográficos estão cada vez mais aventureiros e dinâmicos, pelo que a excelência técnica também é importante. Para impressionar este painel de jurados de renome internacional, os candidatos têm de dar o seu melhor e ter a capacidade de editar o seu trabalho de forma a que este seja coerente, dinâmico e fantástico."

O Concurso Aberto, composto por 10 categorias avaliadas a partir de uma única imagem, será presidido por Rebecca McClelland, Diretora de Fotografia e Responsável pela Produção de Arte na Saatchi Saatchi & Prodigious (Reino Unido), que também irá presidir os Concursos Juventude e Nacional.

O Concurso Estudante deste ano será avaliado por outros 3 grandes jurados da indústria fotográfica internacional - Jason Baron, Diretor Criativo de Fotografia, BBC Creative (Reino Unido); Bruno Bayley,Editor Executivo, Magnum Photos (Reino Unido) e Jeff Hamada, Fundador e Editor, BOOOOOOOM (Canadá)

Para consultar as biografias completas de cada jurado, visite:

https://www.worldphoto.org/sony-world-photography-awards/judges

Imagens inspiradoras em todas as categorias do Concurso Aberto

Depois de ter registado um número recorde de candidaturas em 2018*, a edição de 2019 dos Sony World Photography Awards recebeu já milhares de imagens excecionais e diversificadas de todo o mundo. Enquanto o Concurso Profissional é avaliado com base numa série de imagens, as novas imagens reveladas hoje são candidatas às 10 categorias do Concurso Aberto. Avaliadas com base numa única imagem, as candidaturas incluem uma imagem de icebergs presos na água gelada de Svalbard (categoria Paisagem) da autoria de Marco Gaiotti (Itália), uma imagem de um mergulhador em movimento no exterior domuseu Guggenheim de Bilbau da autoria de Pedro Luis Ajuriaguerra Saiz (Espanha) e uma imagem com várias pessoas enredadas debaixo de água da autoria de Christy Lee Rogers (EUA) (ambas na categoria Movimento).

Reconhecimento mundial para os participantes de todos os níveis através dos prémios nacionais e do Sony Grant

Todos os anos, os prémios Sony World Photography Awards celebram e premeiam fotógrafos com as mais diversas capacidades, reconhecendo trabalhos incríveis nos Concursos Profissional e Estudante, bem como as melhores imagens individuais do mundo nas categorias dos Concursos Aberto e Juventude. Os prémios nacionais celebram os mais talentosos fotógrafos locais de mais de 50 países. Pode consultar a lista dos países participantes e os prémios no link abaixo, sendo que serão adicionados mais nos próximos meses: https://www.worldphoto.org/2019-national-awards

Os fotógrafos vencedores e finalistas dos prémios poderão desfrutar de reconhecimento e exposição a nível mundial, bem como de prémios monetários, dos mais recentes equipamentos de imagem digital da Sony e da participação em exposições globais.

Os vencedores poderão receber ainda um Sony Grant para financiar futuros projetos fotográficos. Vencedores selecionados do Concurso Profissional irão receber um prémio monetário no valor de $7000 (USD) e finalistas selecionados do Concurso Estudante irão receber um prémio monetário no valor de $3500 (USD), para trabalharem em conjunto numa nova comissão fotográfica criada pela Sony e pela World Photography Organisation.

Prazos e anúncios futuros

As datas-limite para os Sony World Photography Awards 2019 são:

●30 de novembro de 2018 (13:00, GMT) – Concurso Estudante

●4 de janeiro de 2019 (13:00, GMT) – Concursos Aberto, Juventude e Prémios Nacionais

●11 de janeiro de 2019 (13:00, GMT) – Concurso Profissional

Os finalistas dos Concursos Aberto e Juventude serão anunciados a 5 de fevereiro de 2019. Os vencedores do Concurso Aberto e dos Prémios Nacionais serão anunciados a 26 de fevereiro de 2019. Os finalistas dos Concursos Profissional e Estudante serão anunciados a 2 de abril de 2019. Os vencedores do prémio Fotógrafo do Ano e das categorias dos Concursos Aberto, Estudante, Juventude e Profissional serão anunciados a 17 de abril de 2019. A exposição dos Sony World Photography Awards 2019 decorrerá entre 18 de abril e 6 de maio de 2019, na Somerset House, em Londres.

Para todas as consultas de imprensa, contacte:

Departamento de Imprensa, World Photography Organisation

+ 44 (0) 20 7886 3043 / press@worldphoto.org

*****

NOTAS AOS EDITORES

CONCURSOS E CATEGORIAS DOS SONY WORLD PHOTOGRAPHY AWARDS 2018 – consultar as descrições completas das categorias aqui

Profissional - avaliada com base num conjunto de trabalhos.

Categorias: Arquitetura / Brief / Criatividade / Descoberta / Documentário / Paisagem / Mundo Natural e Vida Selvagem / Retrato / Desporto / Natureza Morta

Aberto - avaliada com base numa única fotografia.

Categorias: Arquitetura / Cultura (apoiada pela Culture Trip) / Criativa / Movimento / Paisagem / Mundo Natural e Vida Selvagem / Retrato / Natureza Morta / Fotografia de Rua / Viagem (apoiada pela Eurostar)

Juventude - para fotógrafos dos 12 aos 19 anos de idade, com base numa única imagem com o tema "Diversidade".

Estudante - para todos os estudantes de Fotografia, com base num conjunto de trabalhos com o tema "Evolução".Os fotógrafos finalistas deverão submeter, posteriormente, uma série de imagens com base num segundo tema.

Prémios Nacionais – celebram os talentos fotográficos locais, em mais de 50 países, com base numa única imagem.

*A edição de 2018 dos prémios Sony World Photography Awards registou um número recorde de 320 000 candidaturas de fotógrafos de mais de 200 países e territórios.

Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. Com presença em mais de 180 países, pretendemos aumentar o nível de diálogo em torno deste tema, através da celebração das melhores fotografias e dos melhores fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. A World Photography Organisation acolhe durante todo o ano um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/