Seguir Sony Portugal

A nova câmara de lentes amovíveis α7R III Full Frame da Sony oferece a combinação ideal entre resolução e velocidade

Comunicado de imprensa   •   Out 25, 2017 11:20 WEST

A7RM 3_ FE2470GM_direito

Este inovador modelo Full Frame sem espelho oferece uma alta resolução de 42,4 MP, captação contínua de 10 fps e desempenho AF rápido e preciso numa estrutura compacta

  • Sensor de imagem CMOS Exmor R™ Full Frame retroiluminado de 35 mm com 42,4[i] MP e processador de imagem avançado
  • Captação contínua de até 10 fps[ii] no modo de captação silenciosa ou obturador mecânico e focagem automática/exposição automática de seguimento total
  • 399 pontos AF de deteção de fases que cobrem 68%[iii] da área da imagem, 425 pontos AF de deteção de contraste e Eye AF cerca de duas vezes mais eficiente[iv]
  • Estabilização de imagem ótica de 5 eixos integrada, com uma velocidade de obturação de 5,5 incrementos[v]
  • Gravação de vídeos de alta resolução 4K [vi]com leitura total de píxeis sem binning[vii]
  • Totalmente redesenhada para profissionais, incluindo uma focagem automática melhorada, duas ranhuras para cartões SD, uma autonomia da bateria alargada, um terminal USB Type-C™ SuperSpeed (USB 3.1 Gen 1) e muito mais
  • Estrutura compacta e leve, com apenas 23 oz.[viii]

A Sony anunciou hoje uma fantástica adição à sua gama de câmaras Full Frame sem espelho: a α7R III (modelo ILCE-7RM3).

Graças a uma evolução tecnológica em termos de potência e eficiência do processamento de imagem, a nova α7R III combina um sensor de imagem CMOS Exmor R Full Frame retroiluminado de alta resolução com 42,4 megapíxeisi, com uma velocidade de captação impressionante de até 10 fpsii com AF/AE de seguimento total, bem como uma espetacular qualidade de imagem e vídeo 4K6, gama dinâmica alargada de 15 paragens9, elevada sensibilidade com redução de ruído quase total4 e muito mais. Todas estas incríveis capacidades, aliadas à sua estrutura compacta e leve, tornam-na numa ferramenta extremamente versátil para os fotógrafos, videógrafos, criadores de conteúdos multimédia e todos os restantes profissionais que procurem fiabilidade, flexibilidade e versatilidade.

Um novo nível de qualidade de imagem

O sensor de imagem CMOS Exmor R Full Frame retroiluminado com uma alta resolução de 42,4 megapíxeis utiliza um design de lente "gapless on-chip" e um revestimento antirreflexo na superfície do vidro de vedação do sensor, melhorando drasticamente a eficiência da captação da luz e resultando num desempenho de elevada sensibilidade, com um nível de ruído reduzido e ampla gama dinâmica.

A nova α7R III da Sony inclui ainda um novo chip LSI frontal que duplicaiv eficazmente a velocidade de leitura do sensor de imagem, assim como um motor de processamento de imagem BIONZ X™ atualizado que aumenta a velocidade de processamento em cerca de 1,8 vezes, comparativamente com a α7R II. Estes poderosos componentes trabalham em conjunto para permitir que a câmara capte a velocidades mais elevadas, enquanto oferecem uma impressionante gama ISO de 100-32000 (expansível até ISO 50–102400 para fotografias) e uma fantástica gama dinâmica de 15 paragens[ix] em definições de baixa sensibilidade. Isto permite obter um extraordinário desempenho geral em todas as definições e sob todas as condições de captação.

Este novo modelo Full Frame foi concebido sem filtro passa-baixo ótico, permitindo assim maximizar a resolução e gerar dados em formato RAW de 14 bits, mesmo nos modos de captação silenciosa ou contínua. Esta câmara está equipada com um inovador sistema de estabilização de imagem ótica de 5 eixos que foi otimizado para suportar a sua capacidade de captação de alta resolução, resultando numa velocidade de obturação de 5,5 incrementosv - o melhor desempenho de compensação do mundo[x] para um sistema de estabilização de imagem. Dispõe ainda de um novo obturador de vibração reduzida que permite reduzir as vibrações e a desfocagem em todos os modos, incluindo a captação de alta velocidade até 10 fps, bem como diversas melhorias ao nível da reprodução precisa dos tons de pele.

AF de elevado desempenho e AF/AE de seguimento de até 10 fpsii

A nova câmara α7R III Full Frame sem espelho está equipada com um sistema de processamento de imagem otimizado, que lhe permite captar imagens com 42,4 megapíxeis efetivos a 10 fps, com uma AF/AE de seguimento contínuo e preciso, para até 76 imagens JPEG/RAW ou 28 imagens RAW não comprimidas[xi]. Este modo de alta velocidade de 10 fps está disponível no modo obturador mecânico ou captação totalmente silenciosa[xii], contribuindo para a enorme flexibilidade da câmara. A câmara permite também uma captação contínua até 8 fps[xiii] no modo Live View, com um atraso mínimo no visor ou ecrã LCD. Estas opções de elevada velocidade asseguram a captação dos objetos de movimento rápido, com extrema precisão e um incrível nível de detalhes da imagem.

Para uma maior conveniência, durante a gravação de grandes grupos de sequências de imagens no cartão de memória, muitas das principais funções da câmara mantêm-se operacionais, incluindo o acesso aos botões "Fn" (Função) e "Menu", a reprodução de imagens e vários outros menus e parâmetros[xiv], tais como a classificação de imagens e outras funções que facilitam a ordenação das imagens no local.

Adicionalmente, em ambientes com iluminação fluorescente ou artificial, os utilizadores poderão ativar a função Anti-flicker[xv] (antioscilações), para que a α7R III detete automaticamente a intensidade da luz e programe o obturador para minimizar o seu efeito nas imagens captadas. Isto permite minimizar quaisquer anomalias de exposição ou de cor que, por vezes, podem ocorrer nas partes inferior e superior das imagens captadas a velocidades de obturação elevadas.

O sistema de focagem melhorado da α7R III é composto por um plano focal com 399 pontos AF de deteção de fases, que cobre cerca de 68% da área da imagem, no sentido horizontal e vertical. Dispõe ainda de 425 pontos AF de deteção de contraste, ou seja, um aumento de 400 pontos em relação à α7R II. Este sistema avançado atinge a AF em cerca de metade do tempo da α7R II em condições de baixa luminosidade, com um seguimento aproximadamente duas vezes mais preciso. A aclamada função Eye AF é também cerca de duas vezes mais eficiente e está disponível durante a utilização das lentes A-mount da Sony, através de um adaptador.[xvi]

Outras melhorias em termos da flexibilidade da focagem incluem a disponibilidade da AF no modo de ampliação da focagem, suporte AF de deteção de fases do plano focal durante a utilização de lentes A-mount[xvii], botão "AF On", multisseletor ou "joystick" para mover rapidamente os pontos de focagem, funcionalidade de focagem por toque flexível e muito mais.

4K de elevada qualidade para videógrafos profissionais

A nova α7R III oferece um desempenho excecional enquanto câmara de vídeo, permitindo a gravação de vídeos 4K (3840 x 2160 píxeis) em toda a gama do sensor de imagem Full Frame. Ao gravar no formato Super 35 mm, a câmara efetua uma leitura total dos píxeis, sem binning, para recolher 5K[xviii] de informação, realiza o "oversampling" dessa informação e produz vídeos 4K de elevada qualidade, com profundidade e detalhes excecionais.

O novo perfil HLG (Hybrid Log-Gamma)[xix] disponível na α7R III suporta um fluxo de dados HDR instantâneo, permitindo que os televisores compatíveis com HDR (HLG) reproduzam imagens 4K HDR magníficas e realistas. Além disso, os perfis S-Log2 e S-Log3 também estão disponíveis para uma maior flexibilidade da gradação cromática. A câmara permite ainda a gravação Full HD a 120 fps até 100 Mbpsvi, sendo possível rever as imagens e, eventualmente, editá-las para ficheiros de vídeo em câmara lenta[xx] 4x ou 5x, em resolução Full HD com AF de seguimento.

Construção, design e personalização para profissionais

A nova câmara Full Frame da Sony está equipada com uma grande variedade de funcionalidades avançadas, que lhe conferem um estilo de funcionamento verdadeiramente profissional. Estas incluem duas ranhuras para cartões de memória, uma das quais com suporte para cartões de memória SD do tipo UHS-II. Os utilizadores têm à sua disposição um vasto leque de opções para armazenar os seus conteúdos, incluindo a gravação de JPEG/RAW em separado, captação de imagens/vídeos em separado, reencaminhamento da gravação e muito mais. A autonomia da câmara também foi alargada graças à utilização da bateria da série Z da Sony, que oferece cerca de 2,2 vezes mais capacidade do que a bateria da série W, integrada na α7R II.

A α7R III possui um visor Quad-VGA OLED Tru-Finder™ melhorado de elevada resolução e luminosidade, com aproximadamente 3 686 000 pontos, para uma reprodução de detalhes extremamente precisa e realista. Também presente na aclamada câmara α9 da Sony, o visor Tru-Finder dispõe de um revestimento ZEISS® T* que reduz fortemente os reflexos, bem como um revestimento de flúor na lente exterior para repelir a sujidade. Possui ainda uma taxa de fotogramas personalizável, de 50 fps ou 100 fps[xxi], para melhor se adaptar à ação. O ecrã LCD também foi otimizado, com uma resolução de 1,44 milhões de pontos e tecnologia WhiteMagic™ integrada, que melhora a visualização em condições exteriores de elevada luminosidade. As definições de qualidade de visualização "Standard" ou "Alta" também estão disponíveis tanto para o visor, como para o ecrã. A definição "Alta" tira partido da grande quantidade de dados lidos pelo sensor de 42,4 MP, para oferecer uma visualização excecionalmente pormenorizada no visor e no ecrã, para uma imagem mais natural.

A nova câmara oferece ainda um joystick multisseletor que permite deslocar os pontos de focagem de forma fácil e eficiente, bem como um botão "AF ON" para ativar a focagem automática durante a captação de fotografias ou vídeos.

A nova α7R III permite a conveniente transferência de ficheiros para um smartphone, tablet, computador ou servidor FTP através de Wi-Fi® e inclui ainda um terminal de sincronização para a ligação direta de unidades flash externas e cabos, para uma sincronização facilitada. Também está disponível um terminal USB Type-C™ SuperSpeed (USB 3.1 Gen 1) para uma maior flexibilidade em termos de fontes de alimentação ou de acessórios ligados, assim como uma velocidade de transferência de imagens mais rápida quando a câmara está ligada a um PC.

Novo pacote de software "Imaging Edge" e modo Pixel Shift Multi Shooting

Um estreia na α7R III, o novo pacote de software "Imaging Edge" permite alargar as possibilidades criativas de todo o processo de captação - desde o pré-processamento até ao pós-processamento. O pacote de software "Imaging Edge" inclui três aplicações para PC ("Remote", "Viewer" e "Edit"), disponíveis para transferência gratuita, que suportam a captação remota em tempo real através do PC e o desenvolvimento das imagens em RAW.

Outra estreia na versátil α7R III, o novo modo de captação Pixel Shift Multi Shooting (multicaptação com deslocamento de píxeis) tira o máximo partido da avançada estabilização de imagem ótica de 5 eixos integrada, para criar imagens compostas deslumbrantes e realistas de resolução ultraelevada. Neste modo, a câmara desloca o sensor, com precisão, em incrementos de 1 pixel, para captar quatro imagens separadas com deslocamento de píxeis, contendo cerca de 169,6 MP[xxii] de dados de imagem no total. Em seguida, estas quatro imagens podem ser agrupadas e processadas através do novo pacote de software "Imaging Edge". Isto resulta em fotografias com uma resolução extraordinária e um nível de precisão cromática sem precedentes, sendo ideal para fotografar arquitetura, arte ou qualquer outra natureza morta com inúmeros detalhes e cores complexos.

Preços e disponibilidade

A nova câmara de lentes amovíveis Full Frame α7R III da Sony estará disponível na Europa em novembro de 2017, com um preço aproximado de 3500€.

[i] Valor aproximado de megapíxeis efetivos

[ii] Até 10 fps no modo de captação contínua "Hi+" e até 8 fps no modo de captação contínua "Hi". O valor máximo de fps depende das definições da câmara

[iii] Aproximadamente 68% da área da imagem, na horizontal e na vertical

[iv] Comparativamente com a α7R II, de acordo com testes da Sony

[v] Normas CIPA. Apenas oscilações tipo inclinação/direção. Lente Planar T* FE 50mm F1.4 ZA. Redução de ruído de exposição longa desativada

[vi] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar filmes em formato XAVC S. Para a gravação a 100 Mbps, é necessário um cartão UHS speed class 3 ou superior.

[vii] No modo Super 35 mm

[viii] Aproximadamente

[ix] Condições de teste da Sony para fotografias

[x] Entre as câmaras digitais equipadas com um sensor de imagem Full Frame. À data de lançamento do Press Release de outubro de 2017, de acordo com uma pesquisa da Sony.

[xi] Modo de captação contínua "Hi+" com cartão de memória SDXC compatível com UHS-II. Condições de teste da Sony.

[xii] Pode ocorrer alguma distorção com objetos de movimento rápido, ou caso a câmara seja deslocada lateralmente de forma rápida.

[xiii] Modo "Hi". O valor máximo de fps depende das definições da câmara.

[xiv] Nem todos os parâmetros do menu podem ser editados durante a gravação de dados no cartão de memória.

[xv] Apenas são detetadas oscilações de 100 Hz e 120 Hz. A velocidade da captação contínua poderá diminuir. A captação sem oscilações não está disponível durante o modo de captação silenciosa, a exposição BULB ou a gravação de vídeos.

[xvi] Apenas lentes com SSM ou SAM. A função Eye AF não é suportada na gravação de vídeos. O modo AF-C só pode ser utilizado quando o sistema AF "Deteção de fases" estiver ativado; contudo, a focagem é obtida no primeiro fotograma durante a captação contínua em qualquer modo que não o "Captação contínua: Lo" (Hi+, Hi, Mid).

[xvii] Apenas lentes com SSM ou SAM. Com o adaptador de montagem LA-EA3. A AF de deteção de fases do plano focal não é suportada na gravação de vídeos. O modo AF-C só pode ser utilizado quando o sistema AF "Deteção de fases" estiver ativado; contudo, a focagem é obtida no primeiro fotograma durante a captação contínua em qualquer modo que não o "Captação contínua: Lo" (Hi+, Hi, Mid).

[xviii] 15 megapíxeis

[xix] Ligue este produto a um televisor Sony compatível com HDR (HLG), através de um cabo USB, para reproduzir filmes HDR (HLG).

[xx] O som não é gravado. É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior

[xxi] Em PAL. 60 fps ou 120 fps em NTSC

[xxii] O tamanho da imagem, após a composição, é de aprox. 42,4 milhões (7952 x 5304) de píxeis.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/