Seguir Sony Portugal

A Sony apresenta a tão aguardada lente Prime G Master™ 400mm F2.8

Comunicado de imprensa   •   Jun 27, 2018 17:23 WEST

A nova lente Prime superteleobjetiva de grande abertura é a mais leve do mundo na sua categoria, com um desempenho AF fantástico, design ótico inovador e qualidade de imagem excecional

A Sony anunciou o lançamento da tão esperada lente Prime superteleobjetiva de grande abertura FE 400mm F2.8 GM OSS (modelo SEL400F28GM).

Graças a pesquisas e testes exaustivos, a nova lente FE 400mm F2.8 GM OSS da Sony é a primeira Prime superteleobjetiva de grande abertura a juntar-se à gama E-mount. Esta nova lente emocionante oferece uma qualidade de imagem brilhante, uma precisão e velocidade de focagem extraordinárias, enquanto ostenta o título de mais leve da sua classe[i], e um design extremamente equilibrado. É a escolha ideal para fotógrafos profissionais de desportos, vida selvagem e natureza, bem como um complemento perfeito para a vasta gama de câmaras E-mount de alta velocidade da Sony, incluindo a α9 e a α7R III, entre outras.

A lente Prime 400mm F2.8 mais leve do mundo, com um equilíbrio ideal para a captação manual ou com monopé

Com apenas 2897 g, a nova lente FE 400mm F2.8 GM OSS oferece um nível de portabilidade e de manuseamento manual nunca antes atingido numa lente da sua classe. O peso incrivelmente reduzido desta lente é alcançado através de um design ótico inovador que inclui três elementos de fluorite, com um número reduzido de elementos colocado na parte dianteira do tambor, e a utilização livre de componentes de liga de magnésio durável.

Além disso, a realização de repetidos testes de campo e avaliações por fotógrafos profissionais em todo o mundo resultou num design leve na parte dianteira da lente, reduzindo em até 50% o momento de inércia que resiste à rotação, quando comparada com a SAL500F40G.[ii] Isto assegura uma captação panorâmica mais rápida e precisa, quer esteja a utilizar a câmara manualmente ou com a ajuda de um monopé.

Focagem automática rápida e precisa

Para tirar o máximo partido das velocidades de captação e de focagem cada vez mais rápidas das novas câmaras Sony, a lente FE 400mm F2.8 GM OSS dispõe de dois Motores Lineares XD (Extreme Dynamic) recém-desenvolvidos e de alta velocidade que controlam o grupo de focagem da lente, melhorando até 5x[iii] o desempenho de seguimento dos objetos em movimento. Estes motores são suportados por algoritmos de movimento, especialmente desenvolvidos para minimizar o atraso e a instabilidade e controlar os níveis de ruído, resultando num desempenho excecionalmente rápido, preciso e silencioso da focagem automática. Isto permite que a lente capte facilmente imagens dinâmicas e de movimento rápido de atletas ou da vida selvagem.

Qualidade de imagem e efeito "bokeh" da série G Master

Parte integrante da emblemática gama G Master, a nova lente Prime superteleobjetiva de grande abertura oferece um nível de detalhe e de qualidade de imagem incrível, com um contraste e resolução excecionais que se estendem até aos cantos da imagem. O design ótico único inclui três elementos de fluorite que ajudam a minimizar a aberração cromática e a eliminar qualquer tipo de dispersão da cor. A lente foi igualmente tratada com o revestimento Nano AR exclusivo da Sony, de forma a suprimir reflexos, brilhos ou efeitos "fantasma" indesejados.

Além da impressionante resolução, a lente dispõe de um mecanismo de abertura circular de 11 lâminas, que lhe permite produzir efeitos "bokeh" ou de desfocagem de fundo extremamente naturais e deslumbrantes. Cada lente é também individualmente testada e ajustada na fase de fabrico, para que atinja a máxima qualidade de imagem e de "bokeh".

A nova FE 400mm F2.8 GM OSS é compatível com os teleconversores E-mount 1.4x e 2.0x da Sony, proporcionando um desempenho de imagem extraordinário a distâncias focais alargadas[iv] e mantendo, simultaneamente, um desempenho AF rápido e preciso.

Durabilidade, fiabilidade e controlo

Para suportar as difíceis condições da captação de eventos desportivos e de vida selvagem, a nova FE 400mm F2.8 GM OSS da Sony foi fabricada em liga de magnésio durável e dispõe de uma proteção leve e robusta em fibra de carbono. A lente é igualmente resistente ao pó e à humidade[v] e o seu elemento dianteiro apresenta um revestimento de flúor, para resistir à sujidade e às dedadas.

Existe ainda uma ampla variedade de controlos táteis na lente, incluindo um interruptor "Full-Time DMF" para ativar imediatamente a focagem manual em qualquer altura, botões de bloqueio da focagem personalizáveis em quatro locais diferentes do tambor da lente, por exemplo, para um fácil acesso ao Eye AF, e um anel de focagem que inclui MF de Resposta Linear para uma focagem manual precisa e responsiva. Esta nova lente oferece ainda uma estabilização ótica integrada para desportos de ação dinâmica e três definições "Mode" diferentes, incluindo um novo Modo 3[vi] com um algoritmo avançado, que garante um enquadramento facilitado durante o seguimento de objetos em movimento. O novo modelo inclui um anel de funções, com as definições "Preset" e "Function[vii]", para melhorar ainda mais a sua personalização - pela primeira vez numa lente Sony.

A FE 400mm F2.8 GM OSS inclui uma ranhura para filtros de encaixe[viii], compatível com filtros ND de ø 40,5 mm e outros tipos, bem como o filtro polarizador circular de encaixe VF-DCPL1 opcional. O filtro VF-DCPL1 pode ser rodado para atingir a polarização pretendida enquanto está instalado na lente.

Atualização do software da câmara α9 para o suporte da FE 400mm F2.8 GM OSS[ix]

A mais recente atualização do software (versão 3.00) da α9 (ILCE-9) oferece suporte para a nova lente FE 400mm F2.8 GM OSS (SEL400F28GM), de forma a otimizar o desempenho da estabilização de imagem ótica, e permite a captação contínua com seguimento da focagem automática, mesmo quando a abertura é superior a F11.

A atualização oferece ainda a opção de introduzir o número de série da câmara nos dados Exif, uma função amplamente solicitada por fotojornalistas e fotógrafos profissionais da área do desporto. Além disso, foram implementadas várias outras atualizações no novo firmware da câmara α9, incluindo a velocidade de focagem automática melhorada em condições de fraca luminosidade, desempenho AF contínuo otimizado ao seguir um objeto em movimento e atraso do obturador reduzido durante a captação com flash.

Preços e disponibilidade

A nova lente personalizável FE 400mm F2.8 GM OSS estará disponível na Europa a partir de setembro de 2018,a um preço aproximado de 12 000 €. O filtro polarizador circular de encaixe opcional (modelo VF-DCPL1) estará disponível na Europa a partir de dezembro de 2018, a um preço aproximado de 480 €.

Poderá encontrar um vídeo de apresentação do produto e testemunhos de Nick Didlick e Bob Martin no Canal Oficial das Câmaras Sony no YouTube, bem como novas imagens de amostra publicadas na Galeria de Fotografias da Sony global.

Para mais informações: http://www.sony.pt/electronics/camara-lentes/sel400f28gm

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 77 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2018. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

[i] Comparada com as lentes 400mm F2.8 para câmaras de formato Full-Frame de 35 mm, a partir de junho de 2018, segundo uma pesquisa da Sony

[ii] Quando instalada na α9 com uma pega VG-C3EM. Comparada com a α99 II + SAL500F40G, segundo testes realizados pela Sony

[iii] Quando instalada na α9. Comparada com a SAL300F28G2, instalada na α9 (via LA-EA3),

segundo testes realizados pela Sony

[iv] Com os teleconversores 1.4x (SEL14TC) e 2.0x (SEL20TC), a abertura máxima é de F4 e F5.6,

respetivamente

[v] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade

[vi] O software da α9 deve ser atualizado para a versão mais recente, de forma a ativar o Optical SteadyShot MODE 3 durante

a utilização desta lente com a α9. Para mais informações sobre a compatibilidade das câmaras Sony, consulte o site de assistência da Sony.

[vii] As funções podem ser atribuídas através de um menu da câmara. Por predefinição, está atribuída a função Power Focus. Pode ser atribuída a função APS-C/Full Frame Select, após a atualização do software da α9 para a versão mais recente. Para informações atualizadas sobre a compatibilidade das funções e das câmaras Sony, consulte o site de assistência da Sony.

[viii] Inicialmente, é instalado um filtro normal na ranhura. O filtro faz parte do sistema ótico da lente, por isso, ao utilizá-la, deve estar sempre presente o filtro normal ou o filtro polarizador circular.

Assegure-se de que o filtro está instalado antes de memorizar o ponto de focagem para a função de focagem predefinida.

[ix] A atualização do software da α9 será disponibilizada brevemente. 

Para mais informações, visite o site de assistência da Sony. https://www.sony.co.uk/electronics/support/e-mount-body-ilce9-series/ilce-9#downloads

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 77 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2018. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word