Seguir Sony Portugal

Revelação dos vencedores dos Concursos Aberto, Juventude e Telemóvel dos Sony World Photography Awards 2015

Comunicado de imprensa   •   Mar 31, 2015 12:02 WEST

As imagens vencedoras serão expostas na Somerset House, em Londres, de 24 de abril a 10 de maio

  • O primeiro vencedor do prémio Telemóvel foi eleito pelo público com uns impressionantes 6718 votos
  • Imagens disponíveis em press.worldphoto.org ou Image.net

Hoje, foram anunciados os vencedores dos Concursos Aberto e Juventude, bem como do primeiro vencedor da categoria Telemóvel, do maior concurso de fotografia do mundo, os Sony World Photography Awards.

Oriundos dos quatro cantos do mundo e abrangendo uma enorme variedade de temas, os fotógrafos vencedores dos Concursos Aberto, Juventude e Telemóvel foram eleitos de entre mais de 96 000 candidaturas aos Sony World Photography Awards 2015.

A conquista por parte de cada um dos 14 vencedores é extraordinária, não só ao nível da concorrência que tiveram de enfrentar, mas também por não se tratarem de fotógrafos profissionais; tratam-se simplesmente de pessoas que adoram fotografia. A vencedora mais jovem é a britânica Stephanie Anjo, com apenas 14 anos, e os restantes vencedores estão amplamente distribuídos desde o México até à Malásia.

Os vencedores dos Concursos Aberto e Juventude foram escolhidos por um painel de especialistas liderado por Sam Barzilay, Diretor Criativo da United Photo Industries. O vencedor do Concurso Telemóvel foi selecionado por votação do público através do website da World Photography Organisation. O Concurso Telemóvel estreia-se nos Sony World Photography Awards 2015 como reconhecimento pelo crescente acesso às mais recentes tecnologias de imagem integradas nas câmaras dos telemóveis, que conferem aos fotógrafos mais capacidades e liberdade criativa.


CONCURSO ABERTO

Os vencedores, com as melhores fotografias de cada uma das dez categorias, do Concurso Aberto são:

  • Arquitetura - Armin Appel, Alemanha
  • Artes e Cultura - Hector Muñoz Huerta, México
  • Melhorada - Antony Crossfield, Reino Unido
  • Baixa Luminosidade - Nick Ng Yeow Kee, Malásia
  • Natureza e Vida Selvagem - Antoine Weis, Suíça/Luxemburgo (dupla nacionalidade)
  • Panorâmica - Norman Quinn, Reino Unido
  • Pessoas - Saleh Rozati, Irão (reside na Áustria)
  • Sorriso - Wilson Lee, Hong Kong
  • Fração de Segundo - Jaime Massieu, Espanha
  • Viagens - Yasen Georgiev, Bulgária
  • CONCURSO JUVENTUDE
  • Os vencedores, de idade igual ou inferior a 19 anos e detentores das melhores fotografias das três categorias, do Concurso Juventude são:
  • Cultura - Beatriz Mota da Rocha, Portugal (15 anos de idade)
  • Ambiente - Yong Lin Tan, Malásia (19 anos de idade)
  • Retratos - Stephanie Anjo, Reino Unido (14 anos de idade)


CONCURSO TELEMÓVEL

O vencedor e os finalistas deste concurso inaugural, atribuído ao fotógrafo autor da melhor fotografia captada através da câmara de um telemóvel, são:

  • Vencedor - Turi Calafato, Itália
  • 2.º lugar - Janos M Schmidt, Hungria
  • 3.º lugar - Ako Salemi, Irão

A imagem vencedora foi eleita pelo público através do website da World Photography Organisation com 6718 votos. O período de candidaturas ao Concurso Telemóvel durou apenas quatro semanas, tendo sido recebidas mais de 10 200 imagens. Um painel de especialistas da indústria fotográfica realizou uma pré-seleção de 20 imagens e o público teve apenas uma semana para eleger o vencedor, durante a qual foram recebidos mais de 15 200 votos.


PRÉMIOS

Os vencedores dos Concursos Aberto, Juventude e Telemóvel irão receber o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e um smartphone Xperia™ e as suas imagens serão exibidas na icónica Somerset House, em Londres, como parte da Exposição dos Sony World Photography Awards 2015 que se realizará entre 24 de abril e 10 de maio.

Os vencedores do Concurso Aberto e Juventude irão, agora, competir pelos títulos de Melhor Fotógrafo do Ano e Melhor Fotógrafo Jovem do Ano, que serão revelados na cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards dia 23 de abril, em Londres. Os vencedores gerais serão selecionados a partir dos vencedores de cada uma das 13 categorias. Os vencedores gerais dos Concursos Aberto e Juventude, bem como o vencedor do Concurso Telemóvel, irão viajar até Londres para participar na cerimónia e o vencedor geral do Concurso Aberto irá receber ainda um prémio monetário de 5000 dólares americanos


CITAÇÕES

A propósito dos vencedores, o Presidente do Júri, Sam Barzilay comenta "Ser jurado nos Sony World Photography Awards foi uma viagem repleta de descobertas inesperadas. Dezenas de joias ocultas, composições divertidas, comentários subtis e momentos fugazes captados no tempo - todos refletem o amor pela fotografia partilhado pelos participantes e o seu desejo de partilhar a forma como veem o mundo."

Adicionalmente, Astrid Merget Motsenigos, Diretora Criativa da World Photography Organisation e organizadora dos prémios acrescenta: "Todos os anos, somos surpreendidos pela qualidade das imagens que recebemos nos Concursos Aberto e Juventude e o nosso primeiro Concurso Telemóvel mostra que esta qualidade não é afetada, de modo algum, pela utilização da tecnologia das câmaras dos telemóveis. Estes fotógrafos talentosos captam, numa única imagem, momentos de grande intensidade, paixão, intriga e humor mas, acima de tudo, demonstram uma extraordinária capacidade artística e técnica. Estamos orgulhosos por podermos reconhecer estes fotógrafos e disponibilizar-lhes uma plataforma onde os seus trabalhos podem ser vistos pelo mundo. Parabéns a todos os vencedores."


  • As imagens vencedoras estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org ou Image.net
  • Tenha em conta que as imagens utilizadas nas plataformas das redes sociais deverão conter os créditos sobrepostos
  • No caso do Twitter, utilize o hashtag #SWPA e identifique a @WorldPhotoOrg


Para mais informações, contacte:

Jill Cotton, Senior Press Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3043/ jill@worldphoto.org

Kristine Bjørge, PR Manager, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049 / kristine@worldphoto.org


NOTAS PARA OS EDITORES

  • No total, foram enviadas 183 737 imagens para os Sony World Photography Awards 2015:

87 505 participações no Concurso Profissional; 79 264 participações no Concurso Aberto; 6675 no Concurso Juventude e 10 293 no Concurso Telemóvel

  • O período de candidatura aos Concursos Aberto e Juventude decorreu entre 1 de junho de 2014 e 5 de janeiro de 2015
  • O período de candidatura ao Concurso Telemóvel decorreu entre 27 de janeiro e 27 de fevereiro de 2015
  • Os jurados do Concurso Telemóvel foram:
  • oAnna Dickson, Diretora Geral de Fotografia, Wall Street Journal, EUA

oChris Hudson, Diretor de Arte do Grupo, National Geographic Traveller, Reino Unido

oAnthony Lepinay, Fotógrafo e Diretor Criativo, França

oAlvin Soon, Editor Associado, HWM e HardwareZone.com, Singapura

oEvgeny Tchebotarev, CPO e Cofundador, 500px, Canadá

  • A votação do público para a atribuição do Prémio do Concurso Telemóvel decorreu entre 10 e 17 de março de 2015, através do website da World Photography Organisation. A imagem com a maior quantidade de "gostos" no Facebook foi a vencedora.

oVencedor - Turi Calafato, Itália – 6718 votos

o2.º lugar - Janos M Schmidt, Hungria – 2331 votos

o3.º lugar - Ako Salemi, Irão – 2190 votos


Sobre a World Photography Organisation (WPO)

A WPO é instituição onde a fotografia é celebrada e a arte do fotógrafo reconhecida. Ao trabalhar com profissionais, entusiastas e alunos de fotografia da mesma forma, a World Photography Organisation oferece uma rede global em toda a indústria fotográfica não só para aumentar o nível de conversação em torno deste tema, mas também para aumentar a conscientização e a valorização desta forma de arte. Durante todo o ano, a WPO acolhe um conjunto inteiro de eventos do setor e públicos, incluindo: o Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo e a exposição global associada; o World Photography Student Focus Programme, que inspira e trabalha com a geração futura de fotógrafos, e a Photo Shanghai, a primeira feira de arte da zona Ásia-Pacífico dedicada à fotografia. Além disso, a WPO tem uma florescente presença online através do seu website, Twitter, Facebook e Instagram e aborda as mais recentes questões do setor na sua publicação mensal online, The Magazine. Para mais informações, aceda a www.worldphoto.org


Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 75 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2014. Sony Global Web Site: http://www.sony.net/


Sobre Sam Barzilay, Presidente do painel de jurados dos Concursos Aberto e Juventude

Enquanto Diretor Criativo da United Photo Industries, Sam Barzilay é também o cofundador da Photoville, um espaço modular construído a partir de contentores de transporte reutilizados em Brooklyn Bridge Park, na zona ribeirinha da cidade de Nova Iorque.

Antes de fundar a United Photo Industries e lançar a Galeria da United Photo Industries, trabalhou como Diretor do New York Photo Festival. No exercício das suas funções como curador e organizador do festival, teve o prazer e o privilégio de ser o curador de exposições fotográficas e orador em palestras sobre as tendências atuais da fotografia contemporânea em países tão distintos como a China, a Estónia, a Grécia, os EUA e o Japão.

Ficheiros anexados

Documento do Word