Seguir Sony Portugal

Os finalistas dos Sony World Photography Awards 2018 revelam uma qualidade e variedade excecionais entre um número recorde de candidaturas

Comunicado de imprensa   •   Fev 28, 2018 00:01 WET

O anúncio de hoje antevê um ano fantástico para o concurso internacional de fotografia mais diversificado do mundo

Todas as imagens finalistas estão disponíveis em worldphoto.org/press

●Foram submetidas a concurso quase 320 000 imagens de todo o mundo, um aumento de 140% em relação às candidaturas de 2017.

●Os grandes vencedores serão revelados a 19 de abril de 2018 (23:00, GMT) e será realizada uma exposição entre 20 de abril e 6 de maio, na Somerset House, em Londres.

Foram hoje revelados os fotógrafos finalistas e merecedores de Menção Honrosa dos Sony World Photography Awards 2018, o concurso de fotografia mais diversificado do mundo.

Os fotógrafos de mais de 200 países submeteram quase 320 000 imagens às várias categorias do concurso, o maior número de candidaturas até à data e um aumento de 40% em relação a 2017. Os jurados ficaram particularmente impressionados com a excelente qualidade das imagens apresentadas e com a capacidade dos trabalhos finalistas oferecerem uma visão das principais tendências e preocupações contemporâneas dos fotógrafos da atualidade.

Realizados pela World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards assinalam o 11.º ano de parceria com o seu principal patrocinador, a Sony. A lista dos finalistas (top 10 por categoria) e dos merecedores de Menção Honrosa (top 50 por categoria) incluem algumas das melhores fotografias contemporâneas, captadas ao longo do ano passado.

A abrangência internacional das candidaturas demonstra uma enorme diversidade de imagens em termos de género, estilo e tema nos 4 concursos, Profissional, Aberto, Juventude e Student Focus. O Concurso Profissional inclui 10 categorias, tais como Arquitetura, Questões Contemporâneas, Paisagem, Mundo Natural e Vida Selvagem, Retrato, bem como duas novas categorias este ano, Criativa e Descoberta, enquanto que o Concurso Aberto é constituído por 10 categorias, incluindo Cultura, Melhorada, Movimento, Fotografia Urbana e Viagem.

Este ano, o Concurso Profissional, que é avaliado com base numa série de trabalhos, recebeu um número impressionante de candidaturas em todas as suas 10 categorias. Os jurados consideraram as candidaturas excecionalmente fortes, sobretudo nas duas novas categorias do Concurso - Criativa e Descoberta. As séries de trabalhos finalistas incluem desde imagens elegantes da obsessão das pessoas com a riqueza, até às imagens impressionantes da crise dos refugiados Rohingya, passando pelos excêntricos retratos de cães com os seus donos. Os fotógrafos irão agora competir pelo primeiro lugar nas suas categorias e pelo título de Fotógrafo do Ano.

O Concurso Aberto, que é avaliado com base numa única imagem, recebeu igualmente uma ampla variedade de temas nas suas 10 categorias, tendo as categorias de Fotografia Urbana e de Paisagem e Natureza recebido o maior número de candidaturas. Os trabalhos finalistas incluem desde magníficas fotografias de lagos congelados, desertos à luz do sol e florestas escondidas, até retratos deslumbrantes de rostos de todo o mundo e visões únicas das culturas e tradições que, de outra forma, poderiam nunca vir a ser reveladas. As imagens que alcançaram o top 50 das várias categorias do Concurso Aberto receberam uma Menção Honrosa, incluindo imagens de centrais elétricas, bandos de cisnes e uma imagem evocativa de atletas paraolímpicos a competir à chuva.

Os fotógrafos finalistas dos Concursos Profissional e Aberto competirão pelo primeiro lugar da sua categoria, bem como pela oportunidade de receber o título de Fotógrafo do Ano e um prémio de 25 000 dólares americanos, ou de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto e um prémio de5000 dólares americanos.

O Concurso Juventude recebeu igualmente um leque diversificado de candidaturas de fotógrafos com idades entre os 12 e os 19 anos, que submeteram uma imagem sob o tema "O teu ambiente", tendo registado aproximadamente mais 8000 candidaturas do que no ano anterior.

Por fim, o Concurso Student Focus recebeu candidaturas de universidades de todo o mundo. Dez estudantes finalistas do Reino Unido, índia, França, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Canadá e da China irão agora criar um conjunto de trabalhos, para competir pela oportunidade de receber equipamentos de imagem digital da Sony, no valor de 30 000 euros, para a sua universidade.

Os vencedores dos prémios serão anunciados numa cerimónia que terá lugar em Londres, no dia 19 de abril.Os vencedores dos títulos de Fotógrafo do Ano, Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, das categorias dos Concursos Profissional e Juventude e os 10 finalistas do Concurso Student Focus irão viajar até Londres para assistir à cerimónia. Além disso, os vencedores de cada categoria irão receber os mais recentes equipamentos de imagem digital da Sony e os seus trabalhos serão incluídos no livro da edição de 2018.

Os Sony World Photography Awards são avaliados, de forma anónima, por profissionais da indústria, aclamados internacionalmente. O painel de jurados do Concurso Profissional de 2018 foi presidido por Mike Trow (ex-Editor de Imagem da Vogue britânica) e incluiu ainda representantes de museus, de publicações e de meios de comunicação social internacionais.

Philip Tinari (Jurado e Diretor, Ullens Centre for Contemporary Art, China)comentou:

"Ficámos impressionados pela profundidade e diversidade dos trabalhos que avaliámos e inspirados pelas várias formas como os fotógrafos de todo o mundo estão envolvidos com os problemas que todos nós enfrentamos."

Naomi Cass (Jurada e Diretora, Centre for Contemporary Photography, Melbourne, Austrália) destacou: "O leque de imagens avaliado era deslumbrante e a diversidade existente entre os jurados proporcionou discussões aprofundadas, que levaram à seleção de vencedores excecionais. Fiquei impressionada pela diversidade das abordagens apresentadas em cada categoria e pela variedade de fotógrafos de todo o mundo."

Clare Grafik (Jurada e Responsável pelas Exposições, The Photographers' Gallery, Londres, Reino Unido) afirmou: "Desde novas abordagens aos retratos até respostas criativas ao ambiente em que vivemos, as imagens ilustravam bem no quão vasto e inovador o setor da fotografia se tornou. À medida em que a nossa forma de desfrutar de imagens fotográficas se está a tornar cada vez mais diversificada, os prémios oferecem-nos a oportunidade de nos focarmos em novos talentos e projetos importantes que, de outra forma, passariam despercebidos."

A respeito dos prémios deste ano, Scott Gray (CEO da World Photography Organisation) salientou: "A qualidade das candidaturas deste ano era impressionante, com obras de arte excecionais em todos os concursos. Os Sony World Photography Awards celebram os fotógrafos e a fotografia há já 11 anos e continuaremos a trabalhar para garantir que a fotografia seja reconhecida como um suporte dinâmico, emocionante e acessível."

Todas as imagens finalistas e vencedoras serão exibidas como parte da 2018 Sony World Photography Awards Exhibition, na Somerset House, em Londres. Esta exposição incluirá ainda uma secção dedicada, com trabalhos especialmente selecionados do vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia de 2018 (a ser anunciado a 13 de março). A exposição decorrerá entre os dias 20 de abril e 6 de maio de 2018. Os bilhetes encontram-se disponíveis em www.worldphoto.org/2018exhibition

Para mais informações, contacte:

Jill Cotton/Emma Double, World Photography Organisation press@worldphoto.org / +44 (0) 20 7886 3043 / 3049

Notas para os Editores

Mais informações relacionadas com a imprensa e todas as imagens finalistas e merecedoras de Menção Honrosa podem ser transferidas para publicação em www.worldphoto.org/press
Os Sony World Photography Awards 2018 receberam 319 561 candidaturas de 201 países e territórios para os seus 4 concursos, o que se traduz num aumento de 140% em relação à edição de 2017 (227 596 candidaturas).

O Concurso Profissional dos Sony World Photography Awards é avaliado por um painel de especialistas independentes da indústria, selecionados pela World Photography Organisation. O seu principal patrocinador, a Sony, não participa na seleção das imagens nem na avaliação deste concurso.

Sobre a World Photography Organisation

A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. A trabalhar em mais de 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível de debate sobre a fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de conseguirmos estabelecer relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e em São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/