Seguir Sony Portugal

Foram reveladas as melhores fotografias individuais do mundo nos Sony World Photography Awards de 2018

Comunicado de imprensa   •   Mar 20, 2018 00:01 WET

●Foram anunciados hoje os 10 vencedores das categorias do Concurso Aberto, bem como os 63 vencedores dos Prémios Nacionais

  • Verificou-se uma enorme diversidade de géneros e temas entre os vencedores globais

Selecionados a partir de centenas de milhares de participações de todo o mundo, os vencedores do Concurso Aberto e dos Prémios Nacionais dos Sony World Photography Awards de 2018 foram anunciados hoje.

As imagens vencedoras das 10 categorias do Concurso Aberto foram selecionadas por um painel de júris especializados como as melhores fotografias individuais do mundo, e os vencedores dos Prémios Nacionais foram eleitos como as imagens individuais mais fortes captadas por um fotógrafo local, em quase 70 países. Os trabalhos vencedores e os seus fotógrafos são verdadeiramente internacionais, com fotografias provenientes da Austrália, Argentina, Cambodja, China, Quénia, Arábia Saudita e muitos outros países.

Os temas das fotografias apresentadas também não podiam ter sido mais diversificados. Os fotógrafos escolheram uma variedade de paisagens deslumbrantes, retratos pessoais, encontros marcantes e momentos desportivos como suas inspirações.

A Presidente do Júri, Zelda Cheatle, declarou: "Avaliar as imagens apresentadas para o Concurso Aberto e o Prémio Nacional permitiu-me descobrir trabalhos internacionais de alto calibre e de grande interesse. Ao escolher os vencedores, todas as fotografias tinham de ter algo especial - quer seja a composição, o impacto, a perícia do fotógrafo, um retrato de um evento único ou informativo de uma nova forma. Acima de tudo, cada fotografia vencedora tinha de ser excecional.”

Todos os vencedores das categorias do Concurso Aberto e do Prémio Nacional receberão o mais recente equipamento de imagem digital da Sony. Além disso, o trabalho vencedor será publicado no livro dos Prémios de 2018 e exibido na Exposição dos Sony World Photography Awards, em Londres, entre 20 de abril e 6 de maio.

Os vencedores do Concurso Aberto continuarão a competir pelo título de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, com um prémio monetário no valor de 5000 dólares americanos. Este fotógrafo, assim como os vencedores das categorias Profissionais, serão anunciados em Londres no dia 19 de abril.

Com produção da World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards são o concurso de fotografia mais diversificado do mundo. A 11.ª edição teve a participação recorde de 320 000 inscrições de fotógrafos de mais de 200 países e territórios, apresentando algumas das melhores fotografias contemporâneas do mundo captadas durante o ano passado.

Vencedores das categorias do Concurso Aberto

Fotógrafos do mundo inteiro podem participar em qualquer uma das 10 categorias do Concurso Aberto, no qual os júris procuram a melhor fotografia individual que se adeqúe à descrição de cada categoria. Muitos dos vencedores são fotógrafos amadores, tornando a sua conquista ainda mais notável.

Os vencedores das categorias do Concurso Aberto são:

  • Arquitetura: Andreas Pohl, alemão, com a fotografia The Man and the Mysterious Tower
  • Cultura: Panos Skordas, grego, com a fotografia Young Minotaur
  • Melhorada: Klaus Lenzen, alemão, com a fotografia Every Breath you Take
  • Paisagem e Natureza: Veselin Atanasov, búlgaro, com a fotografia Early Autumn
  • Movimento: Fajar Kristianto, indonésio, com a fotografia The Highest Platform
  • Retrato: Nick Dolding, britânico, com a fotografia Emile
  • Natureza Morta: Richard Frishman, norte-americano, com a fotografia Sunday Buffet at Jerry Mikeska's BBQ; Columbus, Texas 2017
  • Fotografia de Rua: Manuel Armenis, alemão, com a fotografia Old Friends
  • Viagem: Mikkel Beiter, dinamarquês, com a fotografia Shapes of Lofoten
  • Vida selvagem: Justuna Zduńczyk, polaca, com a fotografia An Unexpected Meeting

Vencedores dos Prémios Nacionais

Com participações de quase 70 países, o programa dos Prémios Nacionais procura reconhecer e recompensar as melhores fotografias individuais tiradas pelos fotógrafos locais.

Todos os 63 vencedores do Prémio Nacional podem ser encontrados em: https://www.worldphoto.org/2018-national-awards

Para mais informações, contacte:

Departamento de Imprensa, World Photography Organisation press@worldphoto.org / +44 (0) 20 7886 3043 / 3049

Notas aos Editores

Todas as imagens finalistas e merecedoras de Menção Honrosa podem ser transferidas para publicação em

www.worldphoto.org/press

Sobre a World Photography Organisation

A World Photography Organisation é uma plataforma global para iniciativas na área da fotografia. A trabalhar em mais de 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível de debate sobre a fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e em São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

Ficheiros anexados

Documento do Word