Seguir Sony Portugal

Candida Höfer galardoada com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2018

Comunicado de imprensa   •   Fev 15, 2018 00:01 WET

Candida Höfer galardoada com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2018

O trabalho da artista será exposto na Somerset House, em Londres, de 20 de abril a 6 de maio de 2018

Imagens de imprensa disponíveis em www.worldphoto.org/press


Londres, 15 de fevereiro de 2018: A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar que a célebre artista contemporânea Candida Höfer é a vencedora do prestigiado prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2018.

A artista irá receber o seu prémio numa cerimónia a realizar-se em Londres, no dia 19 de abril de 2018. Uma retrospetiva pessoal do trabalho de Höfer estará exposta na Somerset House, em Londres, de 20 de abril a 6 de maio, como parte da Exposição dos Sony World Photography Awards 2018.

*****

A artista alemã Candida Höfer (nascida em Eberswalde, em 1944) é uma das fotógrafas contemporâneas mais importantes do mundo. Reconhecida pela precisão da sua metodologia e técnica, o trabalho de Höfer, aclamado internacionalmente, assume frequentemente a forma de fotografias a cores de grande formato. Os seus poderosos retratos de interiores amplos e vazios são parte integrante de grandes coleções por todo o mundo e estão expostos nos principais museus internacionais.

Para comemorar a contribuição de Höfer para a Fotografia, a artista selecionou pessoalmente alguns trabalhos da sua longa carreira, para serem exibidos como parte da Exposição dos Sony World Photography Awards 2018 na Somerset House, em Londres. A exposição incluirá três das mais notáveis obras em grande escala de Höfer -Museu do Louvre Paris XXI 2005; Hermitage São Petersburgo VIII 2014; e Trinity College Library Dublin I 2004 - emprestadas pela galeria Ben Brown Fine Arts, de Londres.

Entre os já galardoados com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia encontram-se Mary Ellen Mark, Eve Arnold, Bruce Davidson, Elliott Erwitt e, mais recentemente, Martin Parr.

Os trabalhos de Höfer irão juntar-se a mais de 600 imagens inspiradoras dos Sony World Photography Awards 2018, o concurso de fotografia mais diversificado do mundo. Com curadoria de Mike Trow, antigo Diretor de Imagem da revista Vogue britânica, as imagens apresentadas na exposição foram cuidadosamente selecionadas a partir de um número recorde de candidaturas aos Prémios de 2018. Abrangendo uma grande variedade de temas, incluindo arquitetura, paisagem, fotografia urbana, vida selvagem, retrato e viagem, os trabalhos selecionados e elogiados oferecerão ao público uma verdadeira visão das tendências fotográficas que moldaram o ano passado.

Em declarações sobre o seu prémio e a exposição, Höfer disse: "Sinto-me muito honrada. Espero que isto ajude a que se continue a quebrar barreiras entre a Fotografia e a Arte na perceção do público."

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, afirma: "É um enorme privilégio poder atribuir este prémio a uma artista tão importante, que quebrou tantas barreiras na sua profissão. Contemplar o trabalho da Candida, tecnicamente perfeito e tão maravilhosamente intenso, é um prazer."

Para todas as consultas de imprensa, contacte:

Jill Cotton, Emma Double | Departamento de Imprensa | World Photography Organisation

020 7886 3043 ou 3049 | press@worldphoto.org


NOTAS PARA OS EDITORES

Os finalistas dos prémios Sony World Photography Awards 2018 serão revelados na quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Os vencedores serão revelados no dia 19 de abril de 2018.

Candida Höfer (nascida em Eberswalde, em 1944)

Após concluir a sua formação no Schmölz-Huth Studio, Candida Höfer começou a estudar sob os influentes fotógrafos Bernd e Hilla Becher em 1976. O trabalho internacionalmente reconhecido de Höfer já foi exibido na Kunsthalle Basel, em Basileia; na Kunsthalle Berne, em Berna; no Museu do Louvre, em Paris; no Museu Irlandês de Arte Moderna, em Dublin; no Tate Liverpool; na Barbican Art Gallery, em Londres; e, mais recentemente, no The State Hermitage Museum, em São Petersburgo. Höfer representou ainda a Alemanha na 50.ª Bienal de Veneza (2003), participou na Documenta 11 (2002) e as suas fotografias integram as coleções dos principais museus de todo o mundo, incluindo o Tate Britain, em Londres; o Centro Georges Pompidou, em Paris; o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid; o Museum Folkwang, em Essen; o Kunsthalle Hamburg, em Hamburgo; o The Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque; e o The State Hermitage Museum, em São Petersburgo. A artista é representada pela galeria Ben Brown Fine Arts de Londres. benbrownfinearts.com.


Agenda

A Exposição dos Sony World Photography Awards 2018 terá lugar entre 19 de abril e 6 de maio de 2018 na Somerset House, em Londres, WC2R 1LA | Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:00, sábados e domingos, das 10:00 às 20:00 | Bilhetes: £6-£18 | www.worldphoto.org/2018exhibition

As impressões sobre a exposição estarão disponíveis através do Parceiro Oficial da Exposição, a theprintspace.


Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. A trabalhar em mais de 180 países, o nosso objetivo é elevar o nível de debate sobre a fotografia através da celebração das melhores imagens e fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de conseguirmos estabelecer relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS, feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, que se realizam em Xangai e em São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org.

Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website global da Sony: http://www.sony.net/.

Sobre a Somerset House

Inspiramos a cultura contemporânea

A Somerset House é um novo tipo de centro de arte, situado no coração de Londres e criado para o público e os criativos atuais. Oferecendo um programa público diversificado e dinâmico de artes e cultura contemporâneas, acolhe também uma grande comunidade de negócios criativos, artistas e autores, incluindo a Somerset House Studios. Um dos espaços mais espetaculares e apreciados da cidade, a Somerset House é um lugar onde a arte e a cultura são imaginadas, criadas e vividas pelos seus 3 milhões de visitantes anuais.

Ficheiros anexados

Documento do Word