Seguir Sony Portugal

Aproxime-se à distância das espécies mais ameaçadas do planeta

Comunicado de imprensa   •   Mai 04, 2017 11:07 WEST

Um raro vislumbre das espécies mais ameaçadas; a incrível série de fotografias da vida animal da Sony revela-nos tudo

  • O obturador silencioso e as capacidades de super zoom da Sony RX10 III permitiram aos fotógrafos de vida selvagem de toda a Europa capturar imagens incríveis dos animais mais ameaçados sem perturbá-los.
  • Desde o lince-ibérico avistado no sul da Península Ibérica até ao papagaio-do-mar no País de Gales; estas maravilhosas criaturas estão incluídas na "Lista Vermelha" da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) das 101 espécies ameaçadas do planeta
  • Pássaros como o papagaio-do-mar do Atlântico foram declarados "vulneráveis" em 2015 e está a diminuir a uma taxa significativa. A Little Bustard, um pássaro pequeno que parece que tem um "smoking" vestido, é estimado diminuir em 30-49% nos últimos trinta anos em toda a sua população europeia
  • A Sony e a Associação Europeia para a Conservação (EOCA) trabalharam em conjunto para criar uma deslumbrante série de fotografias, que mostram alguns dos animais que talvez nunca terá a oportunidade de ver de perto e no seu habitat natural.

Sabia que o Wolverine não é apenas um personagem no grande ecrã, mas também uma espécie raramente avistada (Glutão, em português) que reside na Suécia, e que o maior herbívoro da Europa, o bisonte-europeu, foi recuperado depois de estar à beira da extinção nas últimas duas décadas?

Esta primavera, alguns fotógrafos de vida selvagem de toda a Europa – um fotógrafo do Reino Unido e finalista nos prémios Fotógrafo do Ano de Vida Selvagem de 2014 e 2016, Sam Hobson, um fotógrafo finlandês de vida selvagem premiado, Lassi Rautiainen, o fotógrafo espanhol de natureza Javier Alonso Huerta, um artista fotográfico russo-germânico criativo, Pavel Kaplun, e o fotógrafo suíço de vida selvagem Markus P. Stähli - captaram imagens deslumbrantes destes animais no seu ambiente natural, conseguidas graças à incrível distância focal da Sony RX10 III.

Esta "‘rara" coleção de fotografias mostra cinco das 101 espécies animais mais ameaçadas do planeta; como parte do compromisso contínuo da Sony de apoiar a proteção da vida selvagem. Para este projeto, a Sony estabeleceu uma parceria com a Associação Europeia para a Conservação, que financia projetos de conservação em todo o mundo.

Sam Hobson, Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, também capturou imagens do Wolverine, não apenas um personagem do grande ecrã, mas uma espécie raramente vislumbrada com apenas 2.260 pensada para habitar a Europa. Embora categorizada como "Menor Preocupação” na Lista Vermelha da IUCN, a espécie tem visto um declínio significativo na Europa, na última década.

Yann Salmon Legagneur, Head of Product Marketing, Digital Imaging na Sony Europe, comentou: "Estamos muito satisfeitos por apresentar esta coleção de imagens incríveis de animais raros, que podem se encontrados mesmo aqui na Europa. A Sony RX10 III, com a sua lente de zoom superteleobjetiva alargada de 600 mm e obturação silenciosa, assegura que estes animais fantásticos não são perturbados durante a captação das fotografias."

Catherine Savidge, General Manager, Associação Europeia para a Conservação, afirmou: "Ao captarmos estas imagens, podemos partilhar as fotografias destes magníficos animais no seu habitat natural com as pessoas que nunca poderão vir a vê-los. Em dez anos, a EOCA angariou mais de 2 milhões de euros provenientes da indústria de atividades ao ar livre e gastou 100% deste montante em projetos de conservação de espécies e habitats ameaçados em 41 países diferentes. Trabalhar com a Sony permite-nos chamar a atenção do público para este trabalho de conservação essencial.”

"Uma das melhores coisas sobre a Sony RX10 III é o seu peso. Normalmente, quando carrego a minha lente de 60mm, torna-se muito pesado andar mais do que algumas centenas de metros – permitiu-me ser mais flexível. Também não é preciso nenhuma outra lente, o que é ótimo!" Lassi Rautiainen, fotógrafo da natureza da Finlândia, fotografou o wolverine na Finlândia.

"A Sony RX10 III é uma ferramenta incrível para fotógrafos de vida selvagem. É uma óptima câmara com um sensor de tirar o fôlego, uma gama de zoom muito flexível e uma óptima lente. As imagens são de uma qualidade muito profissional - semelhante aos resultados esperados de um equipamento muito caro." Markus Stähli, fotógrafo da natureza da Suíça, fotografou o bisão na França.

A Sony RX10 III é o equipamento perfeito para fotógrafos de vida selvagem amadores ou profissionais.


Notas para os Editores

Para mais informações ou imagens, contacte a Hope&Glory:

Phoebe Mellor phoebe.mellor@hopeandglorypr.com / 0203 588 9720

Lindsay Cleland lindsay.cleland@hopeandglorypr.com / 0203 588 9721

Lydia Stewart lydia.stewart@hopeandglorypr.com / 020 3588 9704


Sobre a RX10 III

Com o amplo alcance do zoom até 600 mm, sensor de imagem tipo 1.0 eficiente, lente grande angular de 24-600 mm e lente de zoom de 25x, os objetos destacam-se agora de forma deslumbrante, mesmo quando captados a distâncias extremas ou de muito perto.

Principais características:

  • A primeira lente de zoom superteleobjetiva 25x de 600 mm da série RX
  • Incrível distância focal de 24-600 mm que abrange desde vistas amplas, até grandes planos
  • Obturação rápida e silenciosa que assegura imagens nítidas e não distorcidas, que podem ser captadas sem perturbar o ambiente envolvente
  • Tecnologia de estabilização de imagem ótica que evita as oscilações da câmara e garante um enquadramento e uma captação suaves e estáveis


Sobre a Sony Corporation

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 72 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2016. Website Global da Sony: http://www.sony.net/


Sobre a Associação Europeia para a Conservação

A Associação Europeia para a Conservação é uma iniciativa da indústria europeia de empresas de atividades ao ar livre, que tem como objetivo proteger as áreas selvagens que tanto defendem.

Criada para captar o incrível poder da indústria das atividades ao ar livre e angariar fundos para grupos de conservação da natureza, a Associação Europeia para a Conservação é financiada pelas contribuições dos seus sócios e por outras atividades de angariação de fundos realizadas no seio da indústria. A totalidade das quotas dos sócios é direcionada para o financiamento de projetos. A adesão está aberta a qualquer pessoa que demonstre uma relação com a indústria europeia das atividades ao ar livre.


Sobre a lista vermelha da IUCN

A EOCA trabalha com a IUCN, a organização que elabora a Lista Vermelha. A IUCN Red List of Threatened Species™ (Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN) fornece informações sobre o estatuto taxonómico, o estado de conservação e a distribuição das plantas, dos fungos e dos animais que foram globalmente avaliados utilizando os Critérios e Categorias da Lista Vermelha da IUCN. Este sistema foi criado para determinar o risco relativo de extinção e o principal objetivo da Lista Vermelha da IUCN é catalogar e realçar as plantas e os animais que apresentam um maior risco de extinção global (ou seja, os indicados como Em Perigo Crítico, Em Perigo e Vulneráveis).


Dicas de vida selvagem

1. Procure sempre fotografar um animal ao nível dos olhos. Cria conteúdo envolvente instantaneamente.

2. Antes de tirar a sua câmara, passe algum tempo observando o comportamento do animal. As pessoas tendem a ficar muito entusiasmadas e isso pode assustar o animal - é importante compreendê-lo, para tirar boas fotos.

3. Respeite o seu tema. Está a lidar com a vida selvagem, e não com uma paisagem. Não vai querer perturbá-lo, então seja muito cuidadoso como age.

Sam Hobson, Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano 2014/2016, fotografou o papagaio-do-mar atlântico em Skomer Island, no País de Gales, e o Wolverine, Eider comum e Pochard comum.


Lista completa das 101 espécies animais em perigo e vulneráveis (as assinaladas com um asterisco (*) foram fotografadas no âmbito deste projeto) –

Aves em perigo crítico Mamíferos em perigo crítico

Pardela-do-mediterrâneo Saiga

Maçarico-de-bico-fino Lince-ibérico*

Toirão Foca-monge-do-mediterrâneo

Escrevedeira-aureolada Baleia-franca-do-atlântico-norte

Abetarda-moura Arganaz-de-pinho-da-Baviera

Abibe-sociável

Bufo-pescador-castanho

Águia-das-estepes

Calhandra-negra

Calhandra-do-deserto

Aves em perigo Mamíferos em perigo

Ganso-pequeno-de-testa-branca Vison-europeu

Águia-gritadeira Baleia-sei

Cisne-pequeno Baleia-azul

Cortiçol-de-barriga-preta Morcego-dos-Açores

Galeirão-de-crista Morcego-da-Madeira

Painho-de-ventre-branco Morcego-orelhudo das Canárias

Freira-da-Madeira Arganáz-cauda-de-rato-de-Roach

Priolo Rato-toupeira-da-areia

Pato-de-rabo-alçado Musaranho das Canárias

Fulmar-glacial

Abutre-do-egito

Falcão-borni

Papagaio-do-mar*

Cortiçol-de-pallas

Gaivota de Ross

Mocho-de-orelhas-pálido

Martim-pescador

Chasco-de-cauda-ruiva

Aves vulneráveis Mamíferos vulneráveis

Pardilheira Bisonte-europeu

Borrelho-do-deserto Glutão*

Perdiz-do-mar-d'asa-preta Urso-polar

Eider-edredão Furão-pintado*

Maçarico-de-bico-direito Toninha-comum

Gaivota-tridáctila Cachalote

Lagópode-escocês Morcego-negro

Pato-de-cauda-afilada Morcego-de-Bechstein

Pato-fusco Morcego-patudo

Zarro-comum Morcego-orelhudo da Sardenha

Zarro-bastardo Morcego-de-ferradura de Blasius

Andorinhão-pequeno Morcego-de-ferradura-mourisco

Sisão Lebre-cantábrica

Mobelha-grande Lebre-italiana

Painho-de-monteiro Rato-de-cabrera

Grazina-de-desertas Rato-toupeira-gigante

Ostraceiro-europeu Rato-toupeira de Podolsk

Abibe-comum Esquilo-terrestre-europeu

Maçarico-real Musaranho-de-dentes-brancos

Pilrito-de-bico-comprido Toupeira-de-água-desmana

Abutre-barbudo

Águia-imperial-ibérica

Guarda-rios-comum

Falcão-sacre

Picanço-grande

Calhandra-de-dupont

Felosa-aquática

Trepadeira-corsa

Chasco-preto

Escrevedeira-de-cabeça-amarela

Escrevedeira-rústica

Rola-comum

Mobelha-de-bico-amarelo

Abibe-do-índico

Gavião-shikra

Guarda-rios-de-papo-branco

Pardal-do-levante

Petinha-de-petchora

Escrevedeira-de-Gmelin  

Ficheiros anexados

Documento do Word