Seguir Sony Portugal

A nova RX10 IV da Sony combina uma AF ultra rápida e uma captação contínua de 24 fps com uma lente de zoom versátil de 24-600mm F2.4-F4

Notícia   •   Set 12, 2017 16:03 WEST

DSC-RX10IV
  • A velocidade de AF mais rápida do mundo[i] de 0,03 segundos[ii] e uma captação contínua de 24 fps[iii] com seguimento de AF/AE completo
  • 315 pontos focais AF de deteção de fases, cobrindo aproximadamente 65% da moldura
  • Lente de zoom ZEISS® Vario-Sonnar T* 24-600mm[iv] F2.4-F4 de grande abertura e elevada ampliação
  • Gravação de vídeos 4K[v] com leitura total de pixéis sem binning

A Sony anunciou hoje o lançamento do novo emblemático modelo da sua aclamada gama Cyber-shot® RX10: a RX10 IV (modelo DSC-RX10M4).

Oferecendo a focagem AF mais rápida do mundoi, de apenas 0,03 segundosii e até 24 fps de captação contínuaiii com seguimento de AF/AE completo, 315 pontos AF de deteção de fases que rivaliza com os das câmaras de lentes amovíveis profissionais mais rápidas e uma lente iv F2.4-F4 ZEISS® Vario-Sonnar T* de 24-600mm excecionalmente versátil, o novo modelo RX10 IV fornece uma combinação inigualável de mobilidade e velocidade para os entusiastas da imagem e para os profissionais que procurem a derradeira solução "tudo em um".

A fantástica RX10 IV está equipada com o mais recente sensor de imagem Exmor RS CMOS tipo 1.0 de 20.1 MP[vi] empilhado, um chip DRAM juntamente com um poderoso processador de imagem BIONZ X™ e um chip LSI frontal. Estes componentes chave trabalham em conjunto para maximizar a velocidade geral de funcionamento e o desempenho da câmara, assegurando a qualidade de imagem e de vídeo mais elevada possível para toda a gama de lentes 24-600mmiv.

Focagem rápida, captação contínua

Uma estreia para as câmaras da série RX10 da Sony, o novo modelo RX10 IV possui um sistema de AF híbrida rápida que combina as respetivas vantagens dos 315 pontos AF de deteção de fases, cobrindo aproximadamente 65% do sensor e AF de deteção de contraste, que permite bloquear eficaz e rapidamente a focagem em apenas 0,03 segundosii. Esta focagem de alta velocidade complementa a extensa gama de lentes de 24-600mmiv, assegurando uma captação precisa, detalhada e nítida de todos os objetos.

Adicionalmente, e pela primeira vez numa câmara Cyber-shot, a RX10 IV integra uma tecnologia de AF de seguimento de alta densidade. Esta tecnologia avançada, que anteriormente apenas estava disponível em alguns modelos selecionados da aclamada gama de câmaras α de lentes amovíveis da Sony, concentra os pontos AF em torno de um objeto, de modo a melhorar o seguimento e a precisão de focagem, permitindo captar com facilidade mesmo os objetos mais imprevisíveis, incluindo imagens de atletas em rápido movimento e aves em pleno voo.

Outras melhorias em termos de AF presentes na nova câmara RX10 IV, incluem uma versão otimizada dos populares modos Eye AF, focagem por toque e limitador da gama de focagem[vii]. É ainda possível atribuir a definição AF-ON, bem como diversos modos de AF incluindo AF-S, AF-C e AF-A, que podem ser ajustados facilmente com base nas preferências do utilizador e nas situações de captação.

A RX10 IV oferece uma captação contínua de alta velocidade de até 24 fpsiii com seguimento de AF/AE completo - um complemento ideal para o sistema de AF - com um impressionante limite de buffer de até 249 imagens[viii]. Graças às melhorias significativas na potência de processamento da nova câmara, o atraso no visor eletrónico durante a captação contínua foi reduzido substancialmente, permitindo aos utilizadores captar aquele momento decisivo com toda a confiança. Além disso, para uma maior conveniência durante a reprodução de imagens, as imagens captadas no modo de captação contínua podem ser apresentadas em grupos, e não apenas como imagens individuais.

A RX10 IV oferece ainda uma obturação antidistorção de alta velocidade (velocidade máxima de obturação de até 1/32000 segundos), o que reduz eficazmente o fenómeno de "rolamento do obturador" que ocorre frequentemente durante a captação de objetos em rápido movimento e permite uma captação silenciosa em todos os modos, incluindo a captação contínua de alta velocidade com o obturador eletrónico ativado. Caso requerido pelos utilizadores, está disponível também um modo de obturação mecânico.

Lente ZEISS® Vario-Sonnar T* 24-600mm F2.4-F4

A lente ZEISS® Vario-Sonnar T* de 24-600mm iv presente na câmara Cyber-shot RX10 IV possui uma ampla abertura máxima de F2.4-F4.0, contribuindo fortemente para a excecional qualidade de imagem oferecida por este modelo de câmara ao longo de toda a gama de zoom, até à ultra teleobjetiva. Inclui um elemento de vidro super ED (dispersão ultra reduzida) e lentes asféricas ED para minimizar a aberração cromática, bem como um revestimento ZEISS® T* para minimizar os reflexos e o efeito "fantasma".

A lente integra também a tecnologia de estabilização de imagem Optical SteadyShot™, ajudando a reduzir as oscilações da câmara e a desfocagem das imagens. Quando ativada, esta funcionalidade proporciona uma melhoria da velocidade de obturação de 4,5 passos.

Adicionalmente, com uma distância de focagem mínima de 72 cm e com uma ampliação máxima de 0,49x, com uma extensão total de 600 mm, a lente consegue produzir imagens telemacro incrivelmente detalhadas.

Captação de vídeo profissional

A nova RX10 IV torna-se na mais recente câmara Cyber-shot RX a oferecer as vantagens da gravação vídeo em 4K (QFHD 3.840 x 2.160), graças ao seu sistema de AF híbrida rápida, que atinge uma velocidade de focagem 2x superior quando comparada com o modelo RX10 III.

No modo 4K, a nova RX10 IV realiza uma leitura total de pixéis sem binning, captando aproximadamente 1,7x mais informação necessária para a saída de vídeo 4K, de modo a assegurar que mesmo os mais ínfimos detalhes são captados com precisão. A câmara utiliza o codec XAVC S™ [ix], gravando vídeo a uma taxa de dados elevada de até 100 Mbps, dependendo do modo de captação. Os utilizadores podem selecionar uma captação a 24p ou 30p no modo 4K (100 Mbps), ou a taxas de fotogramas de até 120p no modo Full HD.

A nova RX10 IV oferece também uma vasta gama de funcionalidades de vídeo de nível profissional, incluindo Picture Profile, S-Log3/S-Gamut3, Gamma Display Assist, gravação Proxy, Time Code / User Bit entre outras, bem como uma entrada para um microfone externo e uma saída para monitorização de auscultadores.

Também está disponível a gravação vídeo em câmara ultra lenta [x], com uma duração alargada de cerca de 4 segundos (em modo de prioridade de qualidade) e de 7 segundos (em prioridade de tempo de disparo). Esta funcionalidade única oferece aos utilizadores a possibilidade de selecionar entre taxas de fotogramas de 1000fps, 500fps e 250fps e os formatos de reprodução[xi] de 50p, 25p e de 24p.

Funcionamento otimizado e personalização

A nova RX10 IV dispõe do mais recente ecrã LCD inclinável de 1,44 milhões de pontos do tipo 3.0 da Sony, com a função de focagem por toque e de Touch Pad - outra estreia na gama Cyber-Shot RX - para uma focagem rápida e suave, bem como da tecnologia WhiteMagic™, garantindo que o LCD é brilhante e nítido, mesmo nas condições de iluminação exteriores mais difíceis. Adicionalmente, encontra-se equipada com um visor XGA OLED Tru-Finder™ com aproximadamente 2,35 milhões de pontos de alto contraste, proporcionando uma pré-visualização e reprodução de imagens realistas. Os anéis triplos na lente para abertura, zoom e focagem também se encontram disponíveis, com uma opção totalmente silenciosa e suave para o anel de abertura, que é ideal para os utilizadores que gravam vídeo.

Para otimizar a personalização, foi adicionada a funcionalidade "O Meu Menu", permitindo registar de forma personalizada até 30 itens de menu utilizados frequentemente. Os menus são codificados por cores para um reconhecimento e navegação mais fáceis, e foi adicionado um novo menu de Definições de Vídeo para melhorar a experiência geral de gravação de vídeo.

A RX10 IV é também resistente ao pó e à humidade[xii] e compatível com Wi-Fi®, NFC™ e Bluetooth®.

Preços e disponibilidade

A nova câmara Sony Cyber-shot RX10 IV estará disponível em outubro de 2017, com o preço aprox. de 2000 €. Os detalhes completos deste produto podem ser consultados aqui.

[i] Entre as câmaras digitais de lentes fixas com sensor de imagem tipo 1.0. À data de lançamento do Press Release de setembro de 2017, de acordo com uma pesquisa da Sony.

[ii] Conforme a norma CIPA, medição interna, a f = 8,8 mm (extremidade grande angular), EV6.8, programa automático, modo de focagem: AF-A, área AF: Centro

[iii] com o "modo de captação contínua: alto".

[iv] Equivalente a 35 mm

[v] 3.840 x 2.160 pixéis

[vi] Valor aproximado de megapíxeis efetivos

[vii] Apenas quando a distância focal equivalente a 35mm se encontra dentro da gama 150-600mm

[viii] Com o "modo de captação contínua: alto" e "Qualidade de imagem: Fine (Fina)

[ix] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar vídeos no formato XAVC S. É necessário um cartão UHS-I (U3) SDHC/SDXC para a gravação a 100 Mbps.

[x] Não é possível gravar som. É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior.

[xi] No modo PAL. Altere entre os modos NTSC e PAL através do menu.

[xii] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade.

Ficheiros anexados

Documento do Word